Ninja 250 2021
A Kawasaki acaba de lançar a nova Ninja 250 2021 e na sua versão STD, que equipa motor bicilíndrico, ela passa a vir com o visual agressivo típico das suas irmãs maiores.
Destinada a ser a porta de entrada do mundo Sport da marca, a novidade foi desenvolvida para atrair os jovens pilotos com design esportivo, preço mais acessível e potência suficiente para não assustar, mas que entrega boa dose de emoção.
Com seus 39 cavalos de potência máxima ela é uma forte concorrente da Yamaha R3, mas isso vamos falar a seguir no vídeo!
Nova Ninja 250 2021 chega muito mais agressiva
Totalmente inspirada na topo de linha da Kawasaki, a superesportiva H2, o design da nova carenada de 250 cilindradas traz linhas anguladas e modernas feitas para pilotos mais jovens e cada vez mais exigentes.
O destaque, claro, está na parte da frente com o conjunto ótico herdado da sua irmã maior e a volumosa carenagem, que dá aquele ar de moto maior.
O tanque estreito na parte das pernas do piloto, mas que é alto e curvado, desenvolvido para dar um pouco mais de porte, aliado ao assento em dois níveis, completam a proposta mais “Racing” da pequena esportiva.
Outro ponto chamativo no modelo é o seu painel de instrumentos. Ele mistura o analógico com o digital, traz até indicador de marchas e é o mesmo equipado na Ninja 650.
Uma grande sacada da Kawasaki está nos piscas dianteiros. Enquanto muitas marcas acabam trazendo piscas enormes que destoam do apelo esportivo e esteticamente são feios, o visual das Ninjas passam a trazer esse tipo de pisca integrado na carenagem.
Ainda são enormes, mas ao menos não ficam “para fora” e acabam harmonizando de uma forma melhor com o restante da moto.
No Brasil a Kawasaki foi evoluindo a Ninja desde a sua primeira versão…
…passando de uma ‘esportivazinha’ de baixa cilindrada com a Ninja 250R, lançada por aqui em 2008, evoluiu para Ninja 300 após alguns anos e agora temos por aqui a agressiva Ninja 400, que com seus 48 cavalos de potência máxima até já pode ser enquadrada como uma média cilindrada.
Com isso muita gente passa a acreditar que seria interessante a fabricante trazer de volta os modelos de 250 cilindradas justamente por serem um pouco mais baratos e mais fáceis de pilotar.
E realmente, com essa evolução de 250 para as 400 cilindradas, digamos que a “porta de entrada” para o mundo “Kawa” acabou se tornando um salto muito grande para quem está começando.
Kawasaki Ninja 250 2021 Potência
Mas voltando a falar da Ninja 250 2021, no coração dessa pequena esportiva temos um novo motor, um pouco mais potente e mais leve.
Equipada de um propulsor bicilíndrico de 249 cilindradas e refrigeração líquida, a Ninja 250 é capaz de gerar a potência máxima de 39 cavalos (a 12.500 rpm) e tem torque de 2,4 kgf.m (a 10.000 rpm).
É uma boa potência para uma 250, porém, com o pico de entrega aos 12.500 giros fica claro que é preciso enrolar e manter o cabo do acelerador enrolado para que a ‘esportivinha’ chegue ao seu ápice.
Caso fosse lançada por aqui sua principal concorrente seria a Yamaha R3 e, para critério de comparação, a moto da Yamaha equipa um bicilíndrico de 321 cc que entrega 42 cavalos a pouco mais de 10 mil giros (10.750 rpm). São 3 cavalos de diferença entre as duas.
Aliado a esse motor a Ninja 250 traz um câmbio de seis velocidades que tem acionamento com esforço reduzido e tecnologia que evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marchas ao equipar embreagem assistida e deslizante.
Nas suspensões ela traz garfo convencional com 41 mm de diâmetro na dianteira, sem regulagem, e suspensão monochoque com ajustes na pré-carga da mola na traseira. Enquanto que os freios são a disco em formato de pétala nas duas rodas com disco de 310 mm na frente e 220 mm atrás.
Segundo testes feitos na Malásia, um dos principais mercados da Ninja 250, as suspensões têm comportamento regular e os freios poderiam ser melhores, tendo ao menos sistema ABS para auxiliar em uma frenagem de emergência.
Nova Ninja 250 Consumo de combustível
Com seus 164 quilos em ordem de marcha, ainda segundo essa avaliação, o consumo médio da pequena esportiva de entrada ficou em 26 km/l.
Esse consumo, aliado ao tanque de combustível com capacidade para 14 litros de combustível, permite uma autonomia para rodar mais de 360 quilômetros com apenas uma bastecida completa.
Kawasaki Ninja 250 2021 Preço
Agora falando de preço, a coisa fica interessante se formos comparar os preços de lá com os de cá.
Com preço sugerido de pouco mais de 23 mil Ringgit Malaio (23,071), a moeda oficial da Malásia, a nova Ninja 250 2021 ficaria na casa dos R$ 29,7 mil (29.726) em conversão direta para o Real.
Porém, utilizando o valor da Ninja 400 de lá como base, que teria o preço na casa dos R$ 38 mil (38.457) e comparando com a Ninja 400 vendida por aqui, com preço sugerido de R$ 27 mil (26.990), podemos ver que há uma diferença na casa dos R$ 10 mil.
Isso nos levaria a crer que caso uma nova Ninja 250 fosse lançada por aqui ela poderia ter o preço na casa dos R$ 20 mil ou coisa pouca maior, se tornando uma boa opção, já que a R3 tem preço sugerido na casa dos R$ 26 mil.
Em nosso canal no Youtube publicamos um vídeo completo mostrando todas os detalhes dessa pequena esportiva, assista abaixo:
E aí, você concorda que a Kawasaki deveria relançar sua Ninja 250 em uma versão atualizada aqui no nosso mercado para ser a porta de entrada das esportivas da marca?
Particularmente falando, acredito que seria interessante ter uma opção mais acessível e menor, porém, talvez os números de vendas não sejam suficientes para justificar o modelo por aqui. O que acha? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.