Honda Elite 125
Com exato um ano de mercado, Honda Elite 125 acumulou quase 2.000 unidades vendidas apenas em janeiro, registrando recorde em emplacamentos.
Com volume 11% maior, ao todo entraram em circulação no país nesse primeiro mês do ano 1.942 unidades da scooter porta de entrada da Honda. Isso mantem a Elite 125 como a líder do segmento na mesma faixa de preço.
Nós andamos nessa pequena scooter durante seu lançamento e ficamos satisfeitos com o “conjunto da obra”. Ela entrega agilidade, conforto e estilo.
Honda Elite 125 começa 2020 com tudo
Ao todo, até o momento já foram emplacadas aproximadamente 20 mil unidades da Elite 125 desde quando chegou nas lojas, em janeiro de 2019. Só no mês de janeiro desse ano foram praticamente 10% desse volume total, com quase duas mil unidades.
Sua principal concorrente, a Yamaha Neo 125, emplacou pouco mais da metade desse volume para o mesmo mês, com suas 1.094 unidades vendidas em janeiro de 2020.
Os modelos, Elite 125 e Neo 125, são o primeiro degrau para muitas pessoas que começam a tomar gosto pelo mundo de duas rodas, mas também acabam se tornando opção para aqueles que buscam um segundo veículo mais prático e barato para o dia a dia, como os proprietários de motos maiores ou carros.
Avaliação Elite 125
Fomos convidados pela Honda para o evento de lançamento e test-ride da Elite 125 para a imprensa especializada no final de 2018, onde rodamos pelas ruas de Santos.
Durante a avaliação da Elite 125 pudemos colocar a scooter de entrada em diversas condições de uso urbano, rodando no asfalto, pavimento esburacado e de calçamento (lajotas) e até subimos e descemos algumas ladeiras.
O desempenho da motinho de proporções pequenas chegou a surpreender, tanto em força, quanto em agilidade e conforto. Veja abaixo o vídeo de primeiras impressões:
Durante os testes algo que chamou nossa atenção foi o “triângulo” formado pela suspensão dianteira que absorveu bem os impactos e imperfeições da pista, o assento e sua posição/camada de espuma e a suspensão traseira que trabalhou bem por todo percurso.
O motor tem 124,9 cilindradas e é capaz de gerar pouco mais de 9 cavalos de potência máxima, mas o que é interessante nela é o seu torque de 1,05 kgf.m que ajuda a empurrar rapidamente a Elite nas saídas de semáforos e em subidas de ladeiras, como fizemos.
A Elite é um modelo comercializado a quase 40 anos no mercado internacional. Entre seus atributos está o design arrojado, freios CBS, painel digital com velocímetro em barras, farol em LED e quatro opções de cores (vermelho perolizado, azul claro perolizado, branco e preto).
Honda Elite 125 Preço
Outro ponto a ser destacado, já fazendo uma comparação com sua principal concorrente, é a ergonomia da Elite 125.
Com assoalho plano, a pequena scooter oferece bom espaço para as pernas. Medindo 1,80 m de altura, minhas pernas não chegaram a encostar na parte dianteira interna como acontece na Neo 125. Isso agradou bastante durante a pilotagem e manobra.
Quando chegou ao mercado ano passado a Elite 125 tinha preço sugerido de R$ 8.250,00. Hoje ela é oferecida pela Honda por R$ 8.585,00 sem frete.
Alexandre Curry, Diretor Comercial da Honda Motocicletas, diz que “o crescimento do segmento de scooters é um fator que temos observado nos últimos anos e demonstra o quanto esses modelos assumem a dianteira entre as soluções de mobilidade nos centros urbanos”.
“Os modelos conquistam, principalmente, os motociclistas que estão entrando no universo das duas rodas, devido à facilidade de pilotagem, além de atraírem também os usuários de automóveis, que buscam um meio de transporte conveniente e econômico para as grandes cidades, dentre outros perfis de clientes ”, conclui Curry.