Yamaha XJ6
Brasil se despede de uma lenda. É oficial, Yamaha XJ6 sai de linha! Em comunicado divulgado para imprensa a fabricante se despede do modelo, um sucesso entre o público das nakeds.
Tendo suas vendas iniciadas em meados de 2010, com seus nove anos de mercado a XJ6 vendeu cerca de 21.000 unidades. Atualmente sua fama está diretamente ligada ao público jovem e a diversos Youtubers que utilizam a moto em seus vídeos.
A Yamaha informa que o modelo saiu de linha por conta de que ela não é mais compatível com tecnologias mais modernas, traduzidas em motos mais leves, com motores mais eficientes e que atendam às novas exigências da legislação.
Yamaha XJ6 saiu de linha em 2019 no Brasil
História da Xj6: Em uma época em que as motocicletas desse tipo e de médias cilindradas eram o grande foco do mercado a Yamaha apresentou a linha XJ6 no continente europeu. A ideia era vender uma moto de quatro cilindros que entregasse diversão e potência aos pilotos.
O projeto era um pouco mais amigável e acessível que as suas principais concorrentes na faixa das 600cc, chegou em duas versões, uma naked e outra carenada, e veio para a aposentar a linha FZ6.
A XJ6 só chegou ao Brasil em 2010, cerca de dois anos após seu lançamento no mercado internacional, e ficou por aqui até este ano de 2019.
Conforme o comunicado, por conta da paixão do brasileiro com o modelo, o Brasil foi o único país em que a Yamaha ainda produzia a XJ6-N, mesmo ela tendo sido descontinuada no exterior em 2016.
Comunicado oficial
A Yamaha Motor do Brasil, alinhada com a estratégia global de desenvolver e oferecer produtos com tecnologias mais modernas, traduzidas em motos mais leves, com motores mais eficientes e que atendam às novas exigências da legislação, despede-se com muito orgulho de seu consagrado modelo XJ6-N.
Ao longo dos seus 9 anos de existência no Brasil, a XJ6-N acelerou cerca de 21.000 corações de felizes proprietários, marcando uma trajetória de muito sucesso e paixão.
Foi justamente por essa ligação do brasileiro com o modelo, que o Brasil foi o único país em que a Yamaha ainda produzia a XJ6-N, mesmo ela tendo sido descontinuada no exterior em 2016.
A Yamaha continuará bem representada no segmento naked de média/alta cilindrada no Brasil, com MT-07 e MT-09, oferecendo modernidade em termos de design, agilidade e performance com tecnologia Crossplane, oriunda do MotoGP.
As unidades ainda em estoque na rede de concessionárias da XJ6-N têm o preço sugerido de R$34.690,00 + Frete e as cores são a Racing Blue (azul) e Matt Gray (Cinza).
Yamaha XJ6 2019
Sendo mantida em seu site mesmo sem praticamente nenhuma mudança expressiva desde 2017, no site oficial da XJ6 a Yamaha destaca o seu design, robustez e potência, e informa que o modelo está em sua versão 2019.
A fabricante aproveita para falar do motor de 600cc, aliado ao escapamento 4-2-1, que é projetado para ter melhor performance e centro de gravidade, proporcionando assim mais agilidade na pilotagem e nas manobras, além de gerar o característico ronco da moto.
Os freios a disco com ABS de série nas duas rodas garantem a segurança e a tornam “uma moto para quem quer impressionar e se divertir na ida e volta do trabalho, aproveitar uma boa estrada e até curtir toda a sua potência em pistas fechadas”, informa.
Substituta da Yamaha XJ6 no Brasil
Esse é mais um modelo da Yamaha que acaba deixando o Brasil por acabar se tornando ultrapassado, assim como aconteceu com a XT 660, por exemplo.
No caso da saída de linha da XJ6 a fabricante se apoio em sua renovada MT-07 para ocupar seu espaço. Essa foi uma boa escolha?