Pesquisa sobre graxa ganha prêmio e financiamento do NLGI

566
graxa lubrificante
Foto: Bosca78/iStock

Uma investigação científica sobre os mistérios da degradação da graxa lubrificante e a entropia foi vencedora do prêmio NLGI Research Grant 2017 e receberá subvenção para a pesquisa, anunciou o Instituto Nacional de Graxas Lubrificantes – NLGI. A Universidade Estadual da Louisiana receberá o subsídio anual de pesquisa do instituto, que financiará a pesquisa liderada pelo Prof. Michael Khonsari, Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da LSU.

 

Os pesquisadores disseram acreditar que este trabalho tem o potencial de levar a melhorias significativas em confiabilidade operacional de mancais de rolamento, eficiência e práticas de manutenção no campo.

A degradação da graxa lubrificante e a entropia

A pesquisa proposta, intitulada “Determinação da Vida da Graxa em Rolamentos por Entropia”, envolve o estabelecimento de correlações entre a degradação mecânica de uma graxa lubrificante e a geração de entropia. Essas relações podem então ser usadas para determinar a taxa de degradação de uma determinada graxa e avaliar sua vida útil remanescente.

O NLGI recebeu inúmeras inscrições de universidades e instituições de pesquisa, nos EUA e no exterior. Desses, o Comitê de Revisão de Subsídios de Pesquisa considerou a proposta da LSU como de maior potencial para melhorar a compreensão mundial da graxa lubrificante.

“Estamos entusiasmados em premiar a LSU como destinatária da Bolsa de Pesquisa NLGI”, disse Dave Como, presidente do NLGI. “Esperamos estabelecer essa parceria com a LSU e Dr. Khonsari no próximo ano. Os membros do NLGI poderão expandir seus conhecimentos através da apresentação técnica da LSU durante a reunião anual do NLGI, depois que o trabalho de pesquisa estiver completo, bem como referenciar seu relatório escrito final no site da NLGI “.

Novos projetos serão recebidos até 15 de março

O NLGI agora está se preparando para receber pedidos para a Bolsa de Pesquisa de 2018, com propostas aceitas on-line até 15 de março. Até US$ 50,000 em dinheiro podem ser concedidos no ano, disse o grupo, e o objetivo é apresentar o resultado do prêmio a tempo para que o  trabalho de pesquisa comece no próximo outono do Hemisfério Norte.

Os pesquisadores podem encontrar detalhes, incluindo uma descrição do programa, critérios e qualificações, e o formulário de inscrição em www.NLGI.org.