V4 Penta
A Ducati Panigale V4 é uma das mais belas superesportivas da atualidade. Disso pouca gente discorda. Mas, a oficina italiana de customização Officine GP Design achou que era pouco e criou uma variação naked da moto que promete desviar todos os olhares por onde passar: a V4 Penta.
Feita com base em uma Panigale V4 S, a moto foi construída no melhor estilo streetfighter, a moto teve as carenagens removidas, mas conservou as pedaleiras recuadas e os semi-guidões. O farol dianteiro é herdado da Diavel e o traseiro também não é o original da moto. Outras mudanças visíveis ficam por conta da rabeta, levemente mais elevada, da pintura bronze e das rodas fornecidas pela Jonich SX.
O modelo, desenhado por Luca Pozzato, ainda traz um garfo dianteiro diferente, feito pela FG Racing, no qual o amortecimento é feito pelo conjunto montado antes das bengalas. Os amortecedores Öhlins e os freios Brembo do modelo original foram mantidos, assim como boa parte dos itens mecânicos e eletrônicos da superbike feita pela Ducati.
Isso inclui o propulsor Stradale de quatro cilindros em V e arrefecimento líquido de 1.103 cm³, que é capaz de entregar 214 cv de potência a 13.000 rpm e 12,6 kgf.m de torque a 10.000 giros. No campo eletrônica, a grande novidade que a Panigale V4 trouxe é o Ducati Slide Control, que se junta a todas as assistências possíveis, como ABS, quickshift e etc. O sistema atua com a Unidade de Medida Inercial (IMU) e com o controle de tração para definir o quanto é possível derrapar com a roda traseira de forma mais precisa.
Entretanto, o projeto da oficina italiana acendeu uma luz de alerta sobre a casa de borgo Panigale. Será que a marca vai aproveitar a moto para trazer de volta o modelo Streetfighter, mas dessa vez como uma Panigale naked? A especulação já está rondando o QG da marca na região da Bolonha e podemos ter novidades ainda neste ano.
Fotos: Officine GP Design