Honda Confirma: Tornado 250 2019 é fabricada no Brasil

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XR 250 Tornado

Icônica e consagrada até no meio Off-road, XR 250 Tornado saiu de linha no Brasil há algum tempo mas ainda é vendida no mercado argentino atualmente.

Se mantendo com o mesmo carburador da CB 250 Twister de lá, a nova XR 250 Tornado em sua versão 2019 tem praticamente o mesmo visual característico da Tornado que conhecemos: uma moto feita para encarar qualquer situação, inclusive até algumas competições.

Visto que o único modelo trail da Honda no Brasil que possui aptidão mais voltada ao fora de estrada, com para-lama alto, é a Bros 160 e que a Yamaha acabou de tirar de linha a sua 250 cc que tinha a mesma proposta, uma nova XR 250 Tornado poderia ser interessante para o mercado.

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Honda XR 250 Tornado

Lançada em 2001 tanto no Brasil quanto na Argentina, a Tornado 250 se tornou um sucesso nesses mercados. Em 2008 ela saiu de linha por aqui, mas ainda existe no mercado argentino, onde é vendida até hoje como XR 250 Tornado 2019.

A Tornado fez seu sucesso por aqui sendo uma moto que tinha duplo propósito. Ela era regulamentada e usada em vias urbanas, dentro das cidades, mas cumpria muito bem seu papel quando era colocada em percursos de off-road extremos. Foi usada até em competições.

Saiu de linha no Brasil por conta da não adequação às regras de programa antipoluição brasileiro, o PROMOT. Já percebendo isso, em meados de 2006 a Honda lançou a CRF 230F, um modelo exclusivo para off-road, que tomou essa fatia de mercado da Tornado antes de sua saída.

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Sua substituta indireta foi a XRE 300, lançada em 2009, que além de tirar a Tornado de linha também veio para tomar o espaço que seria deixado pela NX4 Falcon. Tanto Tornado quanto a Falcon foram “vítimas” do PROMOT 3, que entrava em vigor no início de 2009.

Mas e se a Tornado, ainda em linha de produção na fábrica de Manaus e exportada para alguns países da América do Sul como a Argentina, recebesse o motor da nova Twister daqui e voltasse para as ruas do Brasil?

Bom, nesse caso a disputa seria interessante e o modelo poderia voltar a ser a grande líder de um segmento. Vamos fazer uma breve comparação do motor da Tornado 2019 vendida fora do país e da CB Twister 2019 brasileira.

COMPARATIVO-TORNADO-X-TWISTER

Tornado 2019 vs CB Twister 2019

O motor da Tornado argentina é o “mesmo de sempre”, um monocilíndrico de 249 cc, quatro tempos, com refrigeração a ar e alimentado por carburador que é capaz de gerar a potência máxima de pouco mais de 23 cavalos (23,3) a 7.500 rpm e tem torque de 2,42 kgf.m aos 6 mil giros.

Já o motor da nova CB Twister também é um monocilíndrico, quatros tempos e com refrigeração a ar só que com uma arquitetura moderna. Ele tem 249,5 cc, meia cilindrada a mais, é capaz de gerar 22,4 cv de potência máxima e tem torque de 2,24 kgf.m, ambos na mesma faixa de giros da Tornado “hermana”.

A grande diferença entre eles, é claro, está na injeção eletrônica do motor da Twister. E, entre diversos fatores, ele se resume a um ponto bem importante e que mexe com o bolso do proprietário da moto: consumo de combustível.

COMPARATIVO-TORNADO-X-TWISTER-CONSUMO

Tornado 250 2019 consumo

Como vocês sabem, nós do MotoRede testamos a CB Twister 2019 durante seu pré-lançamento (veja aqui) e nessa versão há no painel o novo marcador de consumo médio de combustível. Durante os testes chegamos aos impressionantes 40 km por litro.

Para alcançar esse consumo a pilotagem foi extremamente controlada e sem excessos. A média normal dela, em alguns testes de longa duração e com uso alternando entre fortes aceleradas e no dia a dia a média caiu próxima dos 30 km/l.

Em comparação com o motor carburado da Tornado 250 há um bom ganho. São mais de 30 km/l da CB Twister para os cerca de 22 km/l da Tornado 250 argentina. Para quem roda bastante, no final do mês essa é uma grande economia.

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Tornado 250 vs Lander ABS 2019

Caso uma nova Tornado viesse a ser lançada no Brasil com o mesmo motor da Twister, ela teria um consumo equivalente ao do que seria sua principal e recém-lançada concorrente, a nova Lander ABS e sua média de consumo acima dos 30 km/l em testes durante o lançamento.

A grande diferença é que a nova Lander 250, com seu para-lamas rente a roda dianteira, é uma moto mais urbana e menos off-road do que a Tornado 250. Assim, o mercado para uma moto que pode rodar regularizada na cidade e encarar trilhas ao mesmo tempo seria só dela.

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Honda Tornado 250 2019 Preço

Mas afinal, quanto custa a nova Tornado? No mercado da Argentina a versão 2019 da Honda XR 250 Tornado 2019 tem preço sugerido ao equivalente de R$ 15.750,00 na conversão direta para a cotação atual. Ou, na moeda local, sugerido de 159.000 pesos argentinos.

Esse preço, já reajustado se baseando em valores praticados em motos iguais dos dois mercados (Argentina e Brasil) ficaria bem próximo dos R$ 17 mil sugeridos pela Yamaha para a Lander 2019.

Para se ter uma ideia da base de preço, uma CB Twister 2019 na Argentina tem preço sugerido de 133.500 pesos (R$ 13,2 mil), enquanto que a Twister 2019 equivalente aqui no Brasil é sugerida em R$ 13.990,00.

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E então, será que uma nova Tornado 250 2019 cairia bem no Brasil? Responda abaixo nos comentários, queremos saber sua opinião.