Rogue Dogue é apresentado no Salão de Nova Iorque

192

A Nissan terá outra novidade em seus estande no Salão de Nova Iorque, que abre as portas amanhã, no Jacob Javits Convention Center: o Rogue Dogue. Trata-se de uma unidade do crossover mais vendido da marca japonesa nos Estados Unidos preparada especialmente para os animais de estimação. Afinal, a Nissan identificou em pesquisa com 400 proprietários de bichinhos que 83% deles acham que ter recursos opcionais projetados especificamente para a segurança e conforto do seu animal impacta na decisão sobre qual veículo para comprar.

Rogue Dogue

Nessa pesquisa com proprietários de cães, foram identificados três itens mais atraentes para o cão em um veículo: ganchos para anexar guias (81%), dispensador de água sem derrames (74%) e rampa para cães (55%). Com esses dados em mãos, a Nissan solicitou à empresa Vehicles & Effects, a mesma que prepara os carros que são mostrados na série cinematográfica “Velozes e Furiosos”, um veículo que atendesse às essas necessidades. Assim tudo o que está no Nissan Rogue Dogue é possível ser adicionado a um Rogue (nome do Nissan Xtrail no mercado norte-americano) normal de produção.

Rogue Dogue: Nissan apresenta crossover amigo dos animais no Salão de Nova Iorque
Rogue Dogue: Nissan apresenta crossover amigo dos animais no Salão de Nova Iorque

O novo Nissan Rogue Dogue – segundo projeto especial do crossover a ser apresentado no evento nova iorquino – traz itens como:

  • Cama removível cama personalizada para o porta-malas;
  • Dispensador de água incorporado (rebatível) nas laterais que evita derrames;
  • Distribuidor de alimentos para cães incorporado (dobrável);
  • Rampa-escorregador para fácil acesso ao compartimento traseiro para cães pequenos ou idosos;
  • Chuveiro 360º graus, com aro e mangueira, com reserva de água pressurizada;
  • Sistema integrado de secagem de cães com secador de ar comprimido e acoplamento de mangueira externa;
  • Aberturas de ar aquecidas no porta-malas;
  • Materiais personalizados fáceis de limpar;
  • Passagem modificada na segunda fileira de bancos para passagem dos animais;
  • Divisória removível com logotipo Rogue Dogue entre a segunda fila e a área de carga;
  • Ganchos próximos dos apoios de cabeça traseiros para anexar guias;
  • Piso elevado na área do porta-malas para acomodação da rampa e de gaveta;
  • Porta-sacos para dejetos na parede lateral;
  • Câmeras para capturar as experiências de viagem de cão (cabeça para fora da janela, interação entre o cão e outros motoristas, etc) – para visualização posterior, pois imagens ficam armazenadas em drive;
  • Kit de primeiros socorros para o animal.

Nissan X-Trail 4Dogs

No mês passado, a Nissan Europa apresentou o conceito X-Trail 4 Dogs (veja o vídeo e as fotos aqui: http://nissannews.com/pt/nissan/brasil/releases/nissan-x-trail-4dogs-bom-pra-cachorro-e-para-fam-lias-aventureiras?page=3&query). Com o mesmo conceito do Rogue Dogue, tem porta-malas completamente modificado para oferecer espaço de sobra para até dois animais. A área de 445 litros foi transformada em uma verdadeira “casa”, graças a uma série de dispositivos cuidadosamente escolhidos para aumentar o prazer de transportar o seu cão.

Por exemplo, o Nissan X-Trail 4Dogs tem tudo para manter o conforto e a limpeza dos pets após caminhar em um terreno enlameado, desde uma ducha com movimento de 360º até um secador para o pelo molhado. Já a rampa permite que os cães subam sozinhos para o porta-malas – e os donos fiquem livres da lama. Depois, um sistema integrado de secagem fornece ar quente para a área.

Os cães também podem relaxar em uma luxuosa cama ou se deliciar com comedouro e bebedouro à prova de sujeira. Já a rede instalada entre o porta-malas e os bancos traseiros garante a segurança durante o trajeto.

Implementações tecnológicas

Tanto o motorista como o passageiro dianteiro podem ficar de olho nos pets graças à tecnologia dog-cam. Integrada de forma engenhosa ao sistema de infoentretenimento NissanConnect do X-Trail, ela permite que tanto o cão como o dono se visualizem uns aos outros por meio de um display de 7” localizado no painel e uma nova tela LCD de 10” instalada no porta-malas. O dono também pode acalmar o cachorro, falando com ele por meio de um sistema de áudio.

Os acessórios de lavagem e secagem são armazenados em uma gaveta de fácil acesso no porta-malas. Para garantir o máximo conforto para os cães, novos compartimentos laterais armazenam comida, sacos de lixo e guia. O conceito X-Trail 4Dogs também oferece uma grade de proteção para ser instalada sobre os bancos traseiros como acessório original.

Por último, todo o porta-malas é revestido com um couro premium de fácil limpeza, para que sujeira e pelos sejam facilmente removidos.

Pesquisa

A Nissan desenvolveu o conceito X-Trail 4Dogs após um estudo com mais de 1.300 proprietários de cães, realizado pelo Kennel Club, do Reino Unido, que é reconhecido como a maior organização para promoção da saúde e bem-estar animal naquele país.

A pesquisa revelou que:

  • Quase todos os proprietários de cães (99,9%) consideram o cão como parte da família;
  • Um número semelhante de pessoas (98,7%) usa o carro para transportar o cachorro;
  • Quase 90% (89%) compraria um carro que tivesse itens para aumentar o conforto dos cães;
  • Perto de 90% (88,7%) deles levam o cachorro no carro pelo menos uma vez por semana;
  • Mais de 90% (90,5%) transporta o cachorro no carro por trajetos de 10 minutos ou mais;
  • Mais da metade (54,7%) gostaria que seu veículo oferecesse melhor acesso para o cachorro;
  • Aproximadamente ¾ (71,5%) transportam o cachorro no porta-malas ou no banco de trás;
  • Mais da metade (50,9%) disse que um carro com porta-malas grande é ideal para transportar o cachorro.