Varejo em agosto
Com menos de 60% (59,02%) das vendas totais de agosto (209.871), o varejo registrou mais uma vez a Chevrolet bem à frente das rivais entre as montadoras, com 17,93% de participação de mercado. Mais próxima, a Hyundai respondeu por 11,97%. Pelo segundo mês seguido, a Toyota (10,50%) venceu a VW (10,15%) na disputa pelo terceiro lugar do pódio. A Fiat, com 9,78%, completou as cinco primeiras posições.
AUTOMÓVEIS
Nas quatro primeiras posições entre os automóveis, apenas uma alteração em relação aos rankings desde maio: o Chevrolet Prisma, com 4.660 unidades, garantiu presença no pódio e derrubou o Ford Ka (4.536) para o quarto lugar. Chevrolet Onix (11.785) e Hyundai HB20 (7.920) foram os líderes.
Completando o Top 5, o Honda HR-V (3.859), sétimo em julho, manteve a liderança entre os SUVs/crossovers. A primeira novidade da lista apareceu na sexta posição: com 3.740 emplacamentos, o Fiat Argo entrou no top 10 pela primeira vez e se manteve como campeão de preferência entre modelos da marca italiana.
2 modelos da Toyota na parte de cima da tabela
Separados por apenas 13 unidades, Corolla (3.534) e Etios Hatch (3.521) asseguraram dois modelos da Toyota na parte de cima da tabela, ambos à frente do VW Gol (3.229). Com 3.031 unidades, o Jeep Compass completou o Top 10.
Outra grande novidade
Outra grande novidade ficou por conta do Kwid (13º): com 2.610 unidades, o modelo encerrou seu primeiro mês no mercado como o campeão de vendas da Renault, deixando o Sandero (2.595) para trás. Novamente mal quando se fala de varejo, o Fiat Uno (848) foi apenas o 36º, apenas uma unidade à frente do Renault Captur (847).
Único modelo premium no Top 50, o Mercedes Classe C (624), 44º, registrou todas as suas unidades nesta modalidade – neste quesito, o mais próximo do sedã foi o Honda WR-V (1.760), 24º, com 95,4%. O Renault Logan (654), 43º, por sua vez, ficou devendo – apenas 20% de suas unidades foram faturadas pelas concessionárias.
Ranking dos automóveis
Top 10
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | AGO 17 |
1º | CHEVROLET ONIX | 11.785 | 63,66% | 18.513 |
2º | HYUNDAI HB20 | 7.920 | 76,32% | 10.377 |
3º | CHEVROLET PRISMA | 4.660 | 62,87% | 7.412 |
4º | FORD KA | 4.536 | 59,44% | 7.631 |
5º | HONDA HR-V | 3.859 | 87,33% | 4.419 |
6º | FIAT ARGO | 3.740 | 91,78% | 4.075 |
7º | TOYOTA COROLLA | 3.534 | 52,91% | 6.679 |
8º | TOYOTA ETIOS HATCH | 3.521 | 87,28% | 4.034 |
9º | VW GOL | 3.229 | 47,32% | 6.824 |
10º | JEEP COMPASS | 3.031 | 72,25% | 4.195 |
Restante da Tabela
11º | VW FOX/CROSS FOX | 2.901 | 55,98% | 5.182 |
12º | HYUNDAI CRETA | 2.801 | 63,96% | 4.379 |
13º | RENAULT KWID | 2.610 | 90,31% | 2.890 |
14º | RENAULT SANDERO | 2.595 | 42,79% | 6.064 |
15º | VW UP | 2.496 | 79,92% | 3.123 |
16º | NISSAN KICKS | 2.446 | 70,51% | 3.469 |
17º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 2.433 | 76,34% | 3.187 |
18º | HYUNDAI HB20S | 2.208 | 73,11% | 3.020 |
19º | FIAT MOBI | 2.167 | 40,41% | 5.363 |
20º | FIAT PALIO | 2.083 | 94,38% | 2.207 |
21º | FORD ECOSPORT | 1.868 | 68,53% | 2.726 |
22º | JEEP RENEGADE | 1.854 | 40,52% | 4.576 |
23º | FORD FIESTA | 1.793 | 87,89% | 2.040 |
24º | HONDA WR-V | 1.760 | 95,39% | 1.845 |
25º | HONDA CIVIC | 1.694 | 85,00% | 1.993 |
26º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.623 | 83,32% | 1.948 |
27º | HONDA CITY | 1.469 | 82,20% | 1.787 |
28º | HONDA FIT | 1.386 | 76,15% | 1.820 |
29º | FIAT SIENA | 1.237 | 51,78% | 2.389 |
30º | VW VOYAGE | 1.110 | 27,32% | 4.063 |
31º | FORD KA+ | 1.101 | 38,60% | 2.852 |
32º | VW JETTA | 1.080 | 93,67% | 1.153 |
33º | CHEVROLET TRACKER | 990 | 93,75% | 1.056 |
34º | NISSAN VERSA | 915 | 49,14% | 1.862 |
35º | HYUNDAI IX35 | 891 | 85,84% | 1.038 |
36º | FIAT UNO | 848 | 23,96% | 3.539 |
37º | RENAULT CAPTUR | 847 | 72,21% | 1.173 |
38º | TOYOTA HILUX SW4 | 821 | 81,21% | 1.011 |
39º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 772 | 91,15% | 847 |
40º | MITSUBISHI ASX | 720 | 93,26% | 772 |
41º | PEUGEOT 208 | 696 | 62,14% | 1.120 |
42º | CHEVROLET SPIN | 681 | 32,60% | 2.089 |
43º | RENAULT LOGAN | 654 | 20,01% | 3.269 |
44º | MERCEDES CLASSE C | 624 | 100,00% | 624 |
45º | CITROËN C3 | 573 | 69,96% | 819 |
46º | RENAULT DUSTER | 568 | 38,46% | 1.477 |
47º | CHEVROLET COBALT | 551 | 27,48% | 2.005 |
48º | PEUGEOT 2008 | 495 | 44,24% | 1.119 |
49º | HYUNDAI TUCSON | 459 | 84,07% | 546 |
50º | MITSUBISHI OUTLANDER | 438 | 73,99% | 592 |
COMERCIAIS LEVES
Vendendo mais do que a soma das duas rivais mais próximas, a Toyota Hilux (2.385) novamente emplacou mais de 80% de suas vendas totais no varejo. Vice-líder, a Toro (1.175) emplacou menos da metade – a Fiat, aliás, vendeu menos de 25% através desta modalidade. A Chevrolet S10, com 979 unidades, fechou o Top 3.
