Na Alemanha museus contam história de marcas famosas

Conheça os principais pontos turísticos para apaixonados por carros

279

Museus Automotivos na Alemanha

museus automotivos
A Autostadt da Volkswagen, localizada em Wolfsburg
A Alemanha é famosa quando o assunto é carro, velocidade e afins. O país tem montadoras lendárias que produzem verdadeiras máquinas, tanto pela tecnologia quanto pela qualidade dos motores.

Essa paixão por automóveis transcende a indústria automotiva e chega às pistas de corrida através dos renomados pilotos de Formula 1, às autoestradas sem limite de velocidade e também impulsiona o turismo do país.

Os apaixonados por carros sempre incluem no roteiro de viagem a visita aos pontos turísticos ligados ao assunto. Se você é fã dos veículos alemães conheça alguns lugares obrigatórios para um próximo pit stop.

Mercedes-Benz Museum

Localizado em Stuttgart, sul da Alemanha, o museu inaugurado em 2006 apresenta em seu acervo a história de mais de 125 anos da famosa marca de carros. Os visitantes são levados ao último andar de um moderno prédio onde descem por uma rampa em espiral, passeando pela linha do tempo da Mercedes. A exposição termina no térreo. Endereço: Mercedesstraße 100, 70372 Stuttgart, Germany (www.mercedes-benz.com/en/mercedes-benz/classic/museum/visitor-information).

The Porsche Museum

Em um prédio de arquitetura espetacular, o visitante pode conferir a história de uma das máquinas mais cobiçadas do mundo. O Museu da Porsche tem mais de 80 veículos da marca em exposição, em uma área de 5.600 metros quadrados, que fica ao lado da montadora, localizada também na cidade de Stuttgart. É possível conhecer a fábrica após  visitar o museu. Endereço: Porscheplatz 1, 70435 Stuttgart-Zuffenhausen (www.porsche.com/museum/en).

Audi Museum Mobile

Localizado em Ingolstadt, na Baviera, sul da Alemanha, o museu da Audi mostra a história de mais de cem anos da marca. Um prédio envidraçado redondo, de 23 metros de diâmetro, mantém quatro pisos de exposição com automóveis, motocicletas e  bicicletas que contam a evolução da montadora. A fascinante mostra homenageia o engenheiro August Horch, fundador da Audi. Exibições em multimídia levam o visitante a uma viagem no tempo. Depois de ver tantos modelos maravilhosos na certa você vai querer alugar um carro para fazer as rotas turísticas, pilotando pelas estradas alemãs. Endereço: Auto-Union-Straße 1, 85045 Ingolstadt, Alemanha (www.audi.com/audi_com/foren/de/audi-forum-ingolstadt/audi-museum-mobile.html)

museus automotivos

museus automotivos

museus automotivos
museus automotivos
Museus de Mercedes-Benz, Porsche, BMW e Audi
Autostadt

A fábrica da Volkswagen, localizada em Wolfsburg, norte da Alemanha, é a verdadeira “Cidade dos Automóveis”. Um prédio de arquitetura moderna, com silos de vidro, chama a atenção pela grandiosidade e modernidade. A cidade abriga também o museu da Volkswagen, com a história da Kombi e do Fusca, mostrando a evolução da indústria automotiva. Lá está exposto o milionésimo Fusca fabricado pela marca. O complexo Autostadt é uma das maiores atrações turísticas da Alemanha e recebe cerca de dois milhões de visitantes por ano.  Vale a pena o aluguel de carro em Berlim para visitar o lugar, pois fica a apenas duas horas de viagem. Endereço: Stadtbrücke, 38440 Wolfsburg, Alemanha (www.autostadt.de/en).

BMW Welt e BMW Museum

Localizado em Munique, capital da Baviera, ao sul da Alemanha, o complexo BMW reúne fábrica e museu num prédio futurista que impressiona pela arquitetura arrojada. Nos salões do museu estão expostos carros, motos, peças e motores, onde os visitantes podem conhecer detalhes dos modelos e participar de inúmeras experiências. Existe a possibilidade de fazer um tour pela linha de montagem da fábrica, mas é importante reservar com antecedência. Endereço: Am Olympiapark 2, 80809 München, Alemanha (www.bmw-welt.com/en/visitor_information/index.html).