ICONIC, a nova referência no setor de lubrificantes e graxas

11904

ICONIC Lubrificantes S.A.

Ipiranga e Chevron anunciam o início da operação da ICONIC Lubrificantes S.A.  A nova empresa, que integra os negócios de desenvolvimento, produção, distribuição e venda de lubrificantes, graxas, fluidos e coolants de ambas companhias no Brasil já nasce como uma das líderes do setor.

O acordo para formação de uma Joint Venture foi comunicado ao mercado em 4 de agosto de 2016 e a decisão favorável do CADE foi anunciada em 10 de fevereiro de 2017. Iniciou-se então um processo de integração que culminou com a recente contribuição de ativos e formalização da associação entre as duas empresas em dezembro de 2017.   

Números expressivos

ICONIC Lubrificantes já registra números expressivos. Com um portfólio amplo de cerca de 1.300 produtos presentes em pontos de vendas de todo país, a empresa assumirá e preservará a produção e comercialização dos produtos das reconhecidas marcas Ipiranga e Texaco, ampliando sua capacidade de suprir diferentes canais e aplicações.

Através de três unidades de fabricação (duas no estado do Rio de Janeiro e outra em São Paulo) e dos 700 funcionários, são produzidos cerca de 340 milhões de litros de lubrificantes, graxas, fluidos e coolants anualmente. Essa produção é suportada por uma rede de 50 Distribuidores Autorizados e 30 centros de distribuição que atende à demanda de uma variada gama de segmentos, como indústrias em geral, grandes consumidores, montadoras de veículos, clientes marítimos, usinas, e rede de Postos Ipiranga, com mais de 7.800 pontos de venda junto das mais de 1.600 unidades Jet Oil, a maior rede de serviços de troca de óleo do país, além de cerca de 100 mil clientes varejistas em bases regulares.

O Centro de Tecnologia

O Centro de Tecnologia da ICONIC Lubrificantes é um dos maiores laboratórios privados da América Latina. Com tecnologia avançada, a empresa tem capacidade de pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados para diferentes aplicações e conta com profissionais de alta especialização e rigor técnico nos seus processos e certificações relevantes como a ISO/IEC17025, entre outras. A ICONICLubrificantes ainda se posiciona como a maior consumidora de óleos básicos Grupo II e Grupo III no Brasil, matérias-primas essenciais na formulação de óleos lubrificantes de última geração.

Leonardo Linden – Diretor-presidente da ICONIC Lubrificantes

“A ICONIC Lubrificantes nasce de plataformas de negócios complementares e uma diversidade cultural rica. A combinação de duas empresas tradicionais e sólidas como Chevron e Ipiranga nos dá a oportunidade de reunir pessoas talentosas que conhecem profundamente o negócio, extrair as melhores práticas e capturar inúmeras oportunidades de eficiência tanto na produção quanto na logística e comercialização dos nossos produtos”, afirma o Diretor-presidente da ICONIC Lubrificantes, Leonardo Linden.

 

 

Fortalecimento de Marcas

Onome ICONIC foi criado para evidenciar a junção das duas marcas que compõem a nova empresa: Interação, que se refere a influência das duas partes no novo negócio; CONjunto, remetendo à parceira única; e Ipiranga e Chevron, que representam a herança transferida à nova marca.

Com a união, a ICONIC Lubrificantes conquista uma fatia de cerca de 23% do mercado nacional de lubrificantes acabados, conforme dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), combinando as vendas da linha de produtos Ipiranga e Texaco. Assim, a empresa ocupa lugar de destaque no setor e fortalece a atuação de suas duas marcas no competitivo segmento brasileiro de lubrificantes e graxas.