BMW motorrad
Em comemoração aos seus 95 anos de atividade, a BMW Motorrad, divisão de motos da marca alemã, divulga uma série de inovações que foram mostradas pelas motocicletas da empresa. Vamos a elas:
1923 – Do ar para o solo
1924 – O freio traseiro de pé
Após o início da produção da R39, a BMW passou a usar um freio externo, acionado com o pé, pela primeira vez, para parar a roda traseira, em vez do freio tipo cunha habitual, permitindo que o piloto freasse com mais segurança e menor esforço.
1935 – A estreia dos garfos telescópicos
A BMW também foi pioneira em tecnologia de suspensão. A R12 (turismo) a R17 (esportiva) foram as primeiras motocicletas do mundo a utilizar garfos telescópicos com amortecimento hidráulico. Além de substituir as molas rígidas, eles contribuíram de forma significativa para uma maior estabilidade e conforto de condução.
1936 – Chassi tubular
Com a esportiva R5 (500 cm³), a BMW apresentou, pela primeira vez, uma estrutura tubular oval de design cônico. Essa construção inteligente e leve utilizou um novo processo de soldagem altamente inovador e que definiu as técnicas de fabricação para os anos seguintes. Mas, afinal, qual era a vantagem de um processo de construção leve? Alta flexibilidade com baixo peso.
1955 – Braço oscilante
O inovador chassi com braço totalmente oscilante foi utilizado pela primeira vez pela BMW na produção de motocicletas, como os modelos R50 e R69. Isso garantia alta estabilidade e conforto de condução incomparáveis.
1960 – Amortecedor hidráulico na direção
O primeiro amortecedor hidráulico de direção garantiu máxima segurança na pilotagem de motocicletas convencionais. Este equipamento foi instalado pela primeira vez na R-69S – a superbike alemã mais rápida da época. O amortecedor de direção até podia ser desacoplado em velocidades mais baixas para melhor manuseio.
1973 – Freios duplos na dianteira
A R90 S foi a primeira motocicleta a ser equipada com freio duplo na roda dianteira como item de série. Ao mesmo tempo, os modelos da Série / 6 foram os primeiros a receber lâmpadas H4. Essas inovações garantiram maior segurança no tráfego rodoviário.
1976 – A primeira carenagem regulável como item de série
A R100 RS serviu de base para uma série de inovações introduzidas em vários modelos. Tudo graças aos avanços proporcionados por testes de aerodinâmica, realizados em túneis de vento. O desenvolvimento desta motocicleta resultou na primeira carenagem do mundo otimizada aerodinamicamente para motocicletas de produção. Os benefícios da baixa resistência do ar e da baixa pressão no capacete são particularmente sentidos pelos pilotos em longas distâncias.
1979 – Manoplas aquecidas
Motivo de gozação no início, as manoplas aquecidas se tornaram um recurso indispensável hoje. Afinal, elas aumentam o conforto e a segurança na condução, pois foi comprovado que as mãos quentes reagem mais rapidamente.
1980 – A gama GS boxer
A R80 GS foi a primeira motocicleta Enduro equipada com motor de dois cilindros tipo boxer e, consequentemente, a fundadora de um novo segmento. A partir de então, a sigla GS passou a representar o motociclismo como uma aventura de ilimitadas possibilidades. Ela foi a primeira das motocicletas de grande porte a vir equipada com um braço oscilante traseiro montado de um lado só, e que se destacava pela rigidez torcional 50% maior em relação aos braços oscilantes duplos convencionais, apesar do menor peso. Ser capaz de remover a roda traseira mais rápida e facilmente também se revelava uma grande vantagem.
1981 – Dois capacetes em um
A BMW lançou o primeiro capacete articulável para motociclistas do mundo unindo duas partes: uma seção de queixo de fácil remoção e que permitia que ele fosse usado também como um capacete fechado ou integral. Além da versatilidade, o equipamento garantia conforto e facilidade no manuseio.
1987 – Suspensão Paralever
O braço oscilante de articulação dupla projetado pela BMW Motorrad – chamado de Paralever – essencialmente eliminou a incômoda transmissão de forças de tração para o conjunto da suspensão e foi aplicado pela primeira vez nos modelos R80 GS e R100 GS, em 1987.
1988 – O primeiro ABS do mundo para motocicletas
A BMW foi a primeira fabricante no mundo a equipar motocicletas com freios anti-travamento em 1988. Ao fazer isso, a BMW estabeleceu um novo marco na produção de motocicletas. A partir de 2013, todas as motos BMW passaram a vir equipadas com ABS como equipamento padrão.
