Siglas automotivas: saiba quais são e o que significam

Cada vez que os consumidores se dirigem até uma concessionária eles acabam se deparando com novas siglas. Veja o significado de todas elas.

9434

Siglas automotivas (LS, LT, LTZ, XEi, XLi, etc.): saiba quais são e o que significam. Não é uma tarefa nada fácil comprar um carro, ainda mais para as pessoas que não estão muito acostumadas a acompanhar as novidades do mercado automotivo.

São muitos lançamentos e itens que devem ser observados antes do cliente fechar negócio. E ainda por cima grande parte dos carros estão acompanhadas por nomes e siglas que não explicam muito sobre o modelo.

Siglas automotivas: saiba quais são e o que significam
Siglas automotivas: saiba quais são e o que significam

Na verdade, as siglas são fundamentais para entender as características e os diferenciais de cada modelo. O grande problema é que a maioria das pessoas não sabem o que significa estas siglas.

Apesar de parecer uma convenção, afinal de contas estas siglas acabam sendo encontradas em diversos carros de modelos diferentes, na verdade cada montadora é livre para escolher as siglas que bem entender para colocar no seu carro. A grande vantagem é que quando a montadora coloca alguma sigla que já é consagrada, ajuda muito no esforço de marketing para vender e explicar melhor o que cada carro te diferente. Mas algumas montadoras preferem investir colocar siglas próprias relacionadas a algum característica específica de sistema próprio da montadora.

No geral, as siglas seguem o padrão a seguir (mas podem haver variações entre alguns fabricantes):

  • G significa Grand
  • L significa Luxo
  • T significa Turismo
  • S significa Super
  • X significa Sport para não confundir com S e dar mais agressividade
  • M significa Multi
  • P significa Point
  • F significa Fuel
  • I significa Injection

Sendo assim, a sigla XS, de modo geral, significaria Sport Super. Já a sigla “MPFI” significa Multi Point Fuel Injection (Injeção Eletrônica de Combustível em Múltiplos Pontos), e assim por diante.

Siglas da Chevrolet

Dentre todas as grandes montadoras, uma das que mais possui siglas diferentes é a Chevrolet. Como os carros da montadoras são muito procurados pelos brasileiros, a curiosidade em relação ao significado de cada sigla acaba saltando aos olhos.  Algumas delas realmente são muito conhecidas do público de um modo geral, e que servem principalmente para ajudar a vender o carro, já que as pessoas que procuram acabam realmente focando na busca por estas siglas. Um exemplo clássico é o carro 4X4 (apesar de utilizar números também é considerado uma sigla). Conhecer os ignificado destas siglas realmente é muito importante para saber exatamente o que está sendo comprado.

Siglas automotivas (LS, LT, LTZ, XEi, XLi, etc.)

Confira as Siglas automotivas que são encontradas e os significados de cada uma delas nos carros da montadora Chevrolet:

Siglas Chevrolet
Sigla Significado
LS Luxury Standard (Versão de Entrada)
LT Luxury Touring (Versão Intermediária)
LTZ A letra Z, por ser a última do alfabeto, representa o modelo top de linha.
VHC Very High Compression, ou seja, motor de alta compressão
SFI Sequential Fuel Injection (injeção de combustível sequencial)
DLX De Luxe
GL Gran Luxe
GLS Gran Luxe Sport
CD Confort Diamond
SS Super Sport
RS Rally Sport
Joy Significa Alegre
Maxx Significa Máximo

Siglas da Toyota

Estas Siglas automotivas são específicas de alguns carros da Toyota:

Siglas da Toyota
Sigla Significado
XEi Extra Executive
XLi Extra Luxe

Siglas globais

Algumas siglas são de uso global, por todas as marcas:

Siglas Globais
Sigla Significado
GL Gran Luxo
GLS Gran Luxo Super
CD Comfort Diamond
GLX Gran Luxo Extra
GSI Gran Super Injection
GT Gran Turismo
GTI Gran Turismo Injection
GTS Gran Turismo Sport
SLX Super Luxo
SS Super Sport
XLT Extra Luxe Total

Siglas automotivas: Curiosidades e mais siglas

Mas é claro que não é apenas a Chevrolet que coloca diversas siglas nos seus carros, sendo que elas também podem ser encontradas em praticamente todos os outros modelos que são lançados. Vamos conferir agora algumas curiosidades interessantes sobre os tipos de siglas que acompanham os nomes dos carros:

– Trend: Muitos modelos de carros que são lançados pela Volkswagen acabam sendo acompanhados pela palavra “Trend”, que não chega a ser especificamente uma sigla, já que a expressão é uma palavra. Esta expressão nos Estados Unidos significa tendência e apesar de ter sido adotada por algumas outras montadoras acaba aparecendo com mais frequência na montadora Volkswagen. Ela está sempre se referindo a um tipo de pacote de acessórios que é lançado para determinados tipos de veículos. Geralmente a palavra também aponta que a aquele carro terá um acabamento diferenciado.

Volkswagen Parati Trend 2013

– SW: Quando a pessoa compra um carro que tenha acompanhando o seu nome a sigla SW na verdade ele está comprando uma Station Wagon. Fazendo uma tradução livre do inglês par ao português, a palavra na verdade significa vagão de trem e está se referindo diretamente a forma do vagão, já que estes carros são as conhecidas peruas. A sigla também pode ser encontrada com um número acompanhando, como SW4, utilizado pela Toyota, que neste caso significa que a pessoa está comprando uma perua com tração nas quatro rodas.

Siglas automotivas: VHC, Fire e STI

– VHC: Como vimos anteriormente algumas siglas são relacionadas a forma do carro, mas outras estão relacionadas diretamente ao motor do veículo, como é o caso do VHC, que pode ser encontrado em modelos do Celta, por exemplo. Esta sigla significa Very High Compression, ou seja, um motor de alta compressão. Na prática, isso significa que este motor é mais potente do que o encontrado na versão anterior do carro de mesmo modelo.

– Fire: O Fire encontrado em alguns modelos como no Palio pode ser traduzido como fogo, o que geralmente as pessoas fazem. E realmente a palavra está relacionada porque este modelo era mais potente do que o anterior, e como o fogo sempre passa a ideia de algo mais potente grande parte das pessoas acham que a palavra é uma referencia. Mas na verdade Fire é uma sigla que significa Fully Integrated Robotized Engine, que traduzido para o português ficaria algo como Motor Robotizado Totalmente Integrado.

Palio Fire

– STI: Subaru Technical International. Esta foi uma divisão que foi criada pela Subaru para coordenar o desenvolvimento de seus carros de modelo esportivo, especialmente os que são feitos especificamente para as competições de Rali.