Honda Bros 160
Honda lança Bros 160 2019 com nova cor inédita, novos grafismos para a versão ESDD e aumento em R$ 250,00 no preço.
Líder disparada do segmento Trail com cerca de 70.000 unidades vendidas apenas no primeiro semestre de 2018, foi no final do ano passado que o modelo passou a vir equipado com um sistema freios combinados exclusivo para a proposta da moto.
A versão 2019 da Bros 160 passa a ter preço sugerido de R$ 12.250,00 e trará uma nova cor inspirada nos modelos mais sofisticados da linha Off-Road CRF da fabricante.
Honda Bros 160 2019
Desde o lançamento da versão de 162,7 cc no início de 2015 a pequena trail de entrada da Honda bateu a marca recorde de 511.558 unidades vendidas até julho de 2018. Isso consolida a moto como preferência entre o público das On/Off-Road de baixa cilindrada.
Para a Bros 160 2019 a fabricante introduz uma nova opção de cor, Branca, que traz grafismos inspirados na linha CRF. Ao primeiro olhar podemos perceber que a inspiração ficou um pouco distante, se limitando apenas na combinação de cor entre o branco e vermelho.
Basicamente, essa cor não se trata de uma versão especial CRF ou algo do tipo, com grafismos mais agressivos. Estamos falando apenas da adição da cor Branca na lista de opções que já contava com as opções Laranja, Vermelho e Azul.
Aliás, essas outras cores passaram a vir com novos grafismos/ajuste na combinação de cores. Por exemplo, a Laranja agora vem na combinação laranja e preto (antes era laranja com branco) e traz o farol e laranja (antes branco), aumentando a presença da cor predominante.
O tanque de combustível passou a vir em um tom de cinza escuro, o adesivo Bros agora é branco e o suporte de mãos para o garupa está em preto.
Bros 160 2019 – Motor
Sendo um sinônimo de versatilidade, com características que permitem rodar com robustez e tranquilidade tanto no asfalto quanto na terra, a Bros 160 2019 vem equipada com o mesmo motor da versão anterior.
Estamos falando de um monocilíndrico refrigerado a ar de 4 tempos com comando único de válvulas no cabeçote (OHC) que atua em balancins roletados de 162,7 cc e injeção de combustível PGM-FI, FlexOne, que permiti o uso de etanol e gasolina.
A potência máxima da Bros 160 2019 é de 14,7 cv com etanol e 14,5 cv com gasolina a 8.500 rpm, enquanto o torque máximo é de 1,60 kgf.m (etanol) e 1,46 kgf.m (gasolina) a 5.500 giros.
O chassi é do tipo semiduplo com tubos de aço e trabalha em conjunto com as suspensões para garantir uma pilotagem estável e seguro tanto no asfalto quanto em terrenos acidentados.
Os pneus de uso misto Pirelli MT60 são outro destaque apontado pela Honda como uma garantia para encarar tanto o On quanto o Off-Road.
Fechando esse pacote está o câmbio de 5 velocidades que possui as relações de marcha ideiais para esse tipo de uso.
Bros 160 – freios combinados
Desde a versão do ano passado a Bros 160 passou a vir equipada com sistema de freios combinados CBS da Honda, ajustado exclusivamente para a proposta On/Off do modelo com um “delay” (atraso) para que funcione da forma certa nos mais variados tipos de terrenos.
O sistema de freios CBS funciona da seguinte forma: ao acionar o pedal de freio traseiro aproximadamente 30% da potência de frenagem é direcionada para o freio dianteiro.
Fomos convidados pela Honda para testar essa nova funcionalidade dos freios combinados implementada na Bros 160, veja no vídeo abaixo:
Honda Bros 160 – Preço
A nova Bros 160 2019 tem preço sugerido de R$ 12.250,00 em sua versão ESDD. Um aumento de R$ 250,00 em relação ao mesmo modelo vendido na versão 2018. O modelo estará disponível nas lojas a partir de outubro.
A versão de entrada, Honda NXR 160 Bros, não sofreu alterações de ano/modelo e continua oferecida apenas nas cores Preto e Branco.
Ficha Técnica – Honda Bros 160
Motor | OHC, Monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar |
Cilindrada | 162,7 cc |
Potência máxima | 14,5 cv a 8.500 rpm (Gasolina) / 14,7 cv a 8.500 rpm (Etanol) |
Torque máximo | 1,46 kgf.m a 5.500 rpm (Gasolina) / 1,60 kgf.m a 5.500 rpm (Etanol) |
Transmissão | 5 velocidades |
Sistema de partida | Elétrica |
Relação de Compressão | 9.5 : 1 |
Sistema de Alimentação | Injeção Eletrônica, PGM FI |
Combustível | Gasolina e/ou Etanol |
Distância entre eixos | 1356 mm |
Distância mínima do solo | 247 mm |
Altura do assento | 836 mm |
Peso seco | 121 kg |
Chassi | Berço Semi duplo |
Suspensão dianteira/Curso | Garfo telescópico / 180 |
Suspensão traseira/Curso | Mono Shock / 150 mm |
Freio dianteiro/Diâmetro | A disco / 240 mm |
Freio traseiro/Diâmetro | A disco / 220 mm |
Pneu dianteiro | 90/90 -19M/C |
Pneu traseiro | 110/90 -17M/C |
Tanque de combustível/Reserva | 12,0 litros |