Nova planta de GTL será construída no Canadá

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planta de GTL
Foto cortesia de Greyrock.

A Greyrock Energy, Inc. anunciou a decisão final de investimento do Conselho de Administração da Rocky Mountain GTL, para prosseguir com a construção de uma planta de GTL comercial para a transformação de gás em líquidos, a 60 quilômetros a leste de Calgary, Alberta, chamada Projeto Caseland Enhanced GTL (EGTL ™).

O projeto EGTL™ usará o sistema Direct Fuel Production™ da Greyrock, com o catalisador GreyCat™,  e incluirá aprimoramentos da Expander Energy, Inc. A planta usará gás natural e líquidos de gás natural (NGL) como matéria-prima. Os produtos produzidos incluirão um combustível Diesel sintético e nafta.

Nova planta de GTL produzirá Diesel especial

O Diesel será um produto premium que possui número de cetano ultra alto, zero enxofre e boa lubricidade. Além disso, os produtos de combustível líquido produzidos serão de “queima limpa”, e poderão ser usados ​​em motores diesel existentes.

“A Greyrock felicita a equipe Rocky Mountain GTL por completar sua captação de fundos e começar a construção da fábrica”, disse Robert Schuetzle, CEO da Greyrock. “A produção de combustíveis sintéticos, a partir de recursos alternativos, incluindo o gás natural, NGL, gás de flare, CO, biomassa e outros recursos é o passo importante na evolução dos combustíveis à base de petróleo para combustíveis que queimam mais limpos e com uma pegada de carbono melhorada.”

Um estudo recente da Greyrock e dos parceiros concluiu que as emissões de partículados dos veículos atuais poderiam ser reduzidas em aproximadamente 19% simplesmente misturando 20% de diesel sintético com diesel atualmente disponível. Essa melhoria pode ser realizada sem mudanças na atual frota de veículos, sem alterações materiais na infraestrutura e sem envolvimento do consumidor. Outros benefícios de uma mistura de combustível de 20% incluem reduções nas emissões de monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e metano (CH) em 24%, 5,5% e 11%, respectivamente.

As vantagens adicionais do uso de combustível sintético incluem melhoria da economia de combustível, desempenho aprimorado do veículo e aumento da vida útil do motor.