Diferencial- Veja como funciona neste vídeo antigo mas efetivo

1562

Funcionamento do diferencial

diferencial

O diferencial tem três funções:

  • Direcionar a potência do motor para as rodas
  • Atuar como um mecanismo final de redução no veículo, diminuindo a velocidade rotacional da transmissão uma última vez, antes que ela chegue às rodas
  • Transmitir a potência para as rodas, enquanto permite que elas girem a velocidades diferentes (isto foi o que deu nome ao diferencial)

Neste post, você entenderá porque seu carro necessita de um diferencial, como ele funciona e quais são suas deficiências.

Por que você precisa de um diferencial

As rodas dos carros giram a velocidades diferentes, especialmente ao fazer curvas. Você poderá ver pelos vídeos abaixo que cada roda percorre distâncias diferentes ao fazer a curva, e que as rodas internas percorrem uma distância menor, enquanto as de externas viajam uma distância maior. Note também que as rodas dianteiras percorrem uma distância diferente das traseiras.

Veja este video tutorial, filmado nos anos 30 mas, que mostra o funcionamento de um diferencial de automóvel de uma forma simples e didática. Aproveite esste vídeo feito pela Chevrolet americana explica como funciona essa importante peça que alguns carros têm.

Logo a seguir tem uma animação moderna em português que apresenta o funcionamento de um diferencial moderno.

Vídeo #1

Vídeo #2

<