API adota novo símbolo para nova categoria de óleos lubrificantes

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O Instituto Americano de Petróleo (API) anunciou a introdução de um símbolo de serviço especial, de marca registrada (Donut), para ajudar os consumidores a identificar a recentemente aprovada categoria FA-4, para óleos de motor diesel, que é projetada para proteger a próxima geração de motores. O início dos licenciamentos dos novos óleos está programado para começar em 01 de dezembro de 2016.

O API aprovou a FA-4 juntamente com a CK-4 em fevereiro, marcando a segunda vez que a organização emitiu normas individuais. A primeira foi quando registrou CF e CF-2 em 1994.

“O donut FA-4 foi desenvolvido para ajudar os proprietários de caminhões que precisam reconhecer facilmente esse tipo de óleo e distinguí-lo dos óleos CK-4”, disse Kevin Ferrick, gerente sênior do API para o licenciamento de óleo do motor.

As classificações FA-4 e CK-4 emergiram do processo de desenvolvimento PC-11 para motores pesados a diesel. Ambas foram desenvolvidas para os modelos de 2017 e motores posteriores, mas a CK-4 pode ser usada em motores que funcionam com combustível com até 500 partes por milhão de enxofre, embora combustíveis acima de 15 ppm de enxofre podem causar deterioração dos sistemas de tratamento da exaustão, se os intervalos de troca não forem reduzidos. CK-4 também é compatível com versões anteriores, o que significa que pode substituir óleos de classificações anteriores para motores diesel pesados.

A classificação FA-4 não é compatível e não é recomendada para uso com combustíveis que contenham mais de 15 ppm de enxofre.

Para CK-4, o API manteve a mesma marca (donut) usada com CJ-4 e especificações anteriores. Já o símbolo para FA-4 baseia-se no mesmo desenho, mas divide a metade superior dos círculos concêntricos em quatro partes, uma das quais é de cor ou sombra. A esperança de API é que o símbolo FA-4 seja semelhante o suficiente para que os motoristas de caminhão e gestores de frota o reconheçam como um padrão de óleo do motor, mas diferente o suficiente para distinguí-lo de CK-4. Donuts API

Muitos na indústria de lubrificantes concordam que a confusão do usuário final sobre os padrões de óleo do motor é um problema em curso, e a equipe de desenvolvimento de novas categorias levantou o problema nas discussões, quando ficou decidido que o PC-11 seria dividido em duas sequências. O grupo considerou numerosas propostas de como identificar a nova categoria dentro do sistema API, incluindo completamente novos nomes para a categoria, um símbolo de marca semelhante à certificação “starburst” usado para carros de passeio e caminhões leves, e outras designações. O grupo ainda discutiu uma nova categoria de viscosidade SAE J300 para definir a categoria de economia de combustível.

Ao anunciar o novo símbolo, em 16 de maio, o API exibiu uma amostra com um quarto do donut sombreado de vermelho, mas observou que outras cores e tons, incluindo preto, também são aceitáveis. Os requisitos de dimensão permanecem em vigor, incluindo que o diâmetro externo do círculo deve ser 1,9 vezes o diâmetro interno do círculo. A metade inferior do espaço do símbolo permaneça disponível para as denominações, tais como “Resource Conserving”.

A categoria API FA-4, ao mesmo tempo que cumpre todos os requisitos de ensaio de motores da API CK-4, tem um limite para a viscosidade a alta temperatura e alto cisalhamento (HTHS) inferior ao da API CK-4 que é de 3,5 centipoise. Este valor está abaixo do mínimo para todas as categorias anteriores, onde a viscosidade HTHS é especificada. Isto significa que a API FA-4 terá  que ser inicialmente especificada pelas empresas associadas à EMA (Enginer Manufacturers Association)  para ser usada sem potenciais problemas relativos aos requisitos de garantia do motor.

Fonte: Lube Report