Carros autônomos
Quando falamos de carros autônomos, uma das primeiras imagens que vem à cabeça são dos (muitos) sensores presentes no veículo que permitem que ele ande por conta própria. Seja por radar, ultrassom ou os famigerados LiDAR, até agora a função primordial deles era conseguir mapear os arredores do automóvel, mas, se depender da Texas Instruments, eles também vão olhar pra dentro.
Radar AWR1443
Além de cuidar dos eventuais perigos nas ruas, o radar AWR1443 monitora o condutor do carro com a ajuda de um sensor de proximidade que conta com resolução o suficiente para permitir que sejam utilizados comandos por gestos e também verificar se o motorista está prestando atenção ou não.
O sensor faz parte de uma linha de radares que estão sendo testados no segmento automotivo para aguentar vibrações e temperaturas extremas, além de poder identificar objeto em um espaço de 5 a até 200 metros do veículo. Eles são os mesmos utilizados para permitir que os carros atuais consigam usar funções como o cruise control adaptativo, por exemplo.
Radar dentro do veículo
Por outro lado, pode ser a chance de popularizar o controle da central de infotainment através de gestos, algo que já existe na série 7 da BMW. Para finalizar, o radar pode identificar se o motorista está com sua atenção voltada para o para-brisa ou não, com o intuito de enviar alertas e evitar que o condutor durma ao volante.