Piaggio vence disputa por patente e veta imitação da Vespa

1218
Imitação da Vespa
Patente da Vespa Primavera pertence aos italianos do Grupo Piaggio (Divulgação)

Imitação da Vespa

O Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) anulou pedido de patente feito por uma marca chinesa para produzir uma imitação da Vespa Primavera, modelo do Grupo Piaggio.

A motoneta deveria ter sido apresentada pelo grupo chinês no Salão de Milão (EICMA) de 2019, mas sequer pode ser mostrado no evento após um pedido dos italianos para a organização do EICMA, que determinou a retirada das motos do evento. Após a decisão do EUIPO, o scooter não poderá ser registrado e nem vendido na Europa.

Segundo o jornal italiano LaStampa, Motolux e Dayi Motor são as empresas responsáveis pela tentativa de lançamento da imitação da Vespa no último EICMA. Elas tentaram patentear, sem sucesso, o desenho da motoneta.

Desenhos de 2013 são os do Grupo Piaggio. Os de 2019 foram apresentados por Motolux e Dayi Motor (Reprodução/La Stampa)

O escritório concedeu exclusividade do desenho da Vespa Primavera para o grupo italiano. No relatório, a entidade afirma que “não foi possível obter uma impressão geral diferente do desenho registrado da Vespa Primavera”, destacando que tratava-se de uma tentativa ilegal de outra marca reproduzir a pequena moto do Grupo Piaggio.

Europa garante patente da Vespa ao Grupo Piaggio
Scooters chineses são retirados do EICMA 2019 após ação do Grupo Piaggio por suposto plágio (Divulgação/Grupo Piaggio)

A Vespa Primavera é patenteada pelo Grupo Piaggio desde 2013 e dona da marca Vespa. O modelo foi criado em 1946 e considerado um ícone de estilo para o segmento. Em comunicado, o grupo italiano destaca que segue lutando contra a falsificação, tendo vencido mais de 50 processos para proteger o design da Vespa nos últimos dois anos.