Sindilub e Recap reúnem cerca de mil pessoas em evento

216

Evento com revendedores de lubrificantes e combustíveis

O Sindilub (Sindicato Interestadual de Comércio de Lubrificantes) e o Recap (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região) realizaram um evento em conjunto, para revendedores de lubrificantes e combustíveis, no dias 23 e 24 de novembro, no Hotel Royal Palm Plaza, em Campinas, no interior paulista.

O encontro reuniu cerca de mil participantes, entre revendedores de lubrificantes de todo o Brasil e de combustíveis da região Sudeste. Além de uma feira de negócios, aconteceram palestras simultâneas do 3º Encontro Nacional dos Revendedores Atacadistas de Lubrificantes (Ealub) e 5º Encontro dos Revendedores de Combustíveis do Sudeste (Ercom).

Grandes palestrantes abrilhantaram o evento

A abertura ficou a cargo do economista Ricardo Amorim, do programa Manhattan Connection e colunista da revista IstoÉ, que falou sobre as oportunidades que podem surgir em épocas de crise.

revendedoresO jornalista William Waack foi o mediador do painel “Projeções para o futuro da economia brasileira”, com José Roberto Mendonça de Barros, ex-presidente do BNDES e ex-ministro das Comunicações; Zeina Latif, colunista do Broadcast da Agência Estado; e Carlos Thadeu de Freitas Gomes; economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O advogado e consultor jurídico da Fecombustíveis Arthur Villamil Martins falou sobre a chamada lei antitruste e os limites impostos à atuação empresarial conjunta.revendedores

O painel “Meio Ambiente – Logística Reversa” teve mediação do jornalista José Roberto Burnier e a participação de Zilda Maria Faria Veloso, diretora de Ambiente Urbano da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente; Cristiane Soares, assessora de Gestão das Representações da CNC; Ezio Antunes, diretor do Instituto Jogue Limpo; e Walter Françolin, diretor executivo do Sindirrefino.

O mercado de lubrificantes

As tendências do mercado de aditivos e lubrificantes foram apresentadas em uma mesa composta por Sérgio Rebêlo, diretor da Factor-Kline; Marcelo Guimarães, gerente de vendas Brasil da Lubrizol; e Pedro Nelson Belmiro, coordenador da Comissão de Lubrificantes do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e editor-chefe da Lubes em Foco.

revendedores
Painel de Aditivos e Lubrificantes

O encerramento ficou à cargo do historiador e professor da Unicamp Leandro Karnal, que falou sobre ética nos negócios e nas situações cotidianas.