BMW F850 RS
Novíssima BMW F850 RS é registrada primeiro no Brasil, mesmo após ter sido flagrada em testes na Europa e até ter seu nome publicado em um comunicado oficial da marca no exterior.
É modelo é uma versão Tourer, mais voltada para o uso no asfalto, do que sua irmã F850 GS e chegou a ser chamada de F850 XR, buscando associação com a Sport-Touring S1000 XR da marca.
Porém, a versão de 850 cilindradas é menos esportiva e está sendo classificada apenas como um modelo feito para viagens confortáveis no asfalto. Com esse registro no Brasil ela será uma pedra no sapato da recém-lançada Tracer 900 GT da Yamaha?
Nova BMW F850 RS baseada no conceito 9Cento
A nova BMW F850 RS foi baseada no conceito da BMW 9Cento (veja mais) que, assim como a S 1000 XR, misturava três mundos distintos: esportivo, aventureiro e touring. Porém, nessa versão final a motocicleta ficou mais touring.
O modelo conceito BMW 9Cento, se pronuncia “Nove Cento”, foi apresentado durante o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, na Itália, e veio como uma resposta ao público após a fabricante alemã ter perdido seu chefe de design de veículos para a Indian Motorcycles em abril de 2018.
Essa versão trazia itens inéditos e únicos que só um modelo conceito poderia trazer. Além do visual futurístico e agressivo, algo que chamou muito atenção é o seu compartimento de bagagem (baús) que são encaixados através de um sistema de eletroímãs.
Nova BMW F850 RS é registrada no Brasil
A nova BMW F850 RS foi flagrada em testes na Europa, mas foi registrada como um modelo de linha de produção, curiosamente, primeiro aqui no Brasil. O registro do seu design no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) aconteceu há pouco tempo atrás.
Aliás, no visual o modelo remete um pouco da agressividade da S1000 XR, com linhas anguladas, trazendo até mesmo o característico conjunto dianteiro, porém, com faróis menos robustos.
A F850 RS será a versão de entrada da marca para o mundo Tourer, que conta com os modelos mais caros como as R1250 RT e K 1600 GT.
A nova BMW F850 RS vai herdar a mecânica da sua irmã mais aventureira, a F850 GS, claro. O motor será o mesmo bicilíndrico de 853 cilindradas que é capaz de gerar 95 cavalos de potência máxima e torque na casa dos 9 kgf.m. Para o Brasil esses números poderão ser diferentes.
A grande diferença entre elas estará justamente na proposta. Enquanto uma possui suspensões de curso mais longo e rodas maiores, voltadas a aventura, a outra deverá vir com suspensão mais voltada para o asfalto e roda menor.
No quesito rodas essa informação já foi confirmada, a versão 850 RS virá equipada com roda de 17 polegadas na dianteira enquanto que a 850 GS equipa uma roda de 21 polegadas na frente. Outra diferença está no tipo delas, sendo que na GS são raiadas.
Nova BMW F850 RS data de chegada
Por enquanto ainda não há uma previsão de chegada da nova tourer da BMW ao Brasil e até no mercado internacional. É esperado que o modelo seja apresentado no final de 2019, durante o Salão de Milão e, quem sabe até no Brasil, durante o Salão Duas Rodas.