Honda Gold Wing 2019
Nova Honda Gold Wing 2019 chega ao mercado brasileiro totalmente reprojetada, com mais tecnologia embarcada, compacta, leve e potente.
O modelo equipa um motor de arquitetura boxer com 6 cilindros, agora com cabeçotes Unicam de quatro válvulas por cilindro e que passou a ter 1833 cilindradas. O câmbio é um DCT (Dual Clutch Transmission) de última geração que possui 7 marchas na versão Tour.
Já disponível nas concessionárias Honda Dream, rede mais exclusiva da marca no país, a novidade é oferecida em duas versões: Honda GL 1800 Gold Wing (R$ 136.550,00) e Honda GL 1800 Gold Wing Tour (R$ 156.550,00).
Nova Honda Gold Wing 2019 no Brasil
A Honda afirma que a nova Gold Wing 2019 é dotada da mais atual tecnologia disponível para suas motos. Tendo sua primeira versão lançada em 1975, a motocicleta foi pensada para cruzar grandes distâncias com extremo conforto e segurança.
Nessa nova geração, a Gold Wing recebeu uma profunda remodelação. O objetivo da Honda ao reprojetar cada componente desta versão foi o de oferecer aos fãs do modelo a excelência em termos de tecnologia motociclística, mantendo, porém, a personalidade úncia do modelo.
O resultado foi uma nova versão completamente repaginada, recheada de tecnologia, quase 40 kg mais leve que a versão anterior e 8 cavalos mais potente graças ao aperfeiçoamento feito em seu motor.
Honda GL 1800 Gold Wing 2019 Motor e Transmissão
A nova Gold Wing 2019 está mais compacta e leve (menos 39 kg na versão Gold Wing e menos 18 kg na versão Tour) que a sua versão anterior.
Seu motor mantem a clássica arquitetura boxer de 6 cilindros, agora com cabeçotes Unicam de quatro válvulas por cilindro, mas que foi aperfeiçoado na gestão eletrônica, podendo ser ajustado de acordo com quatro diferentes “riding modes”: Tour, Sport, Econ e Rain.
Acelerador eletrônico, controle de tração, assistente de partida em subidas e sistema Start&Stop são outros aperfeiçoamentos introduzidos ao exclusivo (e mais caro) modelo Tour na versão 2019.
Apesar de preservar a mesma arquitetura e praticamente a mesma capacidade cúbica (de 1.832 cc cresceu para 1.833 cc), o motor da nova Gold Wing ganhou mais potência e torque. Agora são 126 cv contra os 118 cv e 17,34 kgf.m ante os 17,0 kgf.m da antiga versão.
O próprio motor em sim está mais leve. São 3,8 kg mais leve (versão Tour) e 29 mm mais curto que o motor da Gold Wing anterior.
Acoplado ao motor está a última geração do moderno câmbio de dupla embreagem DCT (Dual Clutch Transmission) com sete marchas (versão Tour). O piloto tem a opção de usar o modo automático ou selecionar a marcha desejada através de comandos no punho esquerdo.
O câmbio DCT que equipa a nova Gold Wing Tour oferece ainda a inédita modalidade “Walking Mode”, que movimenta a motocicleta em velocidade limitada (1,8 km/h à frente e 1,2 km/h em marcha a ré) para auxiliar o piloto nas manobras de estacionamento.
Honda Gold Wing 2019 Ciclística e Chassi
No que diz respeito à parte ciclística – chassi e suspensões – a Honda fez da GL 1800 Gold Wing 2019, de acordo com as palavras de Yutaka Nakanishi, Large Project Leader, “uma das bandeiras tecnológicas da Honda.”
O inédito chassi duplo trave de alumínio fundido sob pressão é 2 kg mais leve que o anterior. A posição de pilotagem, assim como o posicionamento do motor na estrutura, foi avançada.
Tal solução associada à introdução de uma inovadora suspensão dianteira por duplo braço oscilante resultou em um comportamento estável e fluido tanto em velocidades baixas, típicas dos percursos urbanos, como em rápidas rodovias e percursos com curvas.
A Honda informa que os atuais parâmetros de comportamento ciclístico foram elevados de maneira significativa, sendo resultado não apenas da geometria do novo sistema, mas também ao atrito reduzido em cerca de 30% na suspensão por duplo braço oscilante em comparação ao sistema telescópico tradicional.
Na nova suspensão dianteira da Gold Wing 2019, a função amortizante do sistema está separada do sistema de direção, o que resulta em 40% a mais de agilidade na ação do guidão.
A suspensão traseira é também inédita e se vale de uma balança de suspensão do tipo monobraço Pro-Arm conectada ao sistema Pro-Link, solução que favoreceu aspectos de manutenção e design, contribuindo para a ação mais progressiva da suspensão traseira, assegurando maior estabilidade e conforto.
Tanto a suspensão dianteira como a traseira da versão Tour dispõem de regulagem eletrônica automática, que se ajusta de acordo com o Riding Mode selecionado pelo piloto.
Também é possível intervir na regulagem da pré-carga da mola do amortecedor posterior através de um prático comando elétrico. São quatro as opções de ajuste: só piloto, piloto+bagagem, piloto+passageiro e piloto+passageiro+bagagem.
