Ducati Panigale V4 SP
A nova Ducati Panigale V4 SP 2021 surge como se tivesse saído de uma etapa do Mundial de Superbike e fosse exposta na concessionária para que qualquer cidadão comum com coragem e euros suficientes possa comprá-la.
Tais são as capacidades Racing da nova versão que a Ducati incorpora na saga Panigale V4, a SP, recuperando o famoso significado irônico Sport Production, numa versão com uma configuração única que inclui embreagem seca e aros de fibra de carbono e será vendida em um número limitado de unidades e com o número de série gravado na mesa superior da direção.
As credenciais são muito claras com a usina de 214 cv de potência máxima e 12,6 kgf.m de torque para um conjunto pesando 173 kg a seco. No entanto, seu desempenho e eficiência não são a única marca registrada da Panigale V4 SP, pois esta superbike italiana é muito especial em muitos outros aspectos, começando por sua decoração exclusiva, com grande destaque da cor preta em contraste com o alumínio exposto do tanque e reflexos vermelhos em diferentes componentes, muitos deles vindos diretamente da Superleggera V4.
EMBREAGEM SECA E RODAS DE CARBONO
Um dos elementos mais marcantes é a embreagem seca, um dispositivo quase exclusivo de alta performance e que já foi usado há alguns anos por alguma Ducati de série. Este mecanismo proporciona maior eficiência na pista, graças ao seu resfriamento otimizado e à redução de peso envolvido, com menos óleo e tampa mais leve do motor. A transmissão secundária utiliza uma corrente de passo 520, mais estreita e mais leve que a montada na Panigale V4 S.
As rodas de fibra de carbono são 1,4 quilos mais leves que as de alumínio forjado, uma redução muito significativa que resulta em maior agilidade e rapidez nas mudanças de direção.