A marca brasileira MXF apresentou uma nova moto off-road para o mercado brasileiro e aproveitou o Super Bananalama, auto intitulado o maior encontro de trilheiros do mundo, para revelar a novidade: a 250 TS, modelo com motor monocilíndrico dois tempos de 224 cm³ e arrefecimento líquido, que chega às concessionárias da marca neste mês pelo preço sugerido de R$ 24 990. “As motos mais baratas com essa concepção custam R$ 50 mil, no mínimo”, comenta João H.Montani, proprietário da MXF.
MXF 250 TS
Mas o que chama mesmo a atenção no lançamento é o fato deles terem escolhido um motor 2 tempos para equipar a moto, que segundo Luiz Henrique Pinto, diretor técnico da MXF, é mais simples do que os 4 tempos. “Um dos diferenciais dos motores 2 tempos é a sua simplicidade construtiva. Ele possui muito menos peças móveis em relação aos motores 4 tempos, o que se traduz em respostas e aumento de giro (rpm) muito rápidos, garantindo alta potência. Além disso, são muito leves, garantindo ótimo desempenho”, explica. Isso e o som inconfundível que sai do escape ecoando e atraindo todos os trilheiros do parque fechado para o estande da marca.
Na apresentação, a MXF ainda mostrou que é possível trazer tecnologia a esse tipo de propulsor, ao eliminar a mistura de óleo e combustível no tanque, utilizando uma dosadora eletrônica. “Trata-se do Lubmatic, um sistema de injeção exclusivo que mistura automaticamente óleo à gasolina, evitando a tradicional mistura manual”, conclui Montani.
Com câmbio de seis marchas, a moto ainda traz câmara dupla Fast Ace TSE com regulagem de compressão e retorno e traseira Fast Ace com regulagem de pré-carga e de compressão e retorno. Os cursos são de 310 mm e 300 mm, respectivamente. O tanque tem capacidade para 7,5 litros e o peso a seco da TS 250 é de 107 kg. Dados de potência e torque, entretanto não são declarados pela fabricante.
Desenvolvimento
Produzida na China e montada em Curitiba (PR), a moto levou dois anos para ser desenvolvida. “Nós sugerimos o projeto a bons fornecedores, que inclusive enviam produtos para o mercado europeu”, afirma João Montani. A MXF ainda assegura que todo o trabalho de desenvolvimento da moto é feito no Brasil, onde a marca colhe opiniões de clientes e aficionados pelo off-road.
O primeiro lote da 250 TS chega para ser montada na segunda quinzena de julho para ser distribuída ás 110 revendas da marca no Brasil, que já comercializam a 250RX e cuidam do de pós-venda. “Peça de reposição é o pulo do gato. Tem que ter”, diz o proprietário da MXF, que ainda revela o plano de vender 1 000 unidades da nova moto 2 tempos até o fim de 2018.