CB 650R
Substituta da CB 650F, Honda acaba de apresentar mais um conceito para a linha Neo Sports Café: a nova CB 650R 2019.
Enquanto o mundo do motociclismo estava com suas atenções voltadas ao Intermot em Colônia, a fabricante aproveitou o Salão de Paris (Paris Motorshow) e apresentou o conceito que vem para completar sua família de nakeds com visual neoclássico.
A linha Neo Sports Café (NSC) que é comercializada no mercado internacional já conta com as CB 125R, CB 300R e CB 1000R NSC. Agora parece ser a vez da CB 650F virar 650R.
Honda Neo Sports Café
Foi há um ano, em outubro de 2017, que a Honda introduziu o novo visual Neo Sports Café em suas motos nakeds. O estilo era totalmente diferente do que estávamos acostumados e deu uma boa chacoalhada no mercado.
O conjunto ótico frontal em formato mais pontiagudo e bem mais agressivo da antiga versão foi substituído por um farol que mistura o clássico ao ter formato redondo com o moderno ao trazer uma luz em LED única.
E assim segue todo o design dos modelos da linha NSC, com uma silhueta mais suave e arredondada, um pouco menos de carenagens e passando um estilo retro ao mesmo tempo em que tem detalhes futuristas.
Nova Honda CB 650R NSC 2019
Logo após apresentar as novas nakeds de 125, 300 e 1000 cilindradas em sua versão NSC no ano passado, foi questão de alguns meses para elas chegarem às lojas. E assim como fez em 2017, a Honda está repetindo esse mesmo roteiro para introduzir a nova CB 650R nesse ano.
Nela, o contraste entre a antiga e a nova versão também se repetiu. É como se fossem dois modelos totalmente diferentes, apesar de aparentarem compartilhar da mesma ciclística e mecânica.
O farol pontiagudo deu lugar ao já conhecido farol redondo em LED da linha NSC e, apesar de ter praticamente a mesma distância entre-eixos, a nova versão parece mais curto e compacta. A mesma impressão que tivemos ao ver a CB 1000R NSC (veja aqui) ano passado.
Nenhum detalhe técnico foi divulgado pela Honda e apesar de usar a mesma base da 650F que conhecemos, como o motor e o braço oscilante da roda traseira, suspeitamos que a nova CB 650R 2019 trará alguns diferenciais.
Dentre eles está a suspensão dianteira, que pode ser observada como invertida, os discos de freio, ao menos nesse conceito apresentado, deixam de ser em formato de pétala e parece haver uma leve mudança na estrutura principal do chassi.
Outro detalhe é o novo escapamento. As quarto saídas continuam iguais no motor, porém, a ponteira do escapamento é dupla. Algo que certamente não virá equipado na versão final da nova naked de 650 cilindradas da marca.
Substituta da CB 650F?
A nova CB 650R será a substituta da CB 650F? A resposta para essa pergunta é “sim”! Não sabemos se o processo de substituição será acelerado como foi para a naked de 1000 cc, mas é questão e tempo para que a fabricante introduza a CB 650R NSC no mercado. Ao menos no exterior.
Para o Brasil não haverá nenhuma previsão de chegada dessa versão de 650 cilindradas, visto que nem a CB 1000R NSC chegou por aqui ainda.
Como se trata de uma versão conceito, onde praticamente nenhuma informação é divulgada e o modelo é feito apenas para exposição, não há confirmação de preço para a novidade.