Dia da Mobilidade Elétrica defende benefícios dos híbridos e elétricos com apoio de grandes montadoras

247

A Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) reúne, no dia 27 de maio, autoridades, montadoras e o público para chamar a atenção para os benefícios ambientais, sociais e econômicos de um modal muito debatido atualmente: os veículos híbridos e elétricos. Trata-se do Dia da Mobilidade Elétrica, uma carreata que levará as bandeiras verdes e sustentáveis ao trânsito da capital paulista. Como empresas apoiadoras estão gigantes como Toyota, Mercedes-Benz, Tesla, Lexus, Porsche, Renault, Volvo, BYD, entre outros, que levarão para as ruas seus principais modelos e novidades.

O trajeto

O trajeto estipulado cobre as praças Amadeu Amaral (R. Treze de Maio) e Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, onde será entregue o primeiro posto elétrico público de abastecimento de veículos de São Paulo (SP), doado pela BYD do Brasil. De acordo com Ricardo Guggisberg, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), responsável pela organização do evento, o objetivo é sensibilizar a população, o poder público e a iniciativa privada a respeito do debate. “Todos são muito bem-vindos ao Dia da Mobilidade Elétrica. As pessoas que quiserem participar podem ir com bicicletas, skates, scooters, motos, carros, desde que sejam elétricos ou híbridos. O convite está aberto também para quem não pos sui ve&i acute;culos do tipo e quer cumprir o percurso conosco em um dos ônibus que disponibilizaremos de forma gratuita”.

sustentabilidade

De acordo com o executivo, estes tipos de transporte são importantíssimos na questão da sustentabilidade, já que não usam combustíveis fósseis e, assim, apresentam baixa emissão de poluentes. Também são silenciosos, o que contribui para a qualidade de vida em geral, e econômicos. “Um estudo da CPFL Energia mostra que o valor do quilômetro rodado com um carro a combustão, considerando o uso do etanol, é de aproximadamente R$0,19. No movido à eletricidade, este valor é R$0,05, quatro vezes menor”, explica.

Histórico

Na edição de 2016, a entidade firmou uma parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo (IPT/USP), o que possibilitou a medição de gases de efeito estufa entre os veículos limpos ao longo do trajeto. O mesmo teste foi realizado na semana seguinte, em meio ao tráfego convencional da Avenida Paulista. O resultado da comparação entre as duas situações mostrou uma redução de cerca de 50% na concentração de poluentes atmosféricos no percurso do evento.

A expectativa para 2017

A expectativa para 2017 é superar as marcas atingidas no evento do ano passado, que reuniu 80 veículos, 16 montadoras e cerca de 200 participantes. “Nossa missão é levantar uma série de pautas que envolvem a capacidade de desenvolvimento tecnológico, a melhoria da infraestrutura no País, e o apoio à licitações voltadas a melhoria do transporte público, sempre destacando os inúmeros benefícios que uma frota híbrida e elétrica proporciona à população e às cidades”, aponta Guggisberg.

Principais novidades

Nessa edição, grandes montadoras apresentarão ao público os seus principais veículos e novidades. Entre elas, a Elektra Motors, que apresentará um Tesla no evento, grande conhecida do mercado por sua expertise em veículos elétricos no Brasil, leva ao trajeto a Tesla Model S, modelo bivolt que tem autonomia para rodar até 440km e que possui uma aceleração de 4,3 segundo (de 0 a 100km/h) e tração nas quatro rodas. Além disso, o veículo, que será exposto em evento público pela segunda vez no Brasil – a primeira foi no Salão do Automóvel – conta com a função piloto automático, que ajuda o carro a permanecer na pista, mudança de faixa, se adapta ao tráfego reduz e acelera, e encontra vagas de estacionamento sozinho.

A Toyota desfila com o Prius

A Toyota desfila com o Prius, primeiro veículo híbrido a ser produzido em escala no mundo, em 1997. O modelo, que detém o título de híbrido mais vendido globalmente, já atingiu a marca de seis milhões de unidades comercializadas em mais de 150 países. No Brasil, o Prius iniciou suas vendas em janeiro de 2013 e obteve, desde então, 1.600 unidades emplacadas.

Outra atração

Outra atração ligada ao advento da tecnologia híbrida presente no evento será o Lexus CT 200h, o primeiro hatchback híbrido de luxo do mundo, produzido pela Lexus, marca de luxo da Toyota. O hatch premium iniciou suas vendas em meados de 2012 no Brasil e, até aqui, chegou à marca de quase 200 veículos comercializados. A Toyota tem posicionado as tecnologias híbridas também como peça fundamental para o século XXI, pois englobam todos os componentes tecnológicos necessários para o desenvolvimento de carros ecologicamente amigáveis.

