BMW M 1000 R
BMW M 1000 R – A BMW acaba de revelar a M 1000 R, sua segunda motocicleta desenvolvida em conjunto com a divisão Motorsport. Feita com base nas atuais S 1000 R e S 1000 RR, a nova hypernaked da marca alemã recebeu alguns incrementos que a deixam ainda mais invocada, mirando adversárias como Ducati Streetfighter V4, KTM 1290 Super Duke RR e Yamaha MT-10, só para citar algumas.
Com uma potência declarada de 210 cv, 199 kg em ordem de marcha e tecnologia de suspensão e aerodinâmica concebida tanto para utilização em estrada de alta performance como para voltas rápidas numa pista de corrida, a nova BMW M 1000 R traz para o segmento das hypernakeds a dinâmica de pilotagem que até hoje era restrita às superbikes.
O coração da BMW M 1000 R
A missão de empurrá-la pertence ao motor de quatro cilindros em linha baseado no da S 1000 RR, mas com ganhos expressivos nas entregas de potência e torque. A usina de 999 cm³ que equipa a BMW M 1000 R possui o sistema de comando de válvulas variável denominado ShiftCam e rende 210 cv a 13.750 rpm, ou seja, 45 cv a mais do que a atual S 1000 R. Já o torque máximo é de 11,5 kgf.m aos 11.000 giros.
Em relação a S 1000 R, a nova M 1000 R ela traz relações mais curtas para 4ª, 5ª e 6ª marcha, além de uma coroa com 47 dentes, modificações que aprimoram a tração e o impulso da roda traseira.
A BMW M 1000 R tem asas para voar nas pistas
A nova M 1000 R foi equipada com winglets. As asas estão posicionadas nos painéis laterais da dianteira da moto, e proporcionam uma melhora na aerodinâmica, garantindo mais velocidade e estabilidade na pista em velocidades acima dos 160 km/h. Há também um pequeno defletor posicionado na frente do painel de instrumentos, este fornecido com o pacote M Competition.
Chassi e suspensões da nova M 1000 R são baseados nos que equipam a S 1000 R, ou seja, ela também tem um quadro de alumínio como elemento central. A suspensão dianteira usa garfo invertido de 45 mm com 120 mm de curso e ajustes de pré-carga, compressão e retorno, enquanto a traseira dispõe de braço oscilante com monoamortecedor central totalmente ajustável e 117 mm de curso. Além disso, seu guidão é mais largo, com os retrovisores posicionados nas extremidades e o nome da moto gravado a laser.
Apetrechos da divisão M
A BMW M 1000 R também é equipada com freios assinados pela divisão M. Na frente o sistema utiliza discos flutuantes duplos de 320 mm, pinças radiais de 4 pistões e ABS PRO integral que pode ser desligado. Contudo, atrás há um disco simples de 220 mm com pinça flutuante de pistão único e ABS integral que também pode ser desligado.
Além disso, a M 1000 R traz de série rodas leves em alumínio forjado. Se o piloto quiser ainda mais leveza, pode trocá-las pelos modelos M Carbon adquirindo o pacote M Competition. Da mesma forma, elas são de 17 polegadas nas duas versões, e estão calçadas com pneus 120/70 na dianteira e 200/55 na traseira.
No quesito eletrônica, ela traz recursos como Brake Slide Assist, função que auxilia nas frenagens em curvas, juntamente com os modos de pilotagem Rain, Road, Dynamic, Race e Race Pro 1-3, além da última geração do Dynamic Traction Control DTC e função wheelie DTC com caixa de sensor de 6 eixos.
Por fim, completam o pacote os assistentes de largada e monitoramento de velocidade em pit-lane. Toda a eletrônica é monitorada em um painel TFT colorido de 6,5 polegadas.
Preço e disponibilidade
A nova BMW M 1000 R terá duas versões: a padrão e a M Competition. Nesta última estão inclusos componentes em fibra de carbono, como as rodas, proteção da corrente, tampas do tanque e da caixa de ar, entre outros. Como resultado de tamanha exclusividade, seus preços partem de 22.890 euros, algo em torno de R$ 118.300. Teria lugar garantido na sua garagem?