A nova Yamaha Fazer 250 chegou totalmente reformulada ao Brasil no final de 2017 e hoje já é vendida em sua versão 2019.
O modelo, que teve inspiração na FZ25 indiana, é vendido em versão única com freio ABS de série e veio para tentar recuperar o mercado perdido após ficar alguns anos sem mudanças significativas.
A nova versão vendida aqui no Brasil ficou levemente mais potente, passou por várias outras modificações e pode até ser considerada “mais em conta” que a sua principal concorrente do mercado nacional.
Nova Fazer 250 2019
Seguindo a série de artigos e vídeos “10 Fatos” aqui do Motorede, onde montamos uma lista com as principais características de algum modelo ou assunto, trazemos informações que você precisa saber sobre a nova Fazer 250 2019:
Fato 1) 3 Anos de pesquisa até chegar no modelo final
Segundo a Yamaha, foram cerca de três anos de desenvolvimento desde o início do projeto até sua completa finalização. O conceito da nova Fazer 250 ABS foi feito através de diversas pesquisas, levando em consideração o desejo do público que utiliza esse tipo de moto.
Os principais resultados dessa pesquisa que foram aplicados na nova geração são o design robusto e atualizado, o seu banco duplo inspirado na XJ6, o pneu traseiro mais largo, o farol totalmente em LED, além do painel digital.
Vale lembrar que a versão vendida aqui é praticamente a mesma FZ25 vendida na Índia.
Fato 2) Design da nova Fazer 250
No visual a nova Fazer 250 ficou equivalente ao mercado atual, apesar de que essa atualização chegou com algum tempo de atraso, as mudanças fizeram com que a novidade desse a impressão de ser uma moto maior.
Ela traz linhas modernas, como as carenagens ao lado do tanque que deram “mais corpo” e o novo desenho do tanque, que agora tem uma cavidade em cada lado da tampa de combustível, o que reduziu sua capacidade em 4,5 litros.
A traseira, com suas entradas de ar, ficou mais agressiva e traz lanterna em LED, assento em dois níveis e alças novas para o garupa.
Já o painel de instrumentos é completo e totalmente em LCD, trazendo informações de consumo instantâneo e consumo médio de combustível e garantiram o visual exclusivo da pequena Naked.
Fato 3) Na Fazer 250 o chassi é completamente novo
Não é só de design que vive a nova Fazer, as mudanças vão além do seu visual. Segundo pessoas próximas que testaram a nova versão, ela também ficou mais dinâmica e ágil na hora de pilotar e ainda tem um encaixe melhor do corpo do piloto.
Parte do mérito desse comportamento é do seu chassi, completamente novo e que agora tem o motor fazendo parte da sua estrutura.
O guidão mais alto, as pedaleiras mais recuadas e o novo banco em 2 níveis deixam os braços mais relaxados e o piloto mais encaixado na moto, favorecendo ainda mais a melhora na ciclística.
Fato 4) Motor é o mesmo monocilíndrico
Seu motor continua sendo um monocilíndrico de 249,5 cc, com refrigeração a ar. Agora há um ganho de potência, mas isso será explicado mais para frente.
Esse propulsor usa componentes como pistão em alumínio forjado e cilindro revestido de cerâmica, material similar ao de motos de competição, que diminui o atrito e dispersa o calor com mais eficiência.
Ele é capaz de gerar a potência máxima de 21,3 cavalos e tem torque de 2,1 kgfm. Esses número ficam levemente maiores se abastecido com Etanol, porém, ultimamente o uso da gasolina é mais viável por conta do seu preço.
Fato 5) Em comparação com a versão anterior, a nova Fazer 250 ficou levemente mais potente
São apenas 0,6 cavalo a mais que a versão anterior e a Yamaha diz que por conta disso a motocicleta oferece melhor força em subidas ou quando trafega com peso extra.
Esse ganho foi possível graças ao novo sistema de alimentação e escapamento, onde a novidade equipa um sistema de injeção com injetor de 10 furos, padrão em modelos de alta cilindradas, além de ter a caixa de filtro de ar maior, permitindo uma maior e mais rápida admissão de ar para o motor.
Fato 6) Novo escapamento para Fazer 250 2019
Ele é mais bonito, otimizado e ainda traz novo ronco para a Fazer 250.
O novo sistema de escapamento, além de agregar na estética reforçando as formas mais musculosas do modelo, também permite uma grande vazão, otimizando a saída dos gases. Além disso a nova ponteira deixou o ronco um pouco mais grave.
Fato 7) Os retrovisores estão menores e mais bonitos, porém, menos funcionais
Elogiado por um lado, os novos retrovisores tem design bem mais agressivos que o comum e combinam perfeitamente com o visual da nova Fazer 250.
Porém, na prática, eles vem sendo criticados por terem uma área de visualização menor, o que gerou dificuldades nos primeiros minutos. Nada que o dia a dia não faça o piloto se acostumar.
Fato 8) O câmbio ficou melhor, mas está atrás da sua principal concorrente
Uma melhoria no câmbio foi comprovada: Os engates estão bem mais macios e suaves a cada troca, algo que era um problema nas antigas versões da Fazer 250.
Um ponto a ser notado é que o câmbio continua com 5 marchas enquanto sua principal concorrente, a CB Twister, tem câmbio de 6 velocidades.
Esse tipo de câmbio, com 6 marchas, torna a viagem em velocidade de cruzeiro mais agradável, com menos ruído e também menos vibração.
Fato 9) Comparação de potência entre Fazer 250 x CB Twister
Apesar da renovação e até do pequeno ganho na potência, isso não foi suficiente para colocar a nova Fazer 250 na frente das suas principais concorrentes.
Entre as três principais nakeds de baixa cilindrada do mercado, a Fazer 250 acaba ficando atrás de todas.
A Next 300, recém-lançada em nosso mercado e com motor de 278 cc, é a mais potente de todas com seus 27 cavalos. Em segundo vem a CB Twister com 22,4 cavalos e por último está a Fazer 250 e seus 21,3 cavalos.
Fato 10) Preço da nova Fazer 250 2019
Já na comparação de preço podemos dizer que a Fazer 250, vendida apenas na versão com ABS, se torna a mais “em conta” dentre as concorrentes.
Com seu preço sugerido de R$ 15.290 ela fica entre a CB Twister sem ABS, sugerida por R$ 13.990, e a CB Twister com ABS, que sai por R$ 15.530.
A Next 300, apesar de mais potente, também fica pouca coisa acima dos R$ 15 mil. Porém, ela equipa apenas freio combinado.
Fato Extra) Aceleração e volta rápida com a nova Fazer 250
Em testes feitos por pilotos especializados na pista do Haras Tuiuti a Fazer 250 acabou ficando atrás da CB Twister tanto na aceleração quanto na volta mais rápida.
Na aceleração a Fazer 250 fez de 0 a 100 km/h em 11s86, enquanto a moto de 250 cilindradas da Honda fez de 0 a 100 em 11s19 milésimos.
Já na volta rápida, depois de extraírem o melhor tempo de volta possível com cada moto, a diferença ficou de 3 segundos a favor da CB Twister. Foi 1min15s para a moto da Honda contra 1min18s para a da Yamaha.