A Ducati enviou um comunicado à imprensa confirmando uma novidade para a família Ducati Scrambler, que será revelada na próxima segunda-feira, dia 10.
A peça encaminha traz apenas a data, o horário e a tag #Joyvolution, mas vem acompanhada da frase “Fun in the Land of Joy is evolving”, que em uma tradução livre quer dizer que a “diversão na Terra da Alegria – conceito usado pela marca italiana para definir a linha retrô – está evoluindo”.
Sendo assim, nosso palpite aqui na MOTOCICLISMO é de que se trata de uma versão maior da Desert Sled, o modelo mais off-road da famíla. E, existem duas pistas que podem confirmar essa teoria.
Ducati Scrambler
A primeira delas é a própria Scrambler 1100, lançada no ano passado durante o EICMA, o Salão de Milão na Itália. E a segunda é a Scrambler DS Concept, criada pelo pelo designer norte-americano Alex Earle para participar do Concorso d’Eleganza Villa d’Este, famosa premiação de design realizada em maio na região italiana da Lombárdia.
A inspiração do visual da DS, segundo a Ducati, são os modelos que circulavam pelo deserto californiano nas décadas de 1960 e 1970, o que está bem alinhado com a proposta da família. Já na parte mecânica, caso ela herde as características da Scrambler 1100, podemos esperar um propulsor com os tradicionais dois cilindros em L de 1.079 cm³ arrefecido a ar, capaz de gerar 86 cv de potência máxima a 7.000 rpm e por volta de 9 quilos de torque em apenas 4,750 giros. Entre os itens eletrônicos, ela ainda pode partilhar com a naked os três modos de pilotagem, controle de tração e o ABS de atuação em curvas.
Há ainda uma terceira razão que pode motivar a Ducati a fazer uma Desert Sled 1100: a nova Triumph Scrambler 1200, cujo lançamento já foi confirmado para o mês que vem e promete fazer bonito fora do asfalto sem deixar de lado o apelo retrô. Na próxima semana, saberemos se nossas suspeitas estão corretas.