AJP PR7
A era das grandes aventureiras inspiradas nos primórdios do Rally Dakar voltou mesmo com tudo. E estão aí as novas Yamaha Ténéré 700 e KTM 790 Adventure que não nos deixam mentir. Para surfar nessa onda, a fabricante portuguesa AJP apresentou nesta semana a maxitrail PR7, que deverá acirrar ainda mais a concorrência no mercado europeu.
No visual, a PR7 é simples
No visual, a PR7 é simples e mostra logo de cara a inspiração no rali mais famosos do mundo, com uma bolha transparente envolvendo o farol duplo vertical e o painel. As carenagens laterais são mínimas, deixando o motor inteiro à mostra. Na traseira, mais minimalismo, na estrutura que comporta a pequena lanterna, piscas e suporte de placa. E que quase parece um elemento estranho, já que as linhas da moto são de uma off-road pura, como mostra o vídeo abaixo:
O motor
O propulsor é um monocilíndrico injetado DOHC de 600 cm³ e arrefecimento líquido, que traz eixo balanceiro para reduzir vibrações. A AJP não divulga números de potência e torque, mas só de olhar o restante das especificações, já dá pra perceber que a PR7 não está para brincadeira, com suspensões totalmente ajustáveis Sachs com curso de 300 mm, sendo a dianteira um garfo invertido.
Alta como uma boa aventureira deve ser, a AJP PR7 tem assento a 920 mm do chão e quadro feito em aço e alumínio. O peso da moto a seco é de 148 kg e o tanque tem capacidade para 17 litros. Ainda na ciclística, discos duplos dianteiros de 300 mm e único de 240 mm na traseira dão conta das frenagens e as rodas são aro 21’’ na frente e 18’’ atrás.
No preço, a PR7 se mostra alinhada com suas concorrentes e chega como uma opção intermediária entre os dois modelos mencionados. Custando 10.450 euros (pouco mais de R$ 45 mil), ela é um pouco mais salgada do que a Ténéré 700 e seus 9.699 euros (pouco mais de R$ 41 mil), mas ainda está longe dos 13.490 euros (mais de R$ 58 mil) cobrados em Portugal pela versão de entrada da 790 Adventure.
Fotos: AJP