BMW R 1250 GS
Nova BMW R 1250 GS 2019 é apresentada e agora passa a equipar a nova geração de motores Boxer de 1254 cc da fabricante.
Substituindo o antigo motor de 1.170 cilindradas, a nova Maxitral topo de linha da fabricante ainda conta com arrefecimento misto (ar e fluídos) e traz o novo sistema de comando de válvulas variável.
As mudanças fizeram o modelo ter maior potência em todos os tipos de uso, seja em alta ou em baixa, além de aumentar também seu torque.
Nova BMW R 1250 GS 2019
Antecipando o Salão da Colônia (Intermot) que acontecerá na Alemanha em outubro, e onde grandes lançamentos do segmento de duas rodas são apresentados ao mundo, a BMW trouxe um grande novidade para o mercado.
Sinônimo de força e aventura, a linha GS da fabricante é extremamente consolidada no mercado mundial. Agora, a marca alemã pretende dar um passo a mais em sua motocicleta aventureira topo de linha com algumas atualizações.
A principal delas está no coração da máquina: o novo motor Boxer de dois cilindros opostos com 1.254 cilindradas equipado com o chamado sistema ShiftCam Technology.
Basicamente, o sistema ShiftCam funciona com cames que se alternam no tempo e abertura das válvulas de admissão que otimizam a alimentação de acordo com a aceleração.
Quando estiver trabalhando em baixos giros o motor utilizará uma configuração com abertura menor e por menos tempo das válvulas. Já quando os giros forem maiores, o sistema irá alternar essa configuração de tempo e abertura.
Na prática
Na prática, para o piloto, isso se resume em um ganho de potência em qualquer faixa de rotação, desempenhando melhor em qualquer tipo de uso.
O novo motor Boxer bicilíndrico de 1.254 cilindradas ficou 11 cavalos mais potente que o anterior, passando a gerar 136 cavalos a 7.750 rpm.
O torque também cresceu. São quase 2 quilos a mais, passando de 12,75 para 14,58 kgf.m aos 6.250 giros.
BMW R 1250 GS 2019 Eletrônica
Na parte de eletrônica a nova GS não deixa a desejar. Começando pelo painel, o modelo traz o moderno visor de TFT com 6,5 polegadas completo que já está sendo equipado nas GS’s vendidas no Brasil. Para a nova 1250 GS ele traz de fábrica a opção de conectividade com smartphone.
Entre os controles eletrônicos estão o controle de estabilidade (ASC), o assistente de partida em rampas/aclives (Hill Start Control), além de dois modos de pilotagem vindos de série.
Já entre os opcionais estão o ABS Pro, Hill Start Control PRO, o controle de tração dinâmico (DTC) e o novo assistente dinâmico de frenagem (DBC).
Preço e data de lançamento
Por enquanto não há informação sobre quanto custará a nova BMW R 1250 GS 2019 e nem sua data de chegada ao mercado. Mais informações deverão surgir durante o Intermot 2018.
Também não há informação de quando a nova Maxitrail topo de linha chegará em sua nova versão ao Brasil.