ANP participa de força-tarefa no RS

98

força-tarefaA ANP fez, entre 4 e 7 de julho, quatro interdições em bicos de bombas abastecedoras, sendo três por vazão abaixo da tolerância e uma por vazamento, durante força-tarefa realizada em Porto Alegre (RS) em conjunto com Deic/Decon e Inmetro.

Não foi constada a presença de dispositivo eletrônico nos equipamentos vistoriados. As equipes fiscalizaram sete postos.

Na força-tarefa, houve ainda operação conjunta com o Inmetro em três distribuidoras de gás de botijão (GLP). Foram emitidos autos de infração em função de descumprimento de regulamentos da ANP. tais como: falta de identificação na placa de preços, termodensímetro sem visualização e posto bandeira branca ostentando cores e logotipo de distribuidora a qual não é vinculado, induzindo o consumidor a erro quanto à origem do combustível.

Ações de fiscalização e força-tarefa

A ANP tem intensificado suas ações de fiscalização, planejando-as cada vez mais a partir de vetores de inteligência, com destaque para denúncias recebidas pelo Centro de Relações com o Consumidor (CRC) e dos resultados obtidos pelo Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC), além de informações repassadas por outros órgãos públicos e pela área de inteligência a ANP.

Suspeitas de irregularidades no mercado de combustíveis podem ser denunciadas ao Centro de Relações com o Consumidor da ANP (CRC), através do telefone 0800 970 0267 ou na página fale-conosco.