Marcos Thadeu Lobo
Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA.
Diferenciais autoblocantes
Diferenciais autoblocantes – Alguns equipamentos móveis possuem eixos com sistema diferencial do tipo “autoblocante” ou “Limited Slip”. Quando um veículo faz uma curva, a roda do lado externo da curva percorre um trajeto maior que a do lado interno. Se as rodas fossem ligadas através de um eixo rígido, seria necessário que uma delas patinasse, para compensar a diferença de trajeto. O diferencial liga as duas semi-árvores, permitindo a diferença de rotação entre as rodas.
Porém, se uma das rodas ficar impossibilitada de girar ou estiver sobre uma superfície lisa todo o esforço do motor será dirigido para a roda submetida a menor esforço que ficará girando livremente, dificultando a movimentação do equipamento. Bloquear-se uma das semi-árvores, eliminando-se o efeito compensador do diferencial, fará com que os eixos tenham rotações iguais e uma das rodas não ficará girando livremente.
Porém, se equipamentos que possuem diferenciais “autoblocantes” ou “Limited Slip” utilizarem óleos lubrificantes com aditivação API GL-5, apenas sem a adequada aditivação “Limited Slip – LS” surgirão ruídos, trepidações e possível falha catastrófica do diferencial. Para que isto não venha a ocorrer é necessário que o produto, além de cumprir o nível de desempenho API GL-5, tenha uma aditivação suplementar modificadora de atrito ou “Limited Slip – LS”. Nos manuais de serviço dos ativos móveis que demandam este tipo de produto, geralmente, vem a indicação “utilizar produto API GL 5 LS”.
Com vistas à economia, à padronização de produtos ou à dificuldade em adquirir o produto adequado alguns usuários utilizam óleos lubrificantes para uso em diferenciais “autoblocantes” ou “Limited Slip” sem a aditivação apropriada, o que resulta em custosa indisponibilidade de ativos móveis e desnecessários gastos com manutenção corretiva.