Antes de moto pequena e aventureira, Harley-Davidson investiu até em scooter no passado. Com modelos elétricos e de vários segmentos, montadora propôs revolução em sua linha até 2022. Em tentativas anteriores, produtos criados para diversificar áreas de atuação acabaram saindo de linha.
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A revolução proposta pela Harley-Davidson em sua linha até 2022 é a principal aposta da empresa para se reerguer no cenário mundial. Além da esperada moto elétrica, a empresa vai investir no segmento das aventureiras e até um produto de baixa cilindrada está nos planos.
Para quem está acostumado com as tradicionais motos da marca americana cheias de cromados e apenas com modelos custom e touring, os futuros modelos Pan America e Streetfighter 975 podem parecer fora do universo da empresa, mas não é bem assim.
Em seus 115 anos de história, a montadora já investiu no passado em motos off-road e até em scooters, mas estes produtos criados para diversificar as áreas de atuação da marca acabaram saindo de linha.
Durante os anos de 1960 e 1965, o Harley-Davidson Topper era uma tentativa para ser uma opção americana contra a Vespa italiana.
![Harley-Davidson Topper em versão com sidecar (Foto: Rafael Miotto/G1) Harley-Davidson Topper em versão com sidecar (Foto: Rafael Miotto/G1)](https://s2.glbimg.com/cMcUyO9eimxBpzLWidNW_UwTEGc=/0x0:1920x1253/1008x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/X/W/gQiWlrQoqrBBxEIOn4dw/harleydavidsontopper2.jpg)
Com motor de 165 cc e 2 tempos, o modelo também foi um dos de menor cilindrada já produzidos pela marca. O Topper também contava com transmissão automática do tipo CVT.
Por enquanto, a empresa não fala em retomar a produção de scooters, mas quem sabe a entrada no nicho de motos “pequenas” seja o pontapé para um novo scooter.
Harley para terra
Muito diferente do conceito Pan America, que deve ser uma opção de uso misto e para longas viagens, a Harley já teve os modelos MT500 e MT350E, feitos para pegar terrenos bem acidentados.
Desenvolvida a partir da moto britânica Armstrong MT500, a motocicleta tinha longas suspensões e capacidade de fazer trilhas.
Os motores de 1 cilindro eram feitos pela austríaca Rotax. Durante a década de 90, essas motos foram utilizadas nas forças armadas, como o exército americano.
Assim como é o caso do Topper, não se sabe quantas unidades das MTs ainda restam pelo mundo. No ano passado, uma MT500 foi vendida em um leilão por cerca de R$ 70 mil.
![Harley-Davidson MT500 de 1999 (Foto: Bonhams/Divulgação) Harley-Davidson MT500 de 1999 (Foto: Bonhams/Divulgação)](https://s2.glbimg.com/7p-ci37HGE1Zuf7aQxGbuOhXyFM=/0x0:1920x1401/1008x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/Q/W/ToAv3NSJ6CNMMdljOzTw/harleydavidsonmt500de1999.jpg)
Protótipo de 3 rodas
Em 2006, a empresa também apresentou um conceito revolucionário: o Penster. Ao contrário dos Trikes modernos da marca, que têm 2 rodas na traseira e usam como base motos normais da linha, o Penster tinha duas rodas na dianteira.
Ele tem ideias parecidas como que vemos no Can Am Spyder e também conceitos vistos no Piaggio MP3 e no atual Yamaha Nikken.
O modelo contava com sistema eletro-hidráulico na dianteira, controlado eletronicamente, para regular o ângulo de inclinação das rodas. Apesar de ter 5 gerações de desenvolvimento, o Penster nunca chegou a ser vendido pela marca.
![Harley-Davidson Penster de 2006 ficou apenas como protótipo (Foto: Rafael Miotto/G1) Harley-Davidson Penster de 2006 ficou apenas como protótipo (Foto: Rafael Miotto/G1)](https://s2.glbimg.com/PCVlQmXCiumc3YNG6bdBvUunc1U=/0x0:1920x1399/1008x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/8/Y/mu86z4S7GNbMydfe8XBw/harleydavidsonpenster.jpg)
Museu da Harley-Davidson guarda raridades
A maioria dessas raridades, além de outras motos que marcaram os 115 anos de história da Harley-Davidson, estão no museu da empresa em Milwaukee, no Wisconsin.
O local fica aberto 363 dias por ano e o horário de funcionamento é da 9 da manhã às 6 da tarde, entre maio e setembro, e das 10 da manhã às 6 da tarde, de outubro a abril.
![Harley-Davidson VR 1000 foi tentativa da marca no munda das esportivas (Foto: Rafael Miotto/G1) Harley-Davidson VR 1000 foi tentativa da marca no munda das esportivas (Foto: Rafael Miotto/G1)](https://s2.glbimg.com/FqC8XzO_5iTKN-hJuc4Kh2s_V9U=/0x0:1920x1280/1008x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/0/s/xC1l4BTJOlEBovWEq6Eg/harleydavidsonvr1000.jpg)