A Agência de Recursos Naturais e de Energia do Japão planeja conduzir pesquisa sobre possíveis diferenças no desempenho dos automóveis japoneses, quanto à economia de combustível, durante o ano fiscal 2017, de acordo com a Jiji Press.
Os resultados da pesquisa serão compilados de acordo com a capacidade dos motores e os tipos de veículos, como sedans e veículos híbridos, não considerando os modelos dos veículos.
A pesquisa envolverá laboratórios e outros institutos que têm instalações de teste no Japão e irá comparar a experiência de condução real e os números de economia de combustível indicados nos catálogos das montadoras.
A agência divulgará os resultados desta primeira pesquisa genérica em março de 2018. O objetivo é ajudar os consumidores a tomar decisões de compra.
Catálogo da Mitsubishi no Japão chamou atenção
A agência decidiu realizar a pesquisa após a revelação de que a Mitsubishi Motors Corp declarou em seus catálogos números de economia de combustível 15,9% mais altos do que os encontrados em regime de condução real.
O desempenho da economia de combustível do veículo baseado na condução real tende a ser mais baixo do que aqueles indicados nos catálogos dos fabricantes de automóveis por muitas razões. A economia de combustível nas condições reais de condução pode ser afetada pela temperatura ambiente externa, pela utilização de sistemas de ar condicionado, pela capacidade do condutor, etc.
A agência tentará determinar a influência que cada fator possui no desempenho da economia de combustível.