Honda PCX 160 2023
Continuando a renovação do sue line-up para 2023, a Honda acaba de apresentar o novo PCX 160. Uma das premissas do modelo é a economia de combustível, assim como a robustez, boa performance, facilidade de uso, praticidade e conforto na pilotagem. O compartimento sob o banco é um dos destaques e permite carregar um capacete integral.
A tecnologia Idling Stop, que ajuda a otimizar o consumo e reduzir as emissões de poluentes. O motor recebeu um upgrade, e agora conta com 156 cm³. Este incremento foi necessário devido a introdução de um novo chassi. Essa nova estrutura trouxe especificações diferentes para a ciclística em geral, incluindo o aumento na dimensão dos pneus e novo ajuste de suspensões.
Uma nova personalidade
O novo PCX 160 chega com iluminação em LED redesenhada, além de novas formas que englobam aspectos práticos importantes, como a maior capacidade de armazenamento sob o assento já citado anteriormente, o qual suporta até 30 litros, entrada USB no porta-luvas e um painel “widescreen” como todas as informações necessárias.
São três as versões do modelo nesta nova geração, sendo: PCX 160 CBS, bem como o PCX 160 ABS e o PCX 160 DLX. Em todas há a opção da Smart Key que opera a ignição e a abertura do banco e também aciona um alarme antifurto.
Dessa forma, a mudança entre as versões também é o sistema de frenagem, CBS – Combined Brake System no modelo de entrada, enquanto o PCX ABS e o DLX o sistema vem com ABS de um canal.
Detalhes do novo Honda PCX
Em relação à ergonomia, o assento foi redesenhado para dar ao piloto e ao garupa ainda mais conforto sem alterar a distância em relação ao solo. Outra alteração se dá ao espaço dos pés do piloto, que cresceu 30 mm.
O porta-luvas, posicionado à esquerda do escudo frontal, também teve seu design mudado e agora além de ser mais espaçoso conta com uma entrada USB destinada à recarga de smartphones. Também novo é o item que cobre o reservatório de combustível.
O novo painel “widescreen” dispõe de tecnologia LCD com fundo escuro e indicadores em alto contraste para facilitar a leitura em qualquer condição de luz. O guidão largo e cromado está agora montado sobre suportes de borracha para reduzir os impactos das irregularidades do solo e vibrações do motor.
O coração do scooter agora conta com 156 cm³, do tipo SOHC de 4 válvulas, arrefecido a líquido. A potência máxima passou de 13,2 cv para 16 cv, com torque máximo subindo de 1,38 kgm.f para 1,5 kgm.f. O diâmetro do cilindro passou de 57,3 mm no motor de 150 cc para 60,0 mm no motor 160 cc. O curso foi reduzido de 57,9 mm para 55,5 mm. Já a taxa de compressão foi elevada de 10,6:1 para 12,0:1.
Além disso, o sistema de escapamento também é novo e colabora para melhoria nos índices de emissões. O tanque de 8,0 L permite autonomia de até 350 km. Aliás, essa é um dos grandes diferenciais dos scooter, sua economia.
Honda PCX 160 ABS e PCX 160 DLX
Nas versões PCX ABS e PCX DLX estreia o sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, que limita eventuais perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência. Uma luz-alerta “T” pisca no painel quando o HSTC entra em funcionamento. Assim sendo, o elemento pode ser desligado completamente através de um comando no punho esquerdo.
Chassi
O novo PCX 160 tem um chassi aço tipo berço duplo redesenhado para oferecer mais durabilidade e adequação à maior potência proporcionada pelo novo motor. Desse modo, a distância entre eixos foi alongada em 2 mm.
O peso em ordem de marcha é de cerca 130 kg. Ambas as rodas trazem um novo desenho, ou seja, na traseira o aro passou de 14 para 13 polegadas de diâmetro enquanto os pneus agora são maiores, 110/70-14 o dianteiro e 130/70-13 o traseiro (anteriormente mediam 100/80-14 e 120/70-14).
Do mesmo modo, a suspensão dianteira tem tubos de 31 mm de diâmetro e curso de 100 mm. Os amortecedores traseiros ganharam novas molas para encarar melhor as irregularidades na pavimentação.
A frenagem das versões PCX ABS e PCX DLX é entregue a um cáliper de pistão duplo e disco de 220 mm na dianteira, combinado com um freio a disco traseiro de 220 mm, com sistema ABS de canal único que opera no freio dianteiro. Na versão PCX CBS o freio a disco dianteiro é igual ao dos demais PCX porém com cáliper de 3 pistões, enquanto que atrás a frenagem se dá por tambor de 130 mm de diâmetro, com ambas rodas integradas ao sistema CBS.
Cores e preço
O Honda PCX 2023 chega às concessionárias de todo o Brasil a partir de outubro deste ano, com garantia de três anos e sem limite de quilometragem.
As cores disponíveis para cada um dos modelos, assim como seus preços (base Distrito Federal) são:
- Honda PCX CBS: R$ 15.460,00 – Cinza metálico
- PCX ABS: R$ 17.000,00 – Branco perolizado
- Versão PCX DLX ABS: 17.400,00 – Azul metálico
E você, o que achou desta novidade? Já teve a oportunidade de pilotar um scooter PCX? Acha que essas atualizações vão contribuir para uma maior entrada do modelo no mercado, visto que seus concorrentes, principalmente a Yamaha, estão com uma boa movimentação no segmento? Escreva sua opinião nos comentários!