Dual Bus

Já a Eletra apresenta em primeira mão o Dual Bus, ônibus elétrico de conceito inédito, que entra em testes em linha normal no Corredor ABD de São Paulo, na semana de realização da carreata. Desenvolvido pioneiramente no Brasil pela Eletra, sua grande novidade tecnológica está no sistema padronizado de tração, que pode ser alimentado por várias fontes de energia. A Volvo também desfila novidades e exibe seu XC90 T8, um SUV de luxo que chega ao Brasil apontando o futuro dos veículos da marca, que conta com versões totalmente elétrica, híbrida, com autonomia de até 35km. Já no segmento de pesados, a marca exibe o seu ônibus híbrido, cuja grande vantagem é que ele não precisa de carga externa: a bateria do motor elétrico &eacu te; carr egada com a energia gerada durante as frenagens. Além disso, o modelo conta com produção em escala na fábrica da empresa instalada no Brasil.

Smart fortwo electric drive

A Mercedes-Benz também marca presença com o seu smart fortwo electric drive, veículo compacto, totalmente elétrico, e com velocidade máxima estimada em 125 km/h, acompanhada da Renault, que traz o utilitário Kangoo, e os compactos Zoe e Twizy. Da marca Porsche, o evento conta com o Porsche Cayenne S E Hybrid, que chegou ao Brasil ao final de 2016, durante a última edição do Salão do Automóvel e ganhou o selo CONPET, pelo Inmetro, por ser o veículo mais eficiente em sua categoria.

Além desses veículos, os participantes poderão ver de perto uma grande variedade de bicicletas e skates elétricos, carros de logística, ônibus e veículos de duas rodas, como bicicletas e motos.

Desafios no Brasil

Embora possua vantagens evidentes, os veículos elétricos ainda enfrentam alguns desafios para se consolidarem no Brasil. Segundo Guggisberg, o principal deles é a falta de uma política pública com incentivos específicos, como redução de impostos, o que pode baratear o custo do veículo com essa tecnologia, e assim, democratizar o seu acesso, liberação do uso da faixa exclusiva de ônibus, isenção do rodízio, bolsões exclusivos de estacionamento, acesso a algumas áreas da cidade restritas a veículos sustentáveis, entre outras. “Outras barreiras são a criação de uma malha de infraestrutura de recarga, a falta de regulação da cobrança da energia e procedimentos claros para a instalação de eletro postos&rdqu o;, ress alta.

O número de emplacamentos vem subindo

Apesar disso, o número de emplacamentos vem subindo e as perspectivas são de mais crescimento, tanto de mercado quanto em desenvolvimento tecnológico. Em 2016, foram 1.091 licenciamentos, ultrapassando as vendas de todo o exercício anterior, que atingiu 864 unidades. Para o executivo, os números são bastante favoráveis, porém estão aquém do potencial do País, que tem a necessidade de migrar para uma plataforma de transportes limpas e, assim, cumprir suas metas de redução de gases de efeito estufa.

Universidades devem preparar os alunos de engenharia

“Temos acompanhado aqui no Brasil uma movimentação muito grande das universidades e dos institutos de pesquisa, no sentido de preparar os alunos de engenharia para atuarem neste novo mercado, com projetos que têm se destacado no cenário internacional. A proposta do Dia da Mobilidade Elétrica é fortalecer essas mensagens positivas e encorajar esse movimento de grande importância”.

Serviço

Dia da Mobilidade Elétrica
Quando: 27 de maio
Horário: Concentração às 9h30 – trajeto entre 10h e 13h
Trajeto: Praça Amadeu Amaral (Rua Treze de Maio) à Praça Charles Miller (Pacaembu)
Informações: http://www.diadamobilidadeeletrica.com.br

Sobre a ABVE

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) é uma associação civil de direito privado sem fins econômicos, que tem a missão de promover a ampla utilização de veículos elétricos no País, visando tornar o transporte de pessoas e cargas mais limpo e eficiente, em benefício do bem-estar da população, do meio ambiente e do conjunto dos seus associados.

Junto com os fabricantes, tem lutado para reduzir o alto custo nacional dos carros elétricos e híbridos: como ainda não existe produção local, há a dependência das importações. Também está empenhada em viabilizar uma infraestrutura de carga e recarga que incentive as vendas dos elétricos no mercado brasileiro.

Conta com 40 pessoas-jurídicas associadas, que vão de montadoras como Renault, Toyota, BYD e Eletra, a fornecedores de energia como CPFL, passando por fabricantes e importadores de bicicletas, universidades e outras instituições. A mais recente associada é a Porsche. Além disso, possui 43 pessoas-físicas associadas.