O marketing é a principal ferramenta para apresentar ao mercado produtos ou serviços. É através dele que se trabalha toda a perspectiva que o público terá sobre esses objetos ou serviços apresentados.
Existem várias maneiras de se trabalhar esse marketing, então daremos algumas dicas de marketing pessoal e passos para que você poderá seguir para desenvolver a melhor forma para vender sua imagem.
Para que serve o marketing pessoal?
Esse tipo de marketing é utilizado, principalmente, para garantir o sucesso e crescimento profissional.
O mercado de trabalho atual é bastante concorrido e exige dos profissionais excelência em tudo o que se exerce ou produz.
E, para garantir vender uma melhor imagem para empresas, ou pessoas de grande renome, é preciso que o profissional realmente invista em si próprio.
Meios de marketing pessoal
O currículo, que é o principal meio de ingressar em uma instituição, é também uma forma de vender sua imagem para as empresas.
Mas as competências registradas ali só poderão ser realmente avaliadas quando já se está trabalhando.
Pode-se dizer que as redes sociais são também uma ótima fonte de seu marketing pessoal, muitas empresas avaliam seus candidatos profissionais, também, através dessas mídias.
Mas o que poderá ser avaliado diretamente serão suas atitudes. Sua comunicação, sua linguagem corporal, sua segurança ou falta de segurança no que fala sobre si mesmo.
Dicas de marketing pessoal
-
Eficiência na comunicação.
A principal dica é desenvolver uma boa forma de comunicação. Para isso você precisa atender a duas obrigações: Você precisa transmitir suas ideias de maneira eficiente e de forma eficaz.
Para ser eficiente na comunicação é preciso transmitir as informações de maneira objetiva, ou seja, de uma forma direta.
Para ser eficaz é preciso identificar se foi transmitido exatamente o que você desejava transmitir, e se o receptor/ouvinte compreendeu o que você disse.
-
Postura corporal.
Apesar de essa dica surpreender, é preciso que se entenda sua importância.
Quando se está sendo avaliado por alguém, mesmo que sua comunicação seja louvável. Lembre-se que sua postura também diz muito sobre você.
Se você parecer relaxado demais em uma entrevista, por exemplo, pode parecer que não está levando a sério o que está sendo realizado ali.
Da mesma forma que pareceria ruim estar muito assustado com uma simples entrevista.
Portanto o que se espera da sua postura é que você esteja confortável com aquelas situações e que se mostre sempre preparado para atender e fazer o que esperam de você.
-
Adaptar-se ao ambiente e situação.
Lembre-se que sua imagem pessoal possui várias vertentes e que seu marketing pessoal continua sendo trabalhado dia após dia quando se está numa instituição.
É preciso saber reconhecer quando se pode ser mais relaxado e divertido e, principalmente, reconhecer quando a situação exige que você seja apenas um profissional.
-
Aparência
Hoje em dia muitas empresas estão bem mais dinâmicas quanto ao estilo de seus funcionários, mas é essencial reconhecer quando se deve transmitir sua aparência pessoal e sua aparência profissional.
-
Espelho pessoal-profissional.
Algumas de suas características pessoais espelharam em suas características profissionais como, por exemplo, sua responsabilidade, agilidade em solucionar problemas ou criatividade.
Isto, porém, pode ser algo também negativo, pois o contrário também pode acontecer e suas características negativas também poderão influenciar na sua forma de trabalho.
O fato é que você será reconhecido exatamente por esse fenômeno de “espelho pessoal-profissional”. Por isso trabalhe bastante suas qualidades.
-
Criatividade e proatividade
Se você está começando uma carreira vai perceber a necessidade que você terá em ser altamente criativo(a).
Apesar de poder ser treinado e preparado para atuar na empresa, você passará por situações em que se encontrará sozinho tendo que resolver algum tipo de problema.
Primeiro de tudo: Seja proativo e encontre esse problema antes que ele exista.
Segundo: Caso ele chegue a acontecer, seja criativo para eliminá-lo.
Isso fará parte do seu dia a dia depois de algum tempo e você terá que lidar com diferentes problemas, independente de qual seja a sua profissão.
Para crescer profissionalmente e ser visto de maneira respeitosa é preciso aceitar críticas ao longo do seu caminho pessoal e profissional, só assim seu marketing pessoal alcançará seu objetivo.