Airbags – ZF cria novos sistemas
A ZF desenvolveu novos sistemas de airbag dedicados a aumentar a segurança dos passageiros em casos de colisão frontal e/ou lateral, que inclui airbags dianteiros e do tipo cortina, sendo este último com recursos de design em formato de V ou U, que podem ajudar a minimizar os efeitos de uma batida.
Os novos airbags têm uma função adicional que ajuda a impedir que as cabeças dos ocupantes dianteiros atinjam o painel ou a coluna A do veículo. Para isto, a empresa aprimorou os airbags de cortina que são instalados no teto com um design de formato de bolsa única. Quando eles são acionados, uma almofada adicional de segurança se infla próxima à cabeça do motorista.
Airbags formato em U ou em V
“Em séries de testes abrangentes, nós demonstramos que essa geometria inovadora de airbag ajuda a melhorar a segurança dos ocupantes. Ele é fornecido em um formato em V apontado ou um formato em U arredondado, dependendo do design do interior do veículo”, afirma o diretor desenvolvimento global de airbags e geradores de gás na divisão de tecnologia de segurança ativa e passiva na ZF, Dirk Schultz.
Para ajudar a absorver melhor o movimento potencialmente extremo para a frente ou para a esquerda dos passageiros dianteiros em caso de uma colisão frontal ou lateral, a ZF desenvolveu o airbag de assento dianteiro com célula paralela, que apresenta um design de câmera, com uma geometria especial que é expandida em direção ao centro do veículo. “Esse conceito revolucionário de airbag ajuda a absorver o movimento de rolagem de cabeça quando impacta o airbag em um certo ângulo e é projetado para reduzir o risco de ferimentos na cabeça”, diz o executivo.
NHTSA
O produto atende a nova exigência da Associação Nacional de Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos Estados Unidos dentro do Programa de Avaliação de Carros Novos (US NCAP) que só concederá a nota máxima em segurança para veículos de passeio (5 estrelas) para aqueles que passarem no teste de desempenho conhecido como barreira deformável móvel oblíqua (OMDB) e que será aplicada em novos veículos ano/modelo 2019.
Limitações de Ocupantes e Veículos
Além do teste de colisão OMDB, a NHTSA também implantará novos dispositivos de testes para bonecos denominados Limitações de Ocupantes e Veículos (THOR). “Eles são dispositivos de testes altamente sensíveis que registram com maior precisão como os acidentes afetam os ocupantes. Estes dados abrangentes ajudarão a determinar onde focar para ajudar a melhorar a segurança”, diz Schultz.