BMW S 1000 RR 2020
Com investimentos na casa dos R$ 4,7 milhões, BMW confirma que a nova geração da sua superesportiva S 1000 RR 2020 será totalmente produzida no Brasil, em sua fábrica de Manaus (AM).
O novo modelo de 1000 cilindradas da BMW está mais leve, aerodinâmico, potente e eficiente. As mudanças vão desde seu visual totalmente reformulado e chegam na parte mecânica, como o novo motor.
A produção na fábrica de Manaus da nova S 1000 RR 2020 começará oficialmente em 12 de setembro e será viabilizada pela implementação de novas tecnologias na manufatura e treinamento dos cerca de 175 colaboradores (diretos e indiretos).
Nova BMW S 1000 RR 2020
Chegando em sua segunda geração, a nova BMW S 1000 RR 2020 passou por uma boa atualização no seu visual.
A principal mudança está na dianteira. Quem não lembra do inconfundível farol assimétrico da superesportiva da BMW? Vista de frente, tínhamos um farol angulado e moderno do lado esquerdo e um farol menor e arredondado do lado esquerdo.
Diga adeus a eles. Agora a nova S 1000 RR conta com dois faróis em LED em sua dianteira que são menores, mais modernos e simétricos.
Segunda Geração BMW S 1000 RR 2020
Mas as mudanças não ficaram limitadas apenas ao visual, pois a mecânica da superesportiva da marca alemã também foi atualizada.
O novo motor, por exemplo, ficou mais potente. Contando com a nova tecnologia ShiftCam de comando de válvulas variável, o quatro cilindros em linha de de 999 cc pode gerar até 207 cv de potência máxima a 13.500 rpm e torque máximo de 11,5 kgf.m aos 11 000 giros.
Esse motor está 4 kg mais leve que o anterior e contribuiu para que a nova S 1000 RR ficasse cerca de 11 kg mais leve em sua versão 2020. Dos 208 kg totais, agora ela passa a pesar 197 kg. Se proprietário optar pelo kit adicional “M” ela fica ainda mais leve, chegando aos 193 kg.
Visando deixar sua superesportiva mais suave para uma pilotagem menos agressiva em percursos diários a BMW adotou bastante eletrônica, como é o caso dos quatro modos de pilotagem (Dynamic, Road, Rain e Race), assistente de partida em subidas e anti-wheelie.
Mas para os pilotos que desejam fazer os tradicionais “track day” e colocar a máquina de 1000 cilindradas à prova na pista a BMW S 1000 RR dispões dos chamados “Pro Modes” totalmente ajustáveis.
São três modos de pilotagem, Race Pro 1, 2 e 3, que podem ser ajustados de acordo com cada ocasião. Neles os níveis de atuação do controle de tração, controle de ABS atuante em curvas, controle de torque e de freio motor podem ser ajustados.
Completando o pacote tecnológico presente nos “Pro Modes” estão o controle de largada e outro item bem interessante, o limitador de velocidade nos boxes, onde o piloto pode pré-configurar uma velocidade fixa para não ultrapassar o limite definido pela direção de prova.
Junto a isso está o quickshifter bidirecional, que pode ser usado tanto para subir as marchas como para reduções.
A BMW Motorrad Brasil informa que a nova S 1000 RR 2020 chegará ainda esse ano ao mercado nacional. A expectativa é que o modelo esteja nas lojas até o final do ano.
Nova BMW S 1000RR será fabricada em Manaus
Com investimentos acima de R$ 75 milhões desde o início das operações, em 2016, a fábrica da BMW em Manaus (AM) produz um total de dez modelos diferentes que são responsáveis por 99% da demanda de motocicletas BMW Motorrad no Brasil.
O investimento anunciado de R$ 4,7 milhões é para nacionalizar a produção dessa nova geração da BMW S 1000 RR. A fábrica é a única unidade de produção 100% voltada para a fabricação de motocicletas fora da Alemanha.
“Estamos muito orgulhosos em anunciar a produção local da nova S 1000 RR, uma verdadeira superesportiva de competição que oferece o que há de mais moderno na marca em termos de tecnologia embarcada, estilo e performance”, afirma Alejandro Echeagaray, Presidente da fábrica do BMW Group em Manaus (AM).
“Nós acreditamos no potencial do mercado brasileiro, hoje o sétimo maior mercado da BMW Motorrad em todo o mundo”, completa Echeagaray.