Briga em casa – Audi A3 Sedan Ambition x A4 Attraction

Veja o confronto entre os sedãs mais acessíveis da Audi

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Depois do Briga em casa com os compactos da Fiat na semana passada, subimos para o segmento premium com um embate entre os sedãs da Audi. Colocamos frente a frente o A3 Sedan na versão de topo Ambition e a opção de entrada A4 Attraction. Ambos equipados com o moderno motor 2.0 TFSI e tecnologias de ponta, eles têm propostas bem diferentes. Confira os prós e contras de cada um para decidir qual é a melhor compra.

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Compre um A3 Sedan se... 

      • prefere mais desempenho: menor, mais leve e com cerca de 30 cv a mais, o A3 Sedan brilha no quesito desempenho, com arrancadas vigorosas e retomadas mais eficientes que o irmão maior;

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      • prefere perfil mais esportivo: a carroceria compacta, o visual mais agressivo, bem como a posição de dirigir e o comportamento dinâmico, definem o A3 como um carro mais esportivo.

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Compre um A4 se…

      • prefere maior eficiência: o motor 2.0 TFSI usado no A4 é de uma nova geração, chamada Ultra, que traz uma combustão com menor fase de compressão e fase de expansão mais longa, de modo a reduzir o consumo. É o ciclo Miller/Atkinson, que a Audi prefere chamar de “ciclo B”. Além disso, o modelo ficou 120 kg mais leve em relação ao antecessor e ainda trocou o câmbio CVT pela caixa S-Tronic de 7 marchas;

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      • prefere mais espaço interno: ponto fraco do A3 Sedan, o espaço para os ocupantes no banco traseiro é bem melhor no A4, mérito do entre-eixos de 2,82 metros. O porta-malas também é maior e ganha por 480 litros contra 452 litros;

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      • prefere mais conforto: apesar do desempenho bastante adequado a um carro deste porte, o A4 prioriza uma tocada mais confortável e silenciosa que a do A3 Sedan.

Conclusão:

Modernos, evoluídos e bem servidos de motor e câmbio, cada um deles atende a um tipo diferente de comprador. O A3 Sedan se destaca pela proposta esportiva e alto desempenho, enquanto o A4 é a excelência em eficiência, conforto e tecnologia, em que pese a ausência de alguns equipamentos desejados nesta versão de entrada.

Nenhum dos dois possui câmera de ré e sistema de navegação GPS de série. Itens como controle de cruzeiro, frenagem de emergência e alerta de saída de faixa são opcionais para o A3 Sedan, enquanto sensor de estacionamento dianteiro, head-up display e alerta de pontos cegos podem ser adicionados ao A4.

Fichas técnicas:

A3 Sedan 2.0 TFSI Ambition S-Tronic 2017 A4 2.0 TFSI Attraction S-Tronic 2017
MOTOR dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.984 cm³, turbo, injeção direta e indireta, gasolina dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.984 cm³, turbo, injeção direta e indireta, gasolina
POTÊNCIA/TORQUE 220 cv de 4.500 rpm a 6.200 rpm / 35,7 kgfm entre 1.500 e 4.400 rpm 190 cv de 4.200 rpm a 6.000 rpm / 32,7 kgfm entre 1.450 e 4.200 rpm
TRANSMISSÃO câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e seis marchas, tração dianteira câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, tração dianteira;
DIREÇÃO elétrica elétrica
SUSPENSÃO independente McPherson na dianteira e independente multilink na traseira independente McPherson na dianteira e independente multibraço na traseira
RODAS E PNEUS aro 17″ com pneus 225/45 R17 aro 18″ com pneus 225/50 R17
PESO 1.320 kg 1.405 kg
PORTA-MALAS 425 litros 480 litros
DIMENSÕES comprimento 4.456 mm, largura 1.796 mm, altura 1.416 mm, entre-eixos 2.637 mm comprimento 4.726 mm, largura 1.842 mm, altura 1.427 mm, entre-eixos 2.820 mm
PREÇO R$ 156.190,00 R$ 159.990,00

Desempenho – medições Motor1

Aceleração  A3 Sedan 2.0 TFSI Ambition S-Tronic 2017  A4 2.0 TFSI Attraction S-Tronic 2017
0 a 60 km/h  3,5 s  4,0 s
0 a 80 km/h  5,0 s  5,7 s
0 a 100 km/h  6,7 s  7,7 s
 Retomada
40 a 100 km/h (D)  4,6 s  5,4 s
80 a 120 km/h (D)  4,1 s  5,5 s
Frenagem
100 km/h a 0  37,9 m  37,7 s
80 km/h a 0  24,0 m  23,2 s
60 km/h a 0  13,6 m  13,2 s
Consumo
Ciclo cidade  9,5 km/l  9,5 km/l
Ciclo estrada  13,2 km/l  15,6 km/l

Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com