Separadas por exatas 50 unidades, VW Saveiro (729) e Mitsubishi L200 (679) repetiram as posições de julho, novamente com uma diferença substancial: enquanto a picape da VW registrou menos de 18% de suas vendas nesta modalidade, o modelo da japonesa emplacou quase 70%.
Líder no ranking geral
Líder no ranking geral, a Fiat Strada (480) foi apenas a sétima colocada, pouco à frente da Ford Ranger (453), com menos de 10% de suas vendas realizadas diretamente pelas concessionárias. Mostrando que o varejo definitivamente não é o seu forte, a Chevrolet Montana (31), 20ª, emplacou menos de 3% do total de agosto.
Ranking dos comerciais leves
Top 10
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | AGO 17 |
1º | TOYOTA HILUX | 2.385 | 81,59% | 2.923 |
2º | FIAT TORO | 1.175 | 24,51% | 4.793 |
3º | CHEVROLET S10 | 979 | 33,91% | 2.887 |
4º | VW SAVEIRO | 729 | 17,85% | 4.085 |
5º | MITSUBISHI L200 | 679 | 69,57% | 976 |
6º | VW AMAROK | 519 | 43,91% | 1.182 |
7º | FIAT STRADA | 480 | 9,40% | 5.108 |
8º | FORD RANGER | 453 | 26,92% | 1.683 |
9º | HYUNDAI HR | 343 | 90,03% | 381 |
10º | RENAULT DUSTER OROCH | 343 | 40,02% | 857 |
Restante da Tabela
11º | NISSAN FRONTIER | 321 | 65,11% | 493 |
12º | FIAT FIORINO | 260 | 27,75% | 937 |
13º | IVECO DAILY 3514 | 179 | 92,27% | 194 |
14º | KIA K2500 | 166 | 100,00% | 166 |
15º | RENAULT MASTER | 124 | 22,14% | 560 |
16º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 60 | 89,55% | 67 |
17º | LIFAN FOISON | 38 | 100,00% | 38 |
18º | MERCEDES-BENZ VITO | 38 | 76,00% | 50 |
19º | FIAT DUCATO | 33 | 23,40% | 141 |
20º | CHEVROLET MONTANA | 31 | 2,83% | 1.095 |
21º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 30 | 73,17% | 41 |
22º | PEUGEOT PARTNER | 26 | 25,74% | 101 |
23º | EFFA K01 | 13 | 100,00% | 13 |
24º | RAM 2500 | 9 | 27,27% | 33 |
25º | FIAT DOBLÒ | 7 | 30,43% | 23 |
26º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 7 | 100,00% | 7 |
27º | RENAULT KANGOO | 7 | 12,50% | 56 |
28º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 6 | 100,00% | 6 |
29º | CHANA SC | 4 | 100,00% | 4 |
30º | VICR SAVEIRO | 4 | 100,00% | 4 |
31º | CITROËN JUMPER | 3 | 16,67% | 18 |
32º | FOTON AUMARK 3.5 – 12DT | 3 | 100,00% | 3 |
33º | RENAULT | 3 | 37,50% | 8 |
34º | TOYOTA BANDEIRANTE | 3 | 50,00% | 6 |
35º | EFFA V21 | 2 | 100,00% | 2 |
36º | FIAT TECFORM | 2 | 100,00% | 2 |
37º | IVECO DAILY | 2 | 16,67% | 12 |
38º | JAC T8 | 2 | 100,00% | 2 |
39º | SHINERAY P VAN | 2 | 100,00% | 2 |
40º | CHEVROLET SILVERADO | 1 | 100,00% | 1 |
41º | EFFA K02 | 1 | 100,00% | 1 |
42º | FORD F250 | 1 | 100,00% | 1 |
43º | HAFEI RUIYI | 1 | 100,00% | 1 |
44º | IVECO DAILY 5516 | 1 | 100,00% | 1 |
45º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 1 | 100,00% | 1 |
46º | SHINERAY P TRUCKS | 1 | 100,00% | 1 |
47º | TOYOTA TUNDRA | 1 | 100,00% | 1 |
48º | VW KOMBI | 1 | 100,00% | 1 |
49º | WILLIS OVERLAND | 1 | 100,00% | 1 |