Mantendo os tratores em boas condições de uso

278

O sistema de arrefecimento do trator também é fundamental nos tratores, pois um defeito pode ocasionar o aquecimento do motor. Xavier ressalta que, diariamente, é preciso verificar o nível da água do radiador. “Outro quesito importante nesse sistema é a tampa do radiador, que deve estar em boas condições, já que controla a pressão da água no sistema de arrefecimento” comenta. Se estiver danificada pode acarretar superaquecimento. Diariamente, é necessário tirar as impurezas da tela do radiador, pois o acúmulo de poluentes bloqueia a circulação de ar, gerando superaquecimento.

Cuidados diários para manter os tratores em boas condições de uso
Cuidados diários para manter os tratores em boas condições de uso

A recomendação é, diariamente, antes de dar a partida, fazer drenagem do pré-filtro e filtro de combustível para que não junte impurezas.

Tratores: filtros e pneus precisam de cuidados

Filtros são importantes porque são responsáveis pela purificação do ar que circula dentro do motor dos tratores. “Devem ser substituídos de acordo com a recomendação do fabricante”, ressalta.

Os pneus também merecem atenção para que mantenham a durabilidade “A calibragem, segundo a recomendação do fabricante, pois uma pressão elevada pode, inclusive, fazer com que a área do contato com o solo resulte em maior desgaste devido à demasiada patinagem”, diz.

Acosta sugere também ter em estoque peças de reposição, mais utilizadas na manutenção, como filtros, correias, lâmpadas, fusíveis, entre outras.

O Estado de S. Paulo/DINO-Divulgador de Notícias