Nova Gold Wing 2019 Freios e Segurança
Quanto aos freios, na Gold Wing 2019 está presente o consagrado sistema D-CBS (Dual Combined Braking System) com ABS de última geração, que distribui a potência de frenagem nas duas rodas de acordo com o ajuste do Riding Mode.
O freio dianteiro tem cálipers de seis pistões que atuam em dois discos de 320 mm, enquanto que na traseira o cáliper é de três pistões e o disco de 316 mm. O pneu dianteiro é 130/70 R18, enquanto, atrás o pneu é um 200/55 R16.
Por último, está o exclusivo fato de a Honda GL 1800 Gold Wing 2019 Tour continuar sendo a única motocicleta da atual produção mundial dotada de Airbag de série. Segurança garantida.
Honda Gold Wing 2019 Design e Equipamentos
A Honda destaca que a Gold Wing 2019 é uma motocicleta contemporânea que abriu mão das linhas imponentes da versão anterior para buscar mais elegância, eficiência aerodinâmica e até um pouco de esportividade.
“Formas sofisticadas, linhas tensas”. Esta foi a frase que guiou a equipe de projetistas da nova Gold Wing, cuja silhueta emana uma clara mensagem de equilíbrio entre capacidades dinâmicas, a tradicional qualidade dos materiais empregados e o primoroso acabamento.
Dona de um estilo inconfundível onde se destacam a projeção da parte frontal, a harmoniosa linha de cintura e o elegante e acolhedor posto do piloto e acompanhante, o conceito aerodinâmico do novo modelo difere do anterior, no qual havia uma ampla área entre o piloto e o para-brisa, que criava uma grande “ilha” de ar calmo mesmo em velocidades elevadas.
Agora o piloto fica mais próximo do para-brisa, regulável tanto em altura como em inclinação, e um apurado estudo aerodinâmico permitiu melhorar não só o coeficiente aerodinâmico, visando melhor desempenho e eficiência, como dar a piloto e passageiro o conforto dinâmico digno de uma Gold Wing.
Neste novo cockpit se destaca o painel com tela TFT colorida de 7 polegadas, que oferece o mais completo nível de informações sobre a motocicleta, sistema de áudio, navegação e do controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control), regulagem de suspensão e Cruise Control.
Os assentos continuam individuais para piloto e passageiro, a ergonomia é impecável e no “top box” e nas protetivas malas laterais há capacidade de transportar uma grande quantidade de bagagem – 110 litros, na versão Tour.
A Gold Wing Tour 2019 é compatível com o Apple CarPlay e a conectividade é facilitada pela porta USB e Bluetooth. Abaixo, a lista dos principais itens da nova Gold Wing 2019:
- Linhas aerodinâmicas, visual contemporâneo e alta tecnologia
- Sistema de gestão e controle do aquecimento e dos fluxos de ar
- Para-brisa regulável eletricamente variando inclinação e altura
- Cruise Control de ação gradativa com sistema TBW (Throttle By Wire)
- Ampla capacidade de carga e top box para dois capacetes integrais
- Display TFT de 7″ com informações completas de áudio e navegação
- Conectividade Apple CarPlay, Bluetooth e USB
- Full-LED e indicadores de direção com desarme automático
- Smart Key com comando para abertura de malas laterais e top box
- Novo chassi dupla trave de alumínio
- Suspensão dianteira por duplo braço oscilante
- Suspensão traseira com nova balança monobraço Pro-Arm
- Regulagem eletrônica das suspensões com base no Riding Mode
- Pré-carga da mola/amortecedor traseiro regulável eletricamente (Tour)
- Freios combinados D-CBS (Dual Combined Braking System) com ABS
- Novo motor boxer 6 cilindros de 1.833 cc, cabeçotes de 4 válvulas
- Acelerador eletrônico TBW (Throttle By Wire) e 4 Riding Modes
- Controle de tração HSTC (Tour)
- Start&Stop com sistema ISG (Integrated Starter Generator)
- Sistema HSA (Hill Start Assist) para saídas em subida
- Novo câmbio DCT (Dual Clutch Transmission) com 7 marchas (Tour)
- Função ‘Walking Mode’ para manobras de estacionamento
- Integração total entre os 4 Riding Mode e o câmbio DCT (Tour)
Diferenças entre a versão Gold Wing e Gold Wing Tour 2019
A Honda Gold Wing está disponível nas cores cinza fosco para a versão GL 1800 Gold Wing e vermelha para a versão GL 1800 Gold Wing Tour.
A Gold Wing Tour 2019 se difere ao oferecer itens exclusivos, como a transmissão DCT de 7 velocidades – ante a de 6 marchas convencionais na versão Gold Wing – airbag, suspensão traseira com ajustes eletrônicos pré-definidos em quatro posições (somente piloto, piloto e bagagem, piloto e passageiro, piloto, passageiro e garupa), altura do para-brisa e top box adicional.
O preço público sugerido é de R$ 136.550,00 na versão Gold Wing e R$ 156.550,00 na versão Tour. Os modelos têm garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem e Honda Assistence em 5 países da América do Sul.