Nova Ninja 250 2021 é lançada com preço de até 20 mil

Kawasaki Ninja 250 2021 é lançada com visual extremamente agressivo, alinhado com as irmãs maiores, e pode custar até 20 mil. Veja tudo!

32037

Ninja 250 2021Ninja 250 2021

A Kawasaki acaba de lançar a nova Ninja 250 2021 e na sua versão STD, que equipa motor bicilíndrico, ela passa a vir com o visual agressivo típico das suas irmãs maiores.

Destinada a ser a porta de entrada do mundo Sport da marca, a novidade foi desenvolvida para atrair os jovens pilotos com design esportivo, preço mais acessível e potência suficiente para não assustar, mas que entrega boa dose de emoção.

Com seus 39 cavalos de potência máxima ela é uma forte concorrente da Yamaha R3, mas isso vamos falar a seguir no vídeo!

ninja250-2021-01

Nova Ninja 250 2021 chega muito mais agressiva

Totalmente inspirada na topo de linha da Kawasaki, a superesportiva H2, o design da nova carenada de 250 cilindradas traz linhas anguladas e modernas feitas para pilotos mais jovens e cada vez mais exigentes.

O destaque, claro, está na parte da frente com o conjunto ótico herdado da sua irmã maior e a volumosa carenagem, que dá aquele ar de moto maior.

ninja250-2021-02

O tanque estreito na parte das pernas do piloto, mas que é alto e curvado, desenvolvido para dar um pouco mais de porte, aliado ao assento em dois níveis, completam a proposta mais “Racing” da pequena esportiva.

Outro ponto chamativo no modelo é o seu painel de instrumentos. Ele mistura o analógico com o digital, traz até indicador de marchas e é o mesmo equipado na Ninja 650.

ninja250-2021-03

Uma grande sacada da Kawasaki está nos piscas dianteiros. Enquanto muitas marcas acabam trazendo piscas enormes que destoam do apelo esportivo e esteticamente são feios, o visual das Ninjas passam a trazer esse tipo de pisca integrado na carenagem.

Ainda são enormes, mas ao menos não ficam “para fora” e acabam harmonizando de uma forma melhor com o restante da moto.

No Brasil a Kawasaki foi evoluindo a Ninja desde a sua primeira versão…

ninja250-2021-04-evolucao-ninja

…passando de uma ‘esportivazinha’ de baixa cilindrada com a Ninja 250R, lançada por aqui em 2008, evoluiu para Ninja 300 após alguns anos e agora temos por aqui a agressiva Ninja 400, que com seus 48 cavalos de potência máxima até já pode ser enquadrada como uma média cilindrada.

Com isso muita gente passa a acreditar que seria interessante a fabricante trazer de volta os modelos de 250 cilindradas justamente por serem um pouco mais baratos e mais fáceis de pilotar.

E realmente, com essa evolução de 250 para as 400 cilindradas, digamos que a “porta de entrada” para o mundo “Kawa” acabou se tornando um salto muito grande para quem está começando.

ninja250-2021-05

Kawasaki Ninja 250 2021 Potência

Mas voltando a falar da Ninja 250 2021, no coração dessa pequena esportiva temos um novo motor, um pouco mais potente e mais leve.

ninja250-2021-06-potencia

Equipada de um propulsor bicilíndrico de 249 cilindradas e refrigeração líquida, a Ninja 250 é capaz de gerar a potência máxima de 39 cavalos (a 12.500 rpm) e tem torque de 2,4 kgf.m (a 10.000 rpm).

É uma boa potência para uma 250, porém, com o pico de entrega aos 12.500 giros fica claro que é preciso enrolar e manter o cabo do acelerador enrolado para que a ‘esportivinha’ chegue ao seu ápice.

ninja250-2021-07-vs-R3

Caso fosse lançada por aqui sua principal concorrente seria a Yamaha R3 e, para critério de comparação, a moto da Yamaha equipa um bicilíndrico de 321 cc que entrega 42 cavalos a pouco mais de 10 mil giros (10.750 rpm). São 3 cavalos de diferença entre as duas.

Aliado a esse motor a Ninja 250 traz um câmbio de seis velocidades que tem acionamento com esforço reduzido e tecnologia que evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marchas ao equipar embreagem assistida e deslizante.

Nas suspensões ela traz garfo convencional com 41 mm de diâmetro na dianteira, sem regulagem, e suspensão monochoque com ajustes na pré-carga da mola na traseira. Enquanto que os freios são a disco em formato de pétala nas duas rodas com disco de 310 mm na frente e 220 mm atrás.

Segundo testes feitos na Malásia, um dos principais mercados da Ninja 250, as suspensões têm comportamento regular e os freios poderiam ser melhores, tendo ao menos sistema ABS para auxiliar em uma frenagem de emergência.

ninja250-2021-08

Nova Ninja 250 Consumo de combustível

Com seus 164 quilos em ordem de marcha, ainda segundo essa avaliação, o consumo médio da pequena esportiva de entrada ficou em 26 km/l.

Esse consumo, aliado ao tanque de combustível com capacidade para 14 litros de combustível, permite uma autonomia para rodar mais de 360 quilômetros com apenas uma bastecida completa.

ninja250-2021-00

Kawasaki Ninja 250 2021 Preço

Agora falando de preço, a coisa fica interessante se formos comparar os preços de lá com os de cá.

Com preço sugerido de pouco mais de 23 mil Ringgit Malaio (23,071), a moeda oficial da Malásia, a nova Ninja 250 2021 ficaria na casa dos R$ 29,7 mil (29.726) em conversão direta para o Real.

Porém, utilizando o valor da Ninja 400 de lá como base, que teria o preço na casa dos R$ 38 mil (38.457) e comparando com a Ninja 400 vendida por aqui, com preço sugerido de R$ 27 mil (26.990), podemos ver que há uma diferença na casa dos R$ 10 mil.

ninja250-2021-10

Isso nos levaria a crer que caso uma nova Ninja 250 fosse lançada por aqui ela poderia ter o preço na casa dos R$ 20 mil ou coisa pouca maior, se tornando uma boa opção, já que a R3 tem preço sugerido na casa dos R$ 26 mil.

Em nosso canal no Youtube publicamos um vídeo completo mostrando todas os detalhes dessa pequena esportiva, assista abaixo:

E aí, você concorda que a Kawasaki deveria relançar sua Ninja 250 em uma versão atualizada aqui no nosso mercado para ser a porta de entrada das esportivas da marca?

Particularmente falando, acredito que seria interessante ter uma opção mais acessível e menor, porém, talvez os números de vendas não sejam suficientes para justificar o modelo por aqui. O que acha? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.