Kawasaki Endeavor
Nova moto elétrica da Kawasaki foi apresentada no Salão de Milão de 2019 sem exibir detalhes técnicos, mas agora passa a ter informações divulgadas, como o exclusivo câmbio manual.
Na época chamada de EV Project, hoje a primeira motocicleta movida por um propulsor elétrico a ser fabricada pela marca japonesa se chama Kawasaki EV Endeavor e chega com uma proposta esportiva, baseada na família Ninja de 300 e 400 cilindradas.
Segundo informações de sites internacionais, o motor da nova Ninja Elétrica poderá fornecer aproximadamente 26 cavalos de potência máxima e consideráveis quilos de torque instantâneos ao primeiro toque do acelerador.
Nova Kawasaki Ninja Elétrica com câmbio manual
A nova moto elétrica da Kawasaki apareceu de forma sutil em novembro de 2019 durante o EICMA, às sombras dos principais lançamentos da marca para aquele momento, novas Z900 e Z650, modelos movidos a combustão.
Mas aos poucos a fabricante foi divulgando detalhes de seu novo projeto movido por baterias de íon-lítio até chegar em uma das características que mais chama atenção: o modelo permitirá ao piloto trocar as marchas através de um câmbio manual de 4 velocidades.
Esse tipo de câmbio é extremamente incomum para veículos elétricos, principalmente para motocicletas. Até então foram vistos poucos modelos elétricos de apelo comercialmente aceitável que equipam tal câmbio.
Outro item interessante para a nova Ninja Elétrica é o seu sistema de transmissão. Em vez de utilizar uma correia como a maiorias dos veículos elétricos, a Kawasaki Endeavor utiliza um sistema comum em motos à combustão, com corrente, coroa e pinhão, como podemos ver nas imagens.
De uma forma geral o modelo foi projetado com um quadro semelhante aos equipados na família Ninja da marca. O destaque para seu chassi de treliça tubular é que ele foi desenvolvido para que se tenha fácil acesso ao motor, facilitando em casos de reparos.
Esse é outro diferencial, pois em outras motocicletas elétricas é comum que o motor fique em locais menos acessíveis e “escondidos” por partes plásticas.
Kawasaki Ninja Endeavor Design
Na parte visual podemos observar que o modelo usado durante os testes e produção dos vídeos oficiais da Kawasaki são basicamente uma Ninja 300 elétrica.
Acreditamos que, por se tratar de um projeto que já vinha sido desenvolvido há anos, a fabricante acaba por manter seu design dessa forma até o futuro lançamento da versão final.
Que deve seguir a linha visual das novas Ninja 400 que temos por aqui ou ZX-25R do mercado internacional.
Ainda não existem maiores informações sobre a parte técnica do modelo. Especula-se, tendo como informações outras publicações da Kawasaki, que a nova Ninja Elétrica tenha autonomia para rodar até 100 km com uma única carga em sua bateria.
Também se acredita que a Kawasaki possa desenvolver sua primeira moto elétrica pensando nas competições, visto que seus testes e apelo esportivo estão claramente evidentes nos materiais divulgados pela fabricante.
Por enquanto não há data de lançamento oficial da nova Kawasaki Endeavor e nem se ela será uma moto de linha de produção, que será comercializada para o cliente final. E então, uma moto elétrica com câmbio manual cairia bem no Brasil?