Caixa de direção da moto
Caixa de direção, uma peça muito importante para sua moto, mas você sabe o que é? Onde fica? Os tipos de caixa de direção? Esférica ou Cônica? Quando usar cada uma delas?
Nesse artigo conversamos com um especialista da Riffel, uma das maiores fabricantes de peças para motos do mercado nacional, para explicar e responder todas as dúvidas sobre a caixa de direção da moto.
Você sabe como identificar se sua caixa de direção está com problemas? Vamos mostrar!
Qual a função da caixa de direção na moto?
O bate-papo será com Arthur, consultor Riffel, que vai responder para gente onde fica a caixa de direção e a sua função na moto.
Arthur: Então Seku, a caixa de direção é montada na parte superior e inferior do chassi da moto, onde toda a parte da dianteira da moto fica montada, mesa de direção inferior, superior, todo a suspensão dianteira, roda e guidão.
Motorede: A suspensão, roda, guidão, enfim… todo esse conjunto de peças, elas transmitem força junto à caixa de direção, certo?
Arthur: Exatamente!
Motorede: Então a caixa de direção meio que faz a união da parte de trás inteira da moto com a parte da frente, correto? Ela é o “elo” de ligação dessa energia do trabalho da moto, é isso?
Arthur: Exatamente! Ela possibilita uma pilotagem suave principalmente em curvas, pois sua função é justamente ser a peça que permite virar o guidão da moto de uma forma melhor.
Tipos de caixa de direção para motos
Arthur: Existem dois tipos de caixa de direção para motos: a cônica e a esférica. Hoje a gente vai entender um pouco sobre cada uma delas e vamos entender quando uma é melhor e quando a outra se sai bem.
Arthur: Vamos começar com a caixa de direção cônica. Como o próprio nome já diz, o rolamento é em formato cônico.
Arthur: Ela é composta por roletes e essa caixa de direção é mais utilizada, por exemplo, para estradas mal conservadas, onde a dianteira da moto vai sofrer mais impacto. Ela é para motos que vão andar em estradas esburacadas, Off-Road, por exemplo.
Motorede: Para competição também?
Arthur: Exato! Isso porque o rolamento possui uma área de contato maior do que a caixa de direção com esfera, por exemplo. As da Riffel são montadas e fabricadas em aço carbono e temperadas.
Motorede: Bom, a gente já descobriu como é a caixa de direção cônica, mas também existe a esférica, correto?
Arthur: As motos de baixa e média cilindrada vem, originais de fábrica, com caixa de direção esférica. Por que esférica? Porque, ao contrário da caixa cônica, a esférica possui pequenas esferas que fazem com que a caixa deslize para os lados.
Arthur: Para o trânsito urbano, motos de baixa e média cilindrada que são mais usadas no dia a dia, a caixa esférica é mais recomendada. Como ela tem menos área de atrito fornece uma pilotagem mais suave, principalmente no trânsito trancado das grandes cidades.
Arthur: Você que vai dar uma “costurada” no trânsito, vai andar em baixa velocidade e vai ter que ficar mexendo muito guidão para lá e para cá… essa caixa vai trabalhar um pouco melhor.
Arthur: Um diferencial da caixa de direção esférica da Riffel é que ela não vem com as esferas soltas. O mecânico não precisa passar graxa esfera por esfera. Ela já vem com um colar com todas as esferas fixas nesse colar, facilitando a montagem.
Qual tipo de caixa de direção pode dar mais problema?
Motorede: Falamos dos dois tipos de caixa de direção, agora diz para gente… já sabemos que uma podemos usar em motos um pouco maiores e pegar Off-road, enquanto que a outra é para motos do dia a dia, mas qual das duas tem probabilidade de dar mais problemas?
Arthur: Nenhuma das duas! Tendo montagem correta, utilizando ferramenta, torque de aperto e uma graxa correta para rolamento de pressão, colocando ela do jeito certo e fazendo a manutenção preventiva após a montagem, nenhuma das duas pode dar problema.
Motorede: Essa caixa de direção não é como o kit transmissão e corrente? Ela não depende de fazer uma manutenção ou ajuste regular?
Arthur: Não. É só instalar do jeito correto e utilizar até ela começar a apresentar algum problema. A Riffel recomenda retornar no mecânico alguns dias após a montagem para verificar alguma possível folga logo depois que a caixa de direção foi instalada.
Como identificar que a caixa de direção da moto está com problemas?
Motorede: Já falamos sobre os tipos de caixa de direção, se dá problemas… agora como fazemos para identificar que a caixa de direção da moto está com problema?
Arthur: O principal defeito a ser identificado quando a caixa de direção está com problema pode ser percebido quando se anda no trânsito urbano com a moto em baixa velocidade. Nessa situação você percebe que guidão tende a puxar para direita ou para a esquerda.
Arthur: Porque disso? Provavelmente a sua caixa sofreu alguma folga, você não percebeu e ela criou o que a gente chama de “calo” na pista da caixa. A esfera, ou o rolete, da caixa de direção tende a prender nesse “calo” impossibilitando um movimento suave.
Arthur: Você vai sentir o guidão meio travado. E quando sentir que o guidão está um pouco trancado (não é totalmente duro) é possível que seja problema na caixa de direção. Nessa situação ela deve ser substituída imediatamente.
Arthur: Um teste fácil para verificar problemas na caixa de direção é colocar a moto no cavalete central, erguer a roda dianteira e mexer o guidão. Se você sentir uma “travadinha” provavelmente há um problema na caixa de direção.
Arthur: Levantar a dianteira e suspender a rodar vai deixar o guidão mais leve, não vai ter o peso da moto sobre ela, e aí será mais fácil para sentir. Nesse caso você também pode verificar se há alguma folga, que é a causadora dos “calos” que danificam a caixa de direção.
Arthur: Se sentir alguma folga durante esse teste leve no seu mecânico de confiança para fazer um reaperto. Depois de apertar faça o mesmo teste e se sentir que ela ficou um pouco dura para manobrar você deve substituir a caixa de direção. Nesse caso, utilize Riffel.
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