Novo VW Polo e Toyota Corolla conquistam nota máxima em teste de colisão

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VW Polo - Latin NCAP

VW Polo – Latin NCAP

Principal órgão avaliador da segurança viária dos veículos vendidos na América Latina, o Latin NCAP divulga nesta terça-feira (26) os resultados no teste de colisão para dois importantes modelos comercializados no Brasil: o recém-chegado Volkswagen Polo e o líder do segmento Toyota Corolla.

Entidade relata performances elogiáveis em teste de colisão

Conforme relata a entidade, ambos conquistaram performances elogiáveis e praticamente gabaritaram o índice de avaliação. Graças à boa estrutura da carroceira e à presença de diversos itens de segurança, obtiveram a nota máxima de 5 estrelas, tanto na proteção para adultos quanto para crianças.

O novo Polo saiu-se muito bem

No caso do Polo (4 airbags de série), o Latin NCAP destaca a boa proteção obtida no impacto frontal. Tanto no motorista quanto no caro o pescoço, o peito e o joelho foram bem protegidos no teste de colisão, assim como a área dos pés e da tíbia.
Na avaliação da estrutura das laterais, a presença de airbags laterais e de cortina garantiu estabilidade na proteção de cabeça, peito, abdome e pelve do adulto, sem grandes danos ao dummy. Além disso, também contribuíram para a nota máxima o funcionamento adequado do ESC (controle de estabilidade) e a presença do sistema de lembrete de cinto de segurança nas duas posições da frente.

 

Em números, o relatório descreve que na proteção para adultos o índice alcançado no teste de colisão foi de 32,13 pontos – de um total de 34 pontos possíveis. Já no quesito infantil, a pontuação chegou a 43 pontos – de 49 possíveis.

Conforme destacado pela própria VW, o Polo brasileiro sai de fábrica sempre com quatro airbags e cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, além de possuir a mesma estrutura do carro vendido na Europa.

A presença na carroceria de aços de alta ou ultra alta resistência chega aos 50% e a segurança para impactos laterais é reforçada por uma barra de proteção lateral nas portas dianteiras e duas nas traseiras.

 

O Corolla repetiu o bom desempenho

O Corolla repetiu o bom desempenho do compacto da Volkswagen no teste de colisão, mas certamente não teria alcançou nota tão boa sem os itens incluídos na última reestilização.

Foi só na linha 2018 que o sedã ganhou equipamentos como airbags de cortina, controles de estabilidade e de tração e até assistente de saída em ladeiras – alguns deles determinantes para o recebimento das 5 estrelas, especialmente o ESC. Por conta disso (além da boa estrutura geral da carroceria) a proteção foi considerada máxima tanto para ocupantes adultos quanto para crianças.

O Latin NCAP também creditou aos dois modelos o selo Advanced Awards, concedido a veículos que trazem algum sistema de segurança ativa ou oferecem boa proteção para pedestres.

Fotos: Latin NCAP