1988 – Gerenciamento digital do motor
A BMW K1 é considerada um marco na indústria de motocicletas graças à sua aerodinâmica. Também foi a primeira equipada com gerenciamento eletrônico digital do motor. A unidade de controle Motronic combinava componentes eletrônicos de ignição e injeção e, ao fazê-lo, garantia a eficiência da queima do combustível e o cumprimento dos requisitos para o uso de um catalisador regulável.
1990 – Catalisador para motos
A BMW passou a oferecer o primeiro conversor catalítico regulável do mundo para motocicletas. Inicialmente, o conversor catalítico de três vias poderia equipar modelos da Série K, dotados de gerenciamento eletrônico do motor como equipamento opcional. Para modelos produzidos a partir de 2000, toda a gama da BMW Motorrad passou a vir equipada com um catalisador regulável de série.
1993 – Distância de frenagem encurtada
A BMW R1100 RS foi a primeira motocicleta de produção com suspensão dianteira Telelever e que vinha combinada a um braço oscilante Paralever, na roda traseira. O Telelever atua como um sistema mecânico anti-mergulho e capaz de proporcionar excelente aderência mesmo em frenagens bruscas. Combinado com ABS, as distâncias de frenagem foram significativamente reduzidas.
2004 – O primeiro quadro regulado eletronicamente
O Ajuste Eletrônico de Suspensão (ESA) foi uma inovação para as motocicletas BMW produzidas em série. Ela foi utilizada, pela primeira vez, na BMW K1200 S e hoje está disponível em quase toda a gama de motocicletas BMW de dois cilindros, quatro cilindros e seis cilindros. O ESA permite regular eletronicamente a configuração da suspensão com o simples toque de um botão, de acordo com a situação de condução e da carga submetida – ideal para diferentes condições de piso.
2005 – Linda de dados única
A tecnologia CAN-Bus é um conceito de troca de dados entre os módulos eletrônicos que requer apenas uma única linha de dados. Uma vantagem sobre a conexão ponto-a-ponto é um escopo significativamente mais amplo de funcionalidade com cabeamento consideravelmente reduzido. Outras vantagens do tráfego de dados digitais são economia de peso, alta imunidade à interferência, capacidade de diagnóstico completo e mais informações para o motociclista.
2010 – Farol adaptativo
A BMW foi a primeira fabricante a oferecer um farol com facho de luz adaptável e especialmente desenvolvido para motocicletas. Ou seja, uma iluminação que torna as motocicletas mais seguras no entardecer ou à noite, iluminando a estrada e suas áreas de entorno.
2014 – Maxi-Scooter elétrica.
Com a Maxi-Scooter elétrica BMW C Evolution foi possível experimentar a mobilidade urbana do futuro. Ela uniu sustentabilidade, dinamismo e agilidade, permitindo deixar emissões e ruído para trás.
2015 – Superesportiva zero-emissões
O modelo experimental eRR, desenvolvido como um conceito em parceria com a Universidade Técnica de Munique (Alemanha), é a interpretação da BMW Motorrad de uma proposta de motocicleta superesportiva elétrica. Inspirada em uma superesportiva BMW S 1000 RR, a eRR elevou o tema zero-emissões e motorização elétrica a um novo patamar.
2016 – Parada de pé
O protótipo BMW Motorrad VISION NEXT 100 – um dos veículos-conceito concebidos para celebrar o Centenário da divisão pioneira do BMW Group –, trazia inovações como, por exemplo, um sistema de auto equilíbrio que permitia que a motocicleta permanecesse estável tanto durante o percurso quanto parada. Além de acrescentar uma nova dimensão à sensação de liberdade em um mundo cada vez mais digitalizado, conectado e automatizado, a VISION NEXT 100 vinha com um quadro triangular e que lembrava visualmente a R 32, de 1923 – a primeira motocicleta BMW –, flexível, permitindo manobras de direção sem a necessidade de articulações.
2018 – A moto autônoma
Baseada em uma BMW R 1200 GS, a primeira motocicleta equipada com tecnologias de condução autônoma da marca se movimentava de forma independente, acelerando e desacelerando, também de forma independente, até parar. Mais do que promover o lançamento de um veículo completamente autônomo, este protótipo teve como objetivo servir como uma plataforma para o desenvolvimento de futuros sistemas para tornar a condução de uma motocicleta ainda mais segura e mais confortável.
Fotos: BMW Motorrad