Conheça os diferentes tipos de macacos

Veja as características de cada um e descubra quais são melhores para o seu negócio

1464

Tipo de macacos para automóveis e industriais

Você pode conhecer os diferentes tipos de macacos utilizados, veja as características de cada um e descubra quais são melhores para o seu negócio.


No mercado industrial existem diversos tipos de macacos diferentes. Se você pensa que o produto é apenas para a troca de pneus de carro, está redondamente enganado. Obviamente, há esse tipo de item também. O macaco jacaré e o garrafa, como são conhecidos pelos profissionais, são bons exemplos disso, mas há outros modelos que servem para muitas outras funções.

Para você que, principalmente, trabalha no ramo, vamos destacar cada um dos macacos disponíveis no mercado e como funcionam:

Macaco hidráulico

Esse item é bastante utilizado na hora de trocar o pneu. Essa ferramenta tem a função de elevar o veículo de forma simples para que a troca de pneus seja realizada com segurança. Existem dois tipos de macacos hidráulicos disponíveis no mercado:

  • Macaco Garrafa

Macaco Hidráulico Garrafa é bem potente e capaz de aguentar veículos mais pesados (de até 15 toneladas). Apesar de sua grande resistência, o que facilita a sua armazenagem. Para utilizá-lo corretamente, é preciso que ele proporcione estabilidade ao veículo. Dessa forma, é necessário colocá-lo bem ao nível do solo.

  • Macaco Jacaré

Esse modelo é menos potente do que o Garrafa. O Macaco Hidráulico Jacaré consegue elevar automóveis de até 2 toneladas em sentido lateral. Ele contém rodas para acompanhar o deslocamento do veículo em casos de inclinação e permite que você troque os pneus do seu carro sem grandes esforços e de forma bem rápida.

  • Macaco Unha

O Macaco Hidráulico tipo Unha é utilizado para elevação de cargas. É muito usado para movimentação de máquinas e equipamentos, pois o uso da unha simplifica a elevação de cargas muito próximas ao solo. Diferentemente de outros modelos, os Macacos tipo Unha Industrial podem trabalhar em qualquer posição, inclusive de ponta cabeça, proporcionando maior praticidade e versatilidade.

Macaco mecânico

O macaco mecânico também é bem famoso e muito utilizado pelos motoristas até porque o modelo também costuma ser mais barato que o hidráulico. Alguns condutores temem usar essas ferramentas por medo de danificar a lataria, mas no próprio automóvel há indicações de onde acoplá-los. A dica é trocar os pneus com macaco mecânico em uma superfície plana que não ofereça riscos de derrapagem. Ele apresenta dois modelos que servem de alavanca para elevar o veículo sem grandes problemas. Veja quais são:

  • Macaco Joelho

Composto por uma manivela e uma alavanca simples, a ferramenta suspende o veículo (no sentido contrário) com facilidade usando uma canaleta de apoio.

  • Macaco Sanfona (ou Tijolinho)

O Macaco Safona (também conhecido como Tijolinho) eleva o carro lateralmente ao fazer pressão para cima. Possui um sistema de movimentação de alavancas e uma base mais plana da ferramenta.

Macaco elétrico

Esse é para quem gosta de praticidade. Sem esforço algum, o macaco elétrico levanta a roda do automóvel em questão de segundos. A ferramenta pode ser instalada diretamente na bateria do veículo ou no acendedor de cigarros do automóvel. Também pode ser utilizada de forma manual em caso de necessidade. O preço também é mais elevado com relação ao hidráulico e, principalmente, ao mecânico.