ICONIC Lubrificantes S.A.
Ipiranga e Chevron anunciam o início da operação da ICONIC Lubrificantes S.A. A nova empresa, que integra os negócios de desenvolvimento, produção, distribuição e venda de lubrificantes, graxas, fluidos e coolants de ambas companhias no Brasil já nasce como uma das líderes do setor.
O acordo para formação de uma Joint Venture foi comunicado ao mercado em 4 de agosto de 2016 e a decisão favorável do CADE foi anunciada em 10 de fevereiro de 2017. Iniciou-se então um processo de integração que culminou com a recente contribuição de ativos e formalização da associação entre as duas empresas em dezembro de 2017.
Números expressivos
A ICONIC Lubrificantes já registra números expressivos. Com um portfólio amplo de cerca de 1.300 produtos presentes em pontos de vendas de todo país, a empresa assumirá e preservará a produção e comercialização dos produtos das reconhecidas marcas Ipiranga e Texaco, ampliando sua capacidade de suprir diferentes canais e aplicações.
Através de três unidades de fabricação (duas no estado do Rio de Janeiro e outra em São Paulo) e dos 700 funcionários, são produzidos cerca de 340 milhões de litros de lubrificantes, graxas, fluidos e coolants anualmente. Essa produção é suportada por uma rede de 50 Distribuidores Autorizados e 30 centros de distribuição que atende à demanda de uma variada gama de segmentos, como indústrias em geral, grandes consumidores, montadoras de veículos, clientes marítimos, usinas, e rede de Postos Ipiranga, com mais de 7.800 pontos de venda junto das mais de 1.600 unidades Jet Oil, a maior rede de serviços de troca de óleo do país, além de cerca de 100 mil clientes varejistas em bases regulares.
O Centro de Tecnologia
O Centro de Tecnologia da ICONIC Lubrificantes é um dos maiores laboratórios privados da América Latina. Com tecnologia avançada, a empresa tem capacidade de pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados para diferentes aplicações e conta com profissionais de alta especialização e rigor técnico nos seus processos e certificações relevantes como a ISO/IEC17025, entre outras. A ICONICLubrificantes ainda se posiciona como a maior consumidora de óleos básicos Grupo II e Grupo III no Brasil, matérias-primas essenciais na formulação de óleos lubrificantes de última geração.
“A ICONIC Lubrificantes nasce de plataformas de negócios complementares e uma diversidade cultural rica. A combinação de duas empresas tradicionais e sólidas como Chevron e Ipiranga nos dá a oportunidade de reunir pessoas talentosas que conhecem profundamente o negócio, extrair as melhores práticas e capturar inúmeras oportunidades de eficiência tanto na produção quanto na logística e comercialização dos nossos produtos”, afirma o Diretor-presidente da ICONIC Lubrificantes, Leonardo Linden.
Fortalecimento de Marcas
Onome ICONIC foi criado para evidenciar a junção das duas marcas que compõem a nova empresa: Interação, que se refere a influência das duas partes no novo negócio; CONjunto, remetendo à parceira única; e Ipiranga e Chevron, que representam a herança transferida à nova marca.
Com a união, a ICONIC Lubrificantes conquista uma fatia de cerca de 23% do mercado nacional de lubrificantes acabados, conforme dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), combinando as vendas da linha de produtos Ipiranga e Texaco. Assim, a empresa ocupa lugar de destaque no setor e fortalece a atuação de suas duas marcas no competitivo segmento brasileiro de lubrificantes e graxas.