Gustavo Eduardo Zamboni
Engenheiro Industrial formado pela Universidade de Buenos Aires com pós-graduação em Marketing e Sistemas de Informação (PUC-RJ). Desenvolveu sua carreira em empresas como Ford, Texaco e RJ. Reynolds onde ocupou a posição de Diretor de Trade Marketing. Há mais de 20 anos é Diretor da Agência Virtual e da Editora ONZE.
Já ouviu falar do Inbound Marketing? A definição de Inbound Marketing é muito ampla. A Hubspot, empresa americana considerada pioneira nesse mercado, o define como “qualquer tática de marketing que se baseie em ganhar o interesse das pessoas, em vez de comprá-lo”. WOW! o que é isso?
O Inbound Marketing vai além de resultado numa campanha específica pois ele requer e visa todo um alinhamento de estratégias e todo um planejamento com o departamento de vendas da empresa.
Além disso, o Inbound pode gerar retorno a curto, médio e longo prazo, já que suas “campanhas” ficam armazenadas na rede e podem ser acessadas a qualquer momento. Essa estratégia também está atrelada a uma meta, como por exemplo, gerar leads, aumentar o tráfego do site ou aumentar as vendas.
Você é proprietário de uma empresa, já possui uma agência de marketing, mas está a procura de novidades para as suas campanhas? Continue a sua leitura e aprenda um pouco sobre o que é o Inbound Marketing!
Conheça o Inbound Marketing
Como já falamos na definição acima essa vertente trabalha aprimorando o negócio e encarando a relação com os seus clientes de uma outra forma. Afinal, a base do Inbound Marketing é, justamente, atrair o olhar de suas leads para só depois convertê-las em fãs!
Por exemplo: sua empresa cria conteúdo de relevância que interesse diretamente o seu cliente em potencial. Como esse conteúdo ajuda a pessoa no que ela busca, ela tende a se interessar pelo seu negócio e procurá-lo de forma espontânea na hora que precisa consumir aquele tipo de produto ou aquele tipo de serviço que a sua instituição oferece.
Tenha uma meta bem definida
Não é possível trabalhar com o Inbound Marketing sem traçar metas específicas. Isso porque essa metodologia busca uma audiência com qualificações características, que descrevem o seu cliente ideal.
Por meio dessa definição, são traçados objetivos, que guiarão como a estratégia será aplicada, seja para gerar leads, aumentar o tráfego de sua página ou o crescimento de vendas da sua empresa. Só com uma meta em vista é possível fazer suas ações funcionarem.
Entenda por que é uma estratégia completa para o negócio
Trabalhar com Inbound Marketing pode (e vai) mudar totalmente a sua forma de fechar um negócio! Para começar, disponibilizar conteúdo de relevância dará credibilidade e autoridade para sua empresa ao falar do assunto. Se implantada de forma correta, essa metodologia tornará sua instituição uma referência de mercado.
Desta forma, se você e sua empresa são “a” referência do mercado isto significará que os resultados obtidos desta metodologia trarão benefícios de forma continuada, isto é, benefícios a curto, médio e longo prazos.
Conquiste resultados com o Inbound Marketing
Nunca é demais lembrar: estamos na era digital. De acordo com último censo do IBGE, o Brasil tem mais de 85 milhões de domicílios com acesso à internet, quantidade que representa cerca de metade da população. Esse número tão expressivo — que não para de crescer — mostra que a web é uma ferramenta capaz de fazer com que todas essas pessoas tomem conhecimento sobre a sua marca.
Ou seja, apesar de importante, trabalhar apenas com a estratégia tradicional de marketing pode não atingir a meta esperada. Então, se a sua agência não te falou para que serve o Inbound Marketing, você provavelmente está perdendo tempo e dinheiro, que poderiam ser aplicados à uma estratégia capaz de trazer resultados sólidos e surpreendentes.
Este artigo foi baseado num artigo escrito por Rudi Cypriano e publicado no site Segs