Qual o óleo certo para diferenciais autoblocantes ou “limited slip”?

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Marcos Thadeu Lobo

Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA.

Diferenciais autoblocantes

Diferenciais autoblocantes – Alguns equipamentos móveis possuem eixos com sistema diferencial do tipo “autoblocante” ou “Limited Slip”. Quando um veículo faz uma curva, a roda do lado externo da curva percorre um trajeto maior que a do lado interno. Se as rodas fossem ligadas através de um eixo rígido, seria necessário que uma delas patinasse,  para compensar a diferença de trajeto. O diferencial liga as duas semi-árvores, permitindo a diferença de rotação entre as rodas.

Diferenciais autoblocantesDiferenciais autoblocantesFiguras 1/2 – Sistema diferencial: compensa a diferença de rotação entre rodas.

Porém, se uma das rodas ficar impossibilitada de girar ou estiver sobre uma superfície lisa todo o esforço do motor será dirigido para a roda submetida a menor esforço que ficará girando livremente, dificultando a movimentação do equipamento. Bloquear-se uma das semi-árvores, eliminando-se o efeito compensador do diferencial, fará com que os eixos tenham rotações iguais e  uma das rodas não ficará girando livremente.

diferenciais autoblocantesdiferenciais autoblocantesFiguras 3/4 – Diferencial autoblocante ou Limited Slip impede o livre giro da roda submetida a menor esforço.

Porém, se equipamentos que possuem diferenciais “autoblocantes” ou “Limited Slip” utilizarem óleos lubrificantes com aditivação API GL-5, apenas sem a adequada aditivação “Limited Slip – LS”  surgirão ruídos, trepidações e possível falha catastrófica do diferencial. Para que isto não venha a ocorrer é necessário que o produto, além de cumprir o nível de desempenho API GL-5, tenha uma aditivação suplementar modificadora de atrito ou “Limited Slip – LS”. Nos manuais de serviço dos ativos móveis que demandam este tipo de produto, geralmente,  vem  a  indicação “utilizar produto API GL 5 LS”.

Diferenciais autoblocantesDiferenciais autoblocantesFiguras 5/6 – Variados tipos de equipamentos móveis necessitam de óleos lubrificantes para diferencial com aditivação “Limited Slip – LS”.

Com vistas à economia, à padronização de produtos ou à dificuldade em adquirir o produto adequado alguns usuários utilizam óleos lubrificantes para uso em diferenciais “autoblocantes” ou “Limited Slip” sem a aditivação apropriada, o que resulta em custosa indisponibilidade de ativos móveis e desnecessários gastos com manutenção corretiva.

Diferenciais autoblocantesDiferenciais autoblocantesFiguras 7/8 – A indisponibilidade do ativo móvel é muito mais custosa que a aquisição de óleo lubrificante adequado.

 

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