Considerada como uma motocicleta leve e ágil a Yamaha Lander 250 2018 chega ao mercado mantendo a proposta de ser robusta para quem quer ultrapassar por todos os obstáculos que surgem pela frente.
É assim que a própria fabricante descreve seu modelo trail de baixa cilindrada que tem design e uma boa pegada voltados ao off-road. Tendo um conjunto equilibrado, resistente e confiável, o modelo já ganhou uma boa base de fãs e vem se consolidando cada vez mais, ano após ano.
Para a versão 2018 a Yamaha traz a nova cor Preto Eclipse, que é mais discreta, além da azul Competition Blue, inspirada na equipe de competições off-road da fabricante, e a Vermelho Pepper, que tem cores e grafismos mais “apimentados”, como o próprio nome sugere.
Nova Lander 250 2018
Sendo uma motocicleta com preço considerado acessível em relação à concorrência, praticamente estando sozinha no segmento on/off-road de 250cc, a XTZ 250 Lander não teve grandes alterações para a versão 2018.
Ela é uma moto que realmente tem proposta on/off-road, prova disso é o seu para-lamas dianteiro alto (sem aquele, já comum, segundo para-lamas rente a roda), seus pneus de uso misto que claramente enfrentam uma boa estrada de terra, o escapamento elevado e seu banco estreito.
Dentre os destaques apontados pela a Yamaha está a já mencionada nova cor Preto Eclipse e o novos grafismos das cores Competition Blue e Vermelho Pepper.
Além disso o modelo vem com completo painel digital iluminado por LEDs vermelhos, que possui marcador de marchas, conta-giros, marcador de combustível, hodômetro parcial e total, velocímetro e indicador com função ECO, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica.
No motor ela vem com a já conhecida tecnologia Blue Flex, onde o piloto pode abastecer com gasolina, etanol ou ambos, em qualquer proporção. O motor também possui pistão em alumínio e revestimento em cerâmica, que colaboram para o melhor desempenho e confiabilidade do motor.
Nova Lander 250 2018 Especificações
O modelo 2018 da XTZ 250 Lander vem equipado com o mesmo motor monocilíndrico, SOHC, de 249cc, 2 válvulas, 4 tempos e refrigeração a ar da versão anterior. Nada mudou.
Esse motor é capaz de gerar a potência máxima de 20,7 cv a 8.000RPM se abastecido com gasolina e 20,9cv a 8.000RPM se abastecido com etanol. Já o torque máximo fica na casa de 2,1 kgf.m a 6.500 RPM se abastecido com gasolina ou etanol.
Já nas suspensões ela traz garfo telescópico com 240 mm de curso (suspensão/roda) na dianteira e balança traseira do tipo Monocross com link com 68 mm (suspensão) e 220 mm de curso (roda).
Os freios são a disco nas duas rodas, onde na dianteira ela traz disco hidráulico de 245 mm de diâmetro, enquanto que na traseira o disco hidráulico é de 203 mm de diâmetro.
Seu câmbio é de 5 marchas, o tanque de combustível tem capacidade para 11 litros (4,3 litros reserva) e seu peso é de 143kg.
Nova Lander 250 2018 Preço
A nova Yamaha XTZ 250 Lander 2018 tem o preço sugerido de R$ 15.290,00 à vista com adicional de frete de R$690,00, totalizando então R$ 15.890,00.
Conforme informado a nova versão estará disponível nas cores Preto Eclipse, Competition Blue (Azul) e Vermelho Pepper. Além de ter como benefícios a Revisão com Preço Fixo e as peças Y-TEQ, originais e com custo mais acessível.
Nova Lander 250 2018 Ficha-Técnica
Motor | SOHC, 2 válvulas, 4 tempos, Refrigeração a Ar |
Quantidade de cilindros | 1 cilindro |
Cilindrada real | 249 cm³ |
Diâmetro x curso | 74 x 58 mm |
Taxa de compressão | 9,8 : 1 |
Potência máxima | 20,7 cv a 8.000 rpm (Gasolina) – 20,9cv / 8.000rpm (Etanol) |
Torque máximo | 2,1 kgf.m a 6.500 rpm (Gasolina) / 2,1 kgf.m a 6.500 rpm (Etanol) |
Sistema de lubrificação | Cárter úmido |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Embreagem | Multi-disco, úmida |
Câmbio | 5 velocidades |
Sistema de ignição | TCI |
Sistema de partida | Elétrica |
Transmissão primária | Engrenagens |
Transmissão secundária | Corrente |
Combustível | Gasolina / Etanol |
Bateria | 12V x 6Ah |
Tipo do Chassi | Berço semi duplo |
Suspensão dianteira / curso | Garfo telescópico / 240 mm (suspensão) – 240 mm (roda) |
Suspensão traseira / curso | Balança traseira tipo Monocross com link / 68 mm (suspensão) – 220 mm (roda) |
Trail | 103 mm |
Freio dianteiro | Disco hidráulico de 245 mm de diâmetro |
Freio traseiro | Disco hidráulico de 203 mm de diâmetro |
Pneu dianteiro | METZELER 80/90-21 M/C 48S DP ENDURO 3 |
Pneu traseiro | METZELER 120/80-18 M/C 62S ENDURO 3 |
Comprimento x Largura x Altura | 2.125 X 830 X 1.180 mm |
Distância entre eixos | 1.390 mm |
Altura do Assento | 875 mm |
Altura mínima do solo | 275 mm |
Peso Líquido | 143 kg |
Capacidade do óleo do motor | 1,55 litros |
Capacidade do tanque de combustível | 11 litros (4,3 litros reserva) |
Cores | Competition Blue (Azul sólido) | Preto Eclipse (Preto sólido) | Vermelho Pepper (Vermelho sólido) |