Anakee Adventure para moto Bigtrail, da Michelin

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Anakee AdventureAnakee Adventure

A Michelin apresenta ao mercado brasileiro o novo pneu Anakee Adventure, para motos bigtrail e uso misto entre estrada e off-road. O novo pneus se encaixa entre o Road 5 Trail, puramente para uso em pisos pavimentados, e o Anakee Wild, pneus para uso off-road. A Michelin considera que 80% dos donos de motocicletas bigtrail utilizam suas motos 90% do tempo em piso asfaltado, mas precisa de um pneus um pouco mais preparado para encarar algumas pequenas aventuras fora-da-estrada.

Anakee Adventure dianteiro: Aro 21" e 19"
Anakee Adventure dianteiro: Aro 21″ e 19″

O Anakee Adventure é um pneu desenvolvido para 80% de uso urbano e 20% track/trail e ele chega para atender às necessidades e expectativas desse consumidor que não quer ficar trocando de pneu a toda hora para suas pequenas incursões nos passeios off-road”, fala Antonio Barbosa, diretor comercial da Michelin. O Anakee Adventure tem design muito parecido com o Metzeler Tourance, que tem igual característica de uso num off-road leve e também no asfalto. No entanto, a Michelin procurou inovar e dar ao Anakee Adventure temperos de tecnologia mais apurados

Anakee Adventure traseiro: aro 17" e 18", em várias medidas
Anakee Adventure traseiro: aro 17″ e 18″, em várias medidas

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Anakee Adventure: um pneu para tudo

Antonio Barbosa, diretor comercial da Michelin: um pneu para todos os usos
Antonio Barbosa, diretor comercial da Michelin: um pneu para todos os usos

“É o primeiro pneu de uso misto com a tecnologia 2CT (duplo composto de borracha), até agora apenas utilizada em pneus para asfalto, onde a faixa central dos pneus tem composto de borracha mais duro e as laterais tem composto mais macio. “O Anakee Adventure traz essa característica justamente para oferecer ao consumidor um pneus seguro para todas as condições de uso, asfalto, chuva, curvas, e que garanta a durabilidade”, explica Daniel D’Almeida, gerente de marketing da Michelin.

Essa característica exigiu uma nova estrutura para o pneu Anakee Adventure, onde o composto de borracha usado no centro do pneu funciona como uma camada rígida abaixo do composto utilizado para as laterais até os ombros, buscando dar mais estabilidade em inclinações e oferecer desempenho seguro e aderência em condições úmidas ou secas sem prejudicar a vida útil do pneu. O desenho da banda de rodagem tem sulcos mais largos e mais fundos, para dar escoamento à água e permitir boa capacidade de tração em qualquer tipo de piso, aumentando a confiança e o conforto do motociclista.

Rodamos com a BMW R 1200 GS Adventure: comportamento muito bom dos pneus tanto no bom asfalto da pista, quanto no pequeno trecho off-road, com pedras, cavas e um pouco de lama

Rodamos com a BMW R 1200 GS Adventure: comportamento muito bom dos pneus tanto no bom asfalto da pista, quanto no pequeno trecho off-road, com pedras, cavas e um pouco de lama

No rápido test-ride proporcionado pela Michelin na pista com asfalto perfeito do Autódromo Velo Città, na cidade de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, e também num pequeno trecho off-road ao redor da pista, foi possível perceber que o Anakee Adventure, apesar do desenho da banda com gomos independentes, não é ruidoso em excesso e mantém ótimo desempenho em retas, curvas e frenagens, além de oferecer boa aderência e tração no piso irregular, com cavas, pedras e lama. No entanto, seria necessário um uso mais intenso para poder ter uma resposta mais precisa da avaliação. Confira o vídeo:

O novo pneu Michelin Anakee Adventure foi desenvolvido para as bigtrail Honda Africa Twin, BMW F 750 GS, F 850 GS, R 1200 GS, Yamaha Super Ténéré, Suzuki V Strom 650 e 1000, KTM Adventure e para a linha Triumph Tiger. Segundo a Michelin, a nova BMW R 1250 GS e também a versão Adventure (GSA) virão de fábrica com esse pneu. São três medidas para pneu dianteiro e e cinco para o pneus traseiro. Confira as medidas disponíveis para o Anakee Adventure:

  • 90/90 – 21 M/C 54V – Dianteiro
  • 110/80 R 19 M/C 59V – Dianteiro
  • 120/70 R 19 M/C 60V – Dianteiro
  • 140/80 R 17 M/C 69H – Traseiro
  • 150/70 R 17 M/C 69V – Traseiro
  • 170/60 R 17 M/C 72V – Traseiro
  • 150/70 R 18 M/C 70V – Traseiro
  • 130/80 R 17 M/C 65H – Traseiro