Gestão da qualidade com base na ISO/IEC 17025

PARA LABORATÓRIOS DE LUBRIFICANTES

89
ISO/IEC 17025
ISO 17025

A importância da gestão da qualidade com base na ISO/IEC 17025

Atualmente observa-se a importância da Gestão da Qualidade com base na ISO/IEC 17025 – Requisitos Gerais de Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração em um mercado globalizado, cada vez mais competitivo, no qual prestar serviços com qualidade não é suficiente.
É crescente a demanda da indústria por serviços laboratoriais com resultados confiáveis e rastreáveis que tenham um padrão internacional, com resultados de ensaios aceitos em outros países, visto que a Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE) segue diretrizes equivalentes a organismos internacionais, além de possuir um acordo de reconhecimento mútuo com a European Co-operation for Acreditation (EA).
Dada a importância dos serviços prestados pelos laboratórios de ensaio e calibração para as atividades de metrologia e de avaliação da conformidade, garantir a qualidade desses serviços é condição indispensável para uma contribuição efetiva nessas áreas. Isto tem exigido melhor preparo dos profissionais e a adoção de Sistemas de Gestão da Qualidade eficazes por parte deles.
Os laboratórios têm passado por intensas mudanças devido a crescentes exigências técnicas regulamentares. As diretrizes legais provenientes de órgãos reguladores, as barreiras técnicas ao comércio internacional, as inovações tecnológicas pressionam para fornecer uma variedade de novos produtos e serviços ao mercado.
Os gestores de laboratório e suas equipes são desafiados a demonstrar níveis crescentes de excelência técnica para garantir a confiabilidade de resultados. A rotina de um laboratório é complexa pela multiplicidade de processos distintos e inter-relacionados a serem controlados e pela variedade de materiais analisados.
Um grande Centro de Tecnologia, por exemplo, utiliza muitas vezes mais de 100 metodologias ASTM em lubrificantes, que têm a finalidade de atender às atividades de controle de qualidade de seus produtos fabricados, atender às demandas para pesquisa e desenvolvimento, além de atividades de prestação de serviço em análise de lubrificantes em uso, através de equipamentos especializados de última geração e exclusivos para execução de diversas técnicas analíticas.
Um sistema de gestão da qualidade baseado na norma internacional ISO/IEC 17025 – “Requisitos gerais para competência de laboratórios de calibração e ensaios” deve obter uma acreditação pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, para a realização de ensaios conforme “ESCOPO DA ACREDITAÇÃO – ABNT NBR ISO/IEC 17025 – ENSAIO”, CRL 1125 do INMETRO.
De acordo com o diretor de Tecnologia da Petronas Lubrificantes Brasil, Marcelo Capanema, é importante buscar acreditação para o maior número de ensaios possível, principalmente aqueles mais solicitados em serviço de análise de lubrificantes usados, bem como ensaios requeridos em processos de aprovação de produtos junto a montadoras. “É importante que seja realizado um trabalho em equipe focado na excelência, para buscar um novo patamar de qualidade para laboratórios de análise de lubrificantes no mercado brasileiro”, afirma Capanema.
A norma ISO/IEC 17025 é exclusiva para laboratórios de ensaios e calibração. Tem como objetivo promover a confiança na operação dos laboratórios. Ela contém requisitos para laboratórios, de modo a permitir que eles demonstrem que operam competentemente e são capazes de gerar resultados válidos.

Leia o restante do artigo na revista <strong>LUBES EM FOCO – edição 71, </strong>apresentada abaixo: