Freio ABS virou equipamento popular

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Freio ABS virou equipamento popular. A Semana Nacional do Trânsito nos faz lembrar que a partir de 2019 todas as motos nacionais e importadas deverão ter ABS ou CBS (Sistema de freio combinado). E já que os dois assuntos tem íntima relação, queremos mostrar como a evolução tecnológica contribui decisivamente para nossa segurança, inclusive nas motos mais simples e despojadas.

Freio ABS virou equipamento popular

Colocar uma moto em movimento e até atingir altas velocidades é bem simples. Parar é que costuma ser o problema, sobretudo com segurança e em situações inesperadas. Se até um dado momento a evolução tecnológica se preocupou em fazer as motos andarem cada vez mais e mais rápido, em certo momento a preocupação passou a ser no sentido contrário, ou seja, parar a moto.

Este é o MiniMAB, da Continental, o módulo de ABS para uma via, ou seja, apenas a roda dianteira, que está disponível para todas as motos, inclusive as pequenas
Este é o MiniMAB, da Continental, o módulo de ABS para uma via, ou seja, apenas a roda dianteira, que está disponível para todas as motos, inclusive as pequenas

E também nesse sentido a notável evolução tecnológica incorpora nas motocicletas sistemas que aumentam a segurança para que se possa parar a moto com segurança, sobretudo numa situação emergencial. E junto com essa preocupação da indústria, surgiu também a legislação para atuar em conjunto no sentido de reduzir os riscos de acidentes com motocicletas e motociclistas.

Por isso as motocicletas equipadas com motor até 300 cm³ de capacidade cúbica produzidas no Brasil (importadas também) a partir de 1º de janeiro de 2019 deverão ter obrigatoriamente CBS (Combined Brake System – freio combinado) ou ABS (Sistema Anti-Bloqueio das rodas). Para as motos equipadas com motores acima disso, desde 2017 a obrigatoriedade é que tenham ABS.

Para cumprir esta nova obrigação, a indústria de autopeças e de motocicletas vem se preparando já há alguns anos. E o que antes era para poucas motos, agora já está bem mais acessível. A popularização destes sistemas é uma realidade, mas 95% da frota de motos que circula nas ruas e estradas do Brasil é composta por motos que não tem CBS ou ABS.

ABS ajuda a evitar acidentes

No Brasil ainda não há estatística sobre o assunto, mas o Ministério dos Transportes Rodoviários da Índia, segundo maior mercado de motocicletas do mundo com vendas acima de 8 milhões de motos por ano, 26% dos acidentes envolvendo motocicletas poderiam ter sido evitados se elas fossem equipadas com freios com ABS.

Freio ABS virou equipamento popular
Freio ABS virou equipamento popular

Em diversos países da Ásia, aliás, o número de motocicletas nas ruas triplicou nos últimos anos. Claro, a maioria são motos pequenas e mais básicas, CUBs e Scooters, além do grande número de versões antigas. Por lá, simplesmente os dois maiores mercados de motocicletas do mundo, China e India, tornaram obrigatório que toda motocicleta equipada com motor a partir de 125 cm³ de capacidade cúbica seja equipada com freios ABS. A medida foi tomada por conta do alto número de acidentes envolvendo veículos de duas rodas e da confirmação de estudos apontando que boa parte deles poderia ser evitado caso as motocicletas tivessem ABS.

Os mesmos estudos apontam que o momento da frenagem é crítico e representa a maior parcela dos acidentes. “No mundo todo, mais da metade dos acidentes de trânsito com vítimas fatais envolvem motocicletas e por isso é de extrema importância que essa obrigatoriedade aconteça”, afirma Fabricio Menezes, do centro de pesquisa e desenvolvimento de sistemas de freios da Continental.

A empresa desenvolveu um sistema simples e acessível para todos os modelos e segmentos de motocicletas, criando uma solução eficiente, sobretudo para motos pequenas. A Continental ainda não fornece a nenhum dos fabricantes brasileiros instalados aqui em Manaus (AM), mas nos mercados da Ásia, sobretudo na India, muitas motos pequenas já saem de fábrica com o ABS MiniMAB da Continental. “Nosso produto já está à disposição da indústria aqui no Brasil também e trata-se de um sistema de freio ABS de um canal para a roda dianteira da moto, chamado de MiniMAB, com estrutura pequena e que atende a todos os tamanhos de motocicletas, inclusive aqueles modelos mais básicos”, informa Menezes.