As Mais Recentes Categorias API de Serviço: API CK-4 E API FA-4

API CK-4 e API FA-4

777

Padrões de desempenho para óleos lubrificantes

O desenvolvimento de padrões de desempenho para óleos lubrificantes utilizados em motores de combustão interna (Ciclo Diesel/Ciclo Otto) 4T/2T pela API não é algo novo e as categorias de serviço tem sido divulgadas desde 1940. Normalmente, novos padrões de desempenho são desenvolvidos para proteger futuras e atuais tecnologias de motores de combustão interna (Ciclo Diesel/Ciclo Otto) 4T/2T, satisfazer determinações governamentais, assegurar que novos ensaios estejam disponíveis e avaliar os desempenhos dos óleos lubrificantes a serem utilizados nos citados equipamentos.

Figuras 1 e 2 - API CK-4/API FA-4: motores de combustão interna Ciclo Diesel 4T
Figuras 1 e 2 – API CK-4/API FA-4: motores de combustão interna Ciclo Diesel 4T

Todos os citados fatores estão presentes no desenvolvimento das categorias de serviço API CK-4 e API FA-4, óleos lubrificantes para uso em motores de combustão interna Ciclo Diesel 4T. Fato interessante é que desde 1994, quando entraram em vigor as categorias de serviço API CF e API CF-2, não eram introduzidas simultaneamente duas novas categorias de serviço para motores de combustão interna Ciclo Diesel.

Pontos-chave

As categorias de serviço API CK-4 e API FA-4 surgirão no símbolo de serviço “Donut” da API, inicialmente, em 01/12/2016. Este atraso no licenciamento permitirá aos formuladores de óleos lubrificantes testar as suas novas formulações e disponibilizá-las ao mercado consumidor.
A maioria dos fabricantes (OEMs) de equipamentos móveis e motores de combustão interna Ciclo Diesel 4T que recomendam óleos lubrificantes com a categoria de serviço licenciada API CJ-4, provavelmente, recomendarão a seus clientes que comecem a utilizar óleos lubrificantes com a categoria de serviço API CK-4 tão logo haja disponibilidade desses produtos em função da melhor proteção disponibilizada aos atuais motores de combustão interna Ciclo Diesel 4T.
Com respeito aos óleos lubrificantes da categoria de serviço API FA-4, há diferenças: óleos lubrificantes com esse nível de desempenho são formulados para proteção de motores de combustão interna Ciclo Diesel 4T que deverão constar nos equipamentos móveis a partir do início de 2017. Pode ser que alguns OEMs venham a recomendar óleos lubrificantes com a categoria de serviço API FA-4 para modelos anteriores ao ano 2017, mas o provável será que OEMs que estejam recomendando, atualmente, óleos lubrificantes com a categoria de serviço API CJ-4 passem a recomendar a categoria de serviço API CK-4 para os seus equipamentos móveis quando as duas novas categorias de serviço forem introduzidas.

Resumo das descrições oficiais das categorias API CK-4 e FA-4

API CK-4: descreve óleos lubrificantes utilizados em motores de combustão interna Ciclo Diesel 4T de alta velocidade projetados para uso em:
Equipamentos móveis rodoviários modelo 2017;
Equipamentos móveis não rodoviários com padrões de emissões dos gases de exaustão tier 4;

Continuar lendo este artigo:

revista_lubes_em_foco-edicao55